Desenvolvimento de habilidades e invenções robóticas para impactos sociais no contexto de formação em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Greiton Toledo De
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320230016
http://hdl.handle.net/11449/244923
Resumo: We aim to identify and understand the process of developing mathematical skills during the production of robotic devices for Parkinson's disease. Based on qualitative methodology, data were collected with high school students, with recorded videos, photographs, field notes, computer programs and interviews. Such data were analyzed in light of the theoretical assumptions of Constructionism and organized into sections that correspond and thematize the inventions developed. The results point to the development of reasoning, argumentation, communication, representation, and engagement among the students. Such mathematical skills are idiosyncratically constituted by the actions and intellectual productions in an environment of mathematical training that favors autonomy and non-hierarchical dialogue. The skills are understood in three dimensions: Technique, Conceptual and Behavioral. Data also show a process characterized by the non-linear and organic dynamics of training, pointing to the rupture of the content-example-exercise triad and the counterproductive bureaucracies of the classroom.
id UNSP_2e8b8a01b7862eb0bab6acf291a9d957
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244923
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desenvolvimento de habilidades e invenções robóticas para impactos sociais no contexto de formação em MatemáticaThe development of robotic skills and inventions for social impacts in the context of Mathematics EducationMathematics teachingSecondary schoolDigital gamesRoboticsParkinson’s diseaseEnsino de matemáticaEnsino médioJogos digitaisRobóticaDoença de ParkinsonWe aim to identify and understand the process of developing mathematical skills during the production of robotic devices for Parkinson's disease. Based on qualitative methodology, data were collected with high school students, with recorded videos, photographs, field notes, computer programs and interviews. Such data were analyzed in light of the theoretical assumptions of Constructionism and organized into sections that correspond and thematize the inventions developed. The results point to the development of reasoning, argumentation, communication, representation, and engagement among the students. Such mathematical skills are idiosyncratically constituted by the actions and intellectual productions in an environment of mathematical training that favors autonomy and non-hierarchical dialogue. The skills are understood in three dimensions: Technique, Conceptual and Behavioral. Data also show a process characterized by the non-linear and organic dynamics of training, pointing to the rupture of the content-example-exercise triad and the counterproductive bureaucracies of the classroom.Temos por objetivo identificar e compreender o processo de desenvolvimento de habilidades Matemáticas durante a invenção de dispositivos robóticos destinados ao tratamento de Parkinson. De acordo com a metodologia qualitativa, os dados foram produzidos com estudantes do Ensino Médio, registrados em vídeos, fotografias, notas de campo, programas computacionais e entrevistas. Tais dados foram analisados à luz dos pressupostos do Construcionismo e organizados em seções que correspondem e tematizam as invenções criadas. Os resultados apontam para o desenvolvimento do raciocínio, argumentação, comunicação, representação e engajamento dos estudantes. Tais habilidades se constituem idiossincraticamente pelas ações e produções intelectuais em um ambiente de formação Matemática que privilegia autonomia e diálogo não hierarquizado e são compreendidas em três dimensões: Técnica, Conceitual e Comportamental. Os dados evidenciam um processo caracterizado pela dinamicidade não linear e orgânica de formação, apontando para o rompimento da tríade conteúdo-exemplo-exercício e das burocracias contraproducentes de sala de aula.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Instituto Federal de Educação, Departamento de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE)Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE)CNPq: 308563/2019-0Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Instituto Federal de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Azevedo, Greiton Toledo DeMaltempi, Marcus Vinicius [UNESP]2023-07-29T11:15:02Z2023-07-29T11:15:02Z2023-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article-application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320230016Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 29, p. -, 2023.1516-73131980-850Xhttp://hdl.handle.net/11449/24492310.1590/1516-731320230016S1516-73132023000100213S1516-73132023000100213.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-02T06:02:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244923Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:45:11.912026Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de habilidades e invenções robóticas para impactos sociais no contexto de formação em Matemática
The development of robotic skills and inventions for social impacts in the context of Mathematics Education
title Desenvolvimento de habilidades e invenções robóticas para impactos sociais no contexto de formação em Matemática
spellingShingle Desenvolvimento de habilidades e invenções robóticas para impactos sociais no contexto de formação em Matemática
Azevedo, Greiton Toledo De
Mathematics teaching
Secondary school
Digital games
Robotics
Parkinson’s disease
Ensino de matemática
Ensino médio
Jogos digitais
Robótica
Doença de Parkinson
title_short Desenvolvimento de habilidades e invenções robóticas para impactos sociais no contexto de formação em Matemática
title_full Desenvolvimento de habilidades e invenções robóticas para impactos sociais no contexto de formação em Matemática
title_fullStr Desenvolvimento de habilidades e invenções robóticas para impactos sociais no contexto de formação em Matemática
title_full_unstemmed Desenvolvimento de habilidades e invenções robóticas para impactos sociais no contexto de formação em Matemática
title_sort Desenvolvimento de habilidades e invenções robóticas para impactos sociais no contexto de formação em Matemática
author Azevedo, Greiton Toledo De
author_facet Azevedo, Greiton Toledo De
Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
author_role author
author2 Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Greiton Toledo De
Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematics teaching
Secondary school
Digital games
Robotics
Parkinson’s disease
Ensino de matemática
Ensino médio
Jogos digitais
Robótica
Doença de Parkinson
topic Mathematics teaching
Secondary school
Digital games
Robotics
Parkinson’s disease
Ensino de matemática
Ensino médio
Jogos digitais
Robótica
Doença de Parkinson
description We aim to identify and understand the process of developing mathematical skills during the production of robotic devices for Parkinson's disease. Based on qualitative methodology, data were collected with high school students, with recorded videos, photographs, field notes, computer programs and interviews. Such data were analyzed in light of the theoretical assumptions of Constructionism and organized into sections that correspond and thematize the inventions developed. The results point to the development of reasoning, argumentation, communication, representation, and engagement among the students. Such mathematical skills are idiosyncratically constituted by the actions and intellectual productions in an environment of mathematical training that favors autonomy and non-hierarchical dialogue. The skills are understood in three dimensions: Technique, Conceptual and Behavioral. Data also show a process characterized by the non-linear and organic dynamics of training, pointing to the rupture of the content-example-exercise triad and the counterproductive bureaucracies of the classroom.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-29T11:15:02Z
2023-07-29T11:15:02Z
2023-05-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320230016
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 29, p. -, 2023.
1516-7313
1980-850X
http://hdl.handle.net/11449/244923
10.1590/1516-731320230016
S1516-73132023000100213
S1516-73132023000100213.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320230016
http://hdl.handle.net/11449/244923
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 29, p. -, 2023.
1516-7313
1980-850X
10.1590/1516-731320230016
S1516-73132023000100213
S1516-73132023000100213.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv -
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128271130296320