Educação de qualidade: concepções da equipe gestora e de docentes em análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141693 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar as concepções da equipe gestora e docentes de duas escolas públicas municipais do interior paulista (uma com alto e a outra com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, considerando a média do município) sobre qualidade da educação a partir de dois eixos principais: organização do trabalho na escola e avaliação em larga escala. O material utilizado na análise foi reunido a partir de entrevistas realizadas com professores, coordenadores, auxiliares de direção e diretoras das referidas escolas. O referencial teórico que norteou a pesquisa foram os estudos desenvolvidos por Dias Sobrinho (2004) e Abdian (2010). O trabalho analítico identificou que a maneira como os profissionais da educação compreendem o que seria educação de qualidade influencia o trabalho desenvolvido nas respectivas escolas. Com efeito, sem desconsiderar a influência das determinações formais impostas às instituições de ensino, entre elas, a necessidade de submeter periodicamente os alunos aos processos avaliativos em larga escala, destaca-se as possibilidades de os profissionais que atuam no cotidiano escolar promoverem mudanças no sentido de uma efetiva educação de qualidade. |
id |
UNSP_2e5679d37f40ba01e0d7cdb844cc1517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141693 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação de qualidade: concepções da equipe gestora e de docentes em análiseAvaliação em larga escalaQualidade de ensinoGestão escolarEste estudo teve como objetivo analisar as concepções da equipe gestora e docentes de duas escolas públicas municipais do interior paulista (uma com alto e a outra com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, considerando a média do município) sobre qualidade da educação a partir de dois eixos principais: organização do trabalho na escola e avaliação em larga escala. O material utilizado na análise foi reunido a partir de entrevistas realizadas com professores, coordenadores, auxiliares de direção e diretoras das referidas escolas. O referencial teórico que norteou a pesquisa foram os estudos desenvolvidos por Dias Sobrinho (2004) e Abdian (2010). O trabalho analítico identificou que a maneira como os profissionais da educação compreendem o que seria educação de qualidade influencia o trabalho desenvolvido nas respectivas escolas. Com efeito, sem desconsiderar a influência das determinações formais impostas às instituições de ensino, entre elas, a necessidade de submeter periodicamente os alunos aos processos avaliativos em larga escala, destaca-se as possibilidades de os profissionais que atuam no cotidiano escolar promoverem mudanças no sentido de uma efetiva educação de qualidade.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hojas, Viviani Fernanda [UNESP]Manfio, Aline [UNESP]2016-07-19T13:00:04Z2016-07-19T13:00:04Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject7784-7794application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7784-77942357-7819http://hdl.handle.net/11449/141693ISSN2357-7819-2014-7784-7794.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-21T06:10:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141693Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-21T06:10:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de qualidade: concepções da equipe gestora e de docentes em análise |
title |
Educação de qualidade: concepções da equipe gestora e de docentes em análise |
spellingShingle |
Educação de qualidade: concepções da equipe gestora e de docentes em análise Hojas, Viviani Fernanda [UNESP] Avaliação em larga escala Qualidade de ensino Gestão escolar |
title_short |
Educação de qualidade: concepções da equipe gestora e de docentes em análise |
title_full |
Educação de qualidade: concepções da equipe gestora e de docentes em análise |
title_fullStr |
Educação de qualidade: concepções da equipe gestora e de docentes em análise |
title_full_unstemmed |
Educação de qualidade: concepções da equipe gestora e de docentes em análise |
title_sort |
Educação de qualidade: concepções da equipe gestora e de docentes em análise |
author |
Hojas, Viviani Fernanda [UNESP] |
author_facet |
Hojas, Viviani Fernanda [UNESP] Manfio, Aline [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Manfio, Aline [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hojas, Viviani Fernanda [UNESP] Manfio, Aline [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação em larga escala Qualidade de ensino Gestão escolar |
topic |
Avaliação em larga escala Qualidade de ensino Gestão escolar |
description |
Este estudo teve como objetivo analisar as concepções da equipe gestora e docentes de duas escolas públicas municipais do interior paulista (uma com alto e a outra com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, considerando a média do município) sobre qualidade da educação a partir de dois eixos principais: organização do trabalho na escola e avaliação em larga escala. O material utilizado na análise foi reunido a partir de entrevistas realizadas com professores, coordenadores, auxiliares de direção e diretoras das referidas escolas. O referencial teórico que norteou a pesquisa foram os estudos desenvolvidos por Dias Sobrinho (2004) e Abdian (2010). O trabalho analítico identificou que a maneira como os profissionais da educação compreendem o que seria educação de qualidade influencia o trabalho desenvolvido nas respectivas escolas. Com efeito, sem desconsiderar a influência das determinações formais impostas às instituições de ensino, entre elas, a necessidade de submeter periodicamente os alunos aos processos avaliativos em larga escala, destaca-se as possibilidades de os profissionais que atuam no cotidiano escolar promoverem mudanças no sentido de uma efetiva educação de qualidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:04Z 2016-07-19T13:00:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7784-7794 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141693 ISSN2357-7819-2014-7784-7794.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141693 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7784-7794 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-7784-7794.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
7784-7794 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803046589264035840 |