O cenário global e as implicações para a formação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4965 http://hdl.handle.net/11449/107339 |
Resumo: | A formação continuada de professores, concebida como um fenômeno global, permeia os debates educacionais desde a década de 90, em consequência, especialmente, das pressões do mundo do trabalho e dos precários desempenhos escolares de grandes parcelas da população, constatado pelos sistemas governamentais. Por ser concebida como meio para a transformação da qualidade da educação, integra praticamente todas as reformas educativas em curso. No Brasil, a LDB/1996 impulsionou as ações nesse âmbito, refletindo esse período de debates. Objetivou-se neste artigo, de natureza teórica, analisar as relações entre a conjuntura global da atualidade e a formação continuada de professores, tendo como fontes de dados a produção da literatura e a análise documental. Constatou-se que os organismos internacionais, como o Banco Mundial, exercem influência nas diretrizes para essa formação, sendo contempladas muitas de suas recomendações nos documentos oficiais, como a ênfase na formação em serviço e na educação a distância. No cenário da nova ordem global e ideário neoliberal, a educação é transformada em mercadoria e a formação continuada, por vezes, é mais que um projeto formativo, é um projeto econômico, configurando-se como um grande negócio que, como tal, deve ser regido pela lógica do mercado. |
id |
UNSP_2e30269f62e301f9b98fd1a9bbef7997 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/107339 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O cenário global e as implicações para a formação continuada de professoresEducaçãoGlobalizaçãoPolíticas EducacionaisFormação Continuada de ProfessoresFormação continuada de professoresA formação continuada de professores, concebida como um fenômeno global, permeia os debates educacionais desde a década de 90, em consequência, especialmente, das pressões do mundo do trabalho e dos precários desempenhos escolares de grandes parcelas da população, constatado pelos sistemas governamentais. Por ser concebida como meio para a transformação da qualidade da educação, integra praticamente todas as reformas educativas em curso. No Brasil, a LDB/1996 impulsionou as ações nesse âmbito, refletindo esse período de debates. Objetivou-se neste artigo, de natureza teórica, analisar as relações entre a conjuntura global da atualidade e a formação continuada de professores, tendo como fontes de dados a produção da literatura e a análise documental. Constatou-se que os organismos internacionais, como o Banco Mundial, exercem influência nas diretrizes para essa formação, sendo contempladas muitas de suas recomendações nos documentos oficiais, como a ênfase na formação em serviço e na educação a distância. No cenário da nova ordem global e ideário neoliberal, a educação é transformada em mercadoria e a formação continuada, por vezes, é mais que um projeto formativo, é um projeto econômico, configurando-se como um grande negócio que, como tal, deve ser regido pela lógica do mercado.UNESP - Rio ClaroUnesp Bauru - Rio ClaroUNESP - Rio ClaroUnesp Bauru - Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Fernanda [UNESP]Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]2014-06-24T19:54:04Z2014-06-24T19:54:04Z2013-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4965Educação: Teoria e Prática, v. 23, n. 42, 2013, p. 72-89.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107339ISSN1981-8106-2013-23-42-72-89.pdf368820130788379998469553071865510000-0002-4760-4712Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107339Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:24:53.389851Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cenário global e as implicações para a formação continuada de professores |
title |
O cenário global e as implicações para a formação continuada de professores |
spellingShingle |
O cenário global e as implicações para a formação continuada de professores Rossi, Fernanda [UNESP] Educação Globalização Políticas Educacionais Formação Continuada de Professores Formação continuada de professores |
title_short |
O cenário global e as implicações para a formação continuada de professores |
title_full |
O cenário global e as implicações para a formação continuada de professores |
title_fullStr |
O cenário global e as implicações para a formação continuada de professores |
title_full_unstemmed |
O cenário global e as implicações para a formação continuada de professores |
title_sort |
O cenário global e as implicações para a formação continuada de professores |
author |
Rossi, Fernanda [UNESP] |
author_facet |
Rossi, Fernanda [UNESP] Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Fernanda [UNESP] Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Globalização Políticas Educacionais Formação Continuada de Professores Formação continuada de professores |
topic |
Educação Globalização Políticas Educacionais Formação Continuada de Professores Formação continuada de professores |
description |
A formação continuada de professores, concebida como um fenômeno global, permeia os debates educacionais desde a década de 90, em consequência, especialmente, das pressões do mundo do trabalho e dos precários desempenhos escolares de grandes parcelas da população, constatado pelos sistemas governamentais. Por ser concebida como meio para a transformação da qualidade da educação, integra praticamente todas as reformas educativas em curso. No Brasil, a LDB/1996 impulsionou as ações nesse âmbito, refletindo esse período de debates. Objetivou-se neste artigo, de natureza teórica, analisar as relações entre a conjuntura global da atualidade e a formação continuada de professores, tendo como fontes de dados a produção da literatura e a análise documental. Constatou-se que os organismos internacionais, como o Banco Mundial, exercem influência nas diretrizes para essa formação, sendo contempladas muitas de suas recomendações nos documentos oficiais, como a ênfase na formação em serviço e na educação a distância. No cenário da nova ordem global e ideário neoliberal, a educação é transformada em mercadoria e a formação continuada, por vezes, é mais que um projeto formativo, é um projeto econômico, configurando-se como um grande negócio que, como tal, deve ser regido pela lógica do mercado. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-12 2014-06-24T19:54:04Z 2014-06-24T19:54:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4965 Educação: Teoria e Prática, v. 23, n. 42, 2013, p. 72-89. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/107339 ISSN1981-8106-2013-23-42-72-89.pdf 3688201307883799 9846955307186551 0000-0002-4760-4712 |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4965 http://hdl.handle.net/11449/107339 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 23, n. 42, 2013, p. 72-89. 1981-8106 ISSN1981-8106-2013-23-42-72-89.pdf 3688201307883799 9846955307186551 0000-0002-4760-4712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128807870136320 |