Dualidades nas propostas editoriais de música antiga brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castagna, Paulo [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992008000200002
http://hdl.handle.net/11449/26607
Resumo: A partir da primeira publicação de caráter musicológico de música brasileira do século XVIII, realizada em 1951 por Francisco Curt Lange (Archivo de Música Religiosa de la Capitania Geral das Minas Gerais), surgiram iniciativas brasileiras que manifestaram as mais variadas propostas editoriais. O estudo das edições produzidas no país nas últimas cinco décadas revela várias dualidades, dentre as quais as dez mais importantes serão abordadas neste artigo: 1) publicação ou circulação informal; 2) Gesamtausgaben ou Denkmähler; 3) edição acadêmica ou edição prática; 4) fontes de um único acervo ou de vários; 5) obra isolada ou coletânea; 6) trabalho individual ou trabalho de equipe; 7) obras inéditas ou já divulgadas; 8) financiamento privado ou de instituições governamentais; 9) apenas partitura ou partituras e partes; 10) divulgação em papel ou em meios eletrônicos. Além da identificação dessas dualidades, o objetivo deste artigo é tentar compreender o seu significado e relacioná-las às atuais perspectivas editoriais da música antiga no país.
id UNSP_2ec407cd3597a5900315c888bd5c578a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26607
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Dualidades nas propostas editoriais de música antiga brasileiraEditorial propositions's dichotomies in Brazilian early musicmúsica antiga brasileiraedição musicaldualidades editoriaisBrazilian early musicmusic editionpublishing dichotomiesA partir da primeira publicação de caráter musicológico de música brasileira do século XVIII, realizada em 1951 por Francisco Curt Lange (Archivo de Música Religiosa de la Capitania Geral das Minas Gerais), surgiram iniciativas brasileiras que manifestaram as mais variadas propostas editoriais. O estudo das edições produzidas no país nas últimas cinco décadas revela várias dualidades, dentre as quais as dez mais importantes serão abordadas neste artigo: 1) publicação ou circulação informal; 2) Gesamtausgaben ou Denkmähler; 3) edição acadêmica ou edição prática; 4) fontes de um único acervo ou de vários; 5) obra isolada ou coletânea; 6) trabalho individual ou trabalho de equipe; 7) obras inéditas ou já divulgadas; 8) financiamento privado ou de instituições governamentais; 9) apenas partitura ou partituras e partes; 10) divulgação em papel ou em meios eletrônicos. Além da identificação dessas dualidades, o objetivo deste artigo é tentar compreender o seu significado e relacioná-las às atuais perspectivas editoriais da música antiga no país.Departing from the first musicological publication about eighteenth-century Brazilian music by Francisco Curt Lange in 1951 (Archivo de Música Religiosa de la Capitania Geral das Minas Gerais), other initiatives appeared in Brazil manifesting a wide range of editorial solutions. The study of the editions produced in this country in the last five decades reveals several dichotomies, ten of the most important being: 1) published work or informal circulation; 2) Gesamtausgaben or Denkmähler; 3) academic edition or interpretive edition; 4) sources from one or several collections; 5) isolated work or collective works; 6) individual work or team-work; 7) unpublished works or previously published works; 8) private funding or governmental funding; 9) scores only or scores and parts; 10) paper or digital/electronic publishing. Besides the identification of those dichotomies, the objective of this paper is to understand their meanings and relate them to the current editorial perspectives of early music in Brazil.UNESPUNESPEscola de Música da UFMGUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Castagna, Paulo [UNESP]2014-05-20T15:07:39Z2014-05-20T15:07:39Z2008-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article07-16application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992008000200002Per Musi. Escola de Música da UFMG, n. 18, p. 07-16, 2008.1517-7599http://hdl.handle.net/11449/2660710.1590/S1517-75992008000200002S1517-75992008000200002S1517-75992008000200002.pdf58905248294253820000-0003-4757-9876SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPer Musi0,103info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-09T06:22:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26607Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:52:06.602620Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dualidades nas propostas editoriais de música antiga brasileira
Editorial propositions's dichotomies in Brazilian early music
title Dualidades nas propostas editoriais de música antiga brasileira
spellingShingle Dualidades nas propostas editoriais de música antiga brasileira
Castagna, Paulo [UNESP]
música antiga brasileira
edição musical
dualidades editoriais
Brazilian early music
music edition
publishing dichotomies
title_short Dualidades nas propostas editoriais de música antiga brasileira
title_full Dualidades nas propostas editoriais de música antiga brasileira
title_fullStr Dualidades nas propostas editoriais de música antiga brasileira
title_full_unstemmed Dualidades nas propostas editoriais de música antiga brasileira
title_sort Dualidades nas propostas editoriais de música antiga brasileira
author Castagna, Paulo [UNESP]
author_facet Castagna, Paulo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Castagna, Paulo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv música antiga brasileira
edição musical
dualidades editoriais
Brazilian early music
music edition
publishing dichotomies
topic música antiga brasileira
edição musical
dualidades editoriais
Brazilian early music
music edition
publishing dichotomies
description A partir da primeira publicação de caráter musicológico de música brasileira do século XVIII, realizada em 1951 por Francisco Curt Lange (Archivo de Música Religiosa de la Capitania Geral das Minas Gerais), surgiram iniciativas brasileiras que manifestaram as mais variadas propostas editoriais. O estudo das edições produzidas no país nas últimas cinco décadas revela várias dualidades, dentre as quais as dez mais importantes serão abordadas neste artigo: 1) publicação ou circulação informal; 2) Gesamtausgaben ou Denkmähler; 3) edição acadêmica ou edição prática; 4) fontes de um único acervo ou de vários; 5) obra isolada ou coletânea; 6) trabalho individual ou trabalho de equipe; 7) obras inéditas ou já divulgadas; 8) financiamento privado ou de instituições governamentais; 9) apenas partitura ou partituras e partes; 10) divulgação em papel ou em meios eletrônicos. Além da identificação dessas dualidades, o objetivo deste artigo é tentar compreender o seu significado e relacioná-las às atuais perspectivas editoriais da música antiga no país.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
2014-05-20T15:07:39Z
2014-05-20T15:07:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992008000200002
Per Musi. Escola de Música da UFMG, n. 18, p. 07-16, 2008.
1517-7599
http://hdl.handle.net/11449/26607
10.1590/S1517-75992008000200002
S1517-75992008000200002
S1517-75992008000200002.pdf
5890524829425382
0000-0003-4757-9876
url http://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992008000200002
http://hdl.handle.net/11449/26607
identifier_str_mv Per Musi. Escola de Música da UFMG, n. 18, p. 07-16, 2008.
1517-7599
10.1590/S1517-75992008000200002
S1517-75992008000200002
S1517-75992008000200002.pdf
5890524829425382
0000-0003-4757-9876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Per Musi
0,103
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 07-16
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Música da UFMG
publisher.none.fl_str_mv Escola de Música da UFMG
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129131278237696