A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191909 |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo analisar a coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, utilizando o referencial teórico metodológico da Hermenêutica de Profundidade proposta por Thompson, em conjunto com a ideia de Paratextos Editoriais, de Genette. A coleção é composta por 3 volumes, e foi escrita por Ruy Madsen Barbosa na década de 1960, uma das pouquíssimas obras desse autor voltada para o ensino primário. A análise é constituída de comentários sobre a obra, sua circulação, seu contexto e seu autor, criando como que um cenário para essa produção didática, apontando tanto elementos que, nela, nos pareceram inovadores do ponto de vista didático e pedagógico, quanto o modo como, nela, aparentemente, seu autor defende valores próprios à prática científica da Matemática. |
id |
UNSP_2eca9d26ceca9831532e7a8a06c35185 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/191909 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudoThe set of books Mathematics, Methodology and Complements for elementary school teachers, by Ruy Madsen Barbosa: one studyHermenêutica de profundidadeHistória da educação matemática brasileiraDécada de 1960Análise de livrosMovimento Matemática Moderna e o GEEM – Grupo de Estudos do Ensino da MatemáticaHermeneutics of the depthHistory of mathematics education in Brazil1960´sTextbook analysisNew Math Movement and GEEM – Math Teaching Study GroupEssa pesquisa tem como objetivo analisar a coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, utilizando o referencial teórico metodológico da Hermenêutica de Profundidade proposta por Thompson, em conjunto com a ideia de Paratextos Editoriais, de Genette. A coleção é composta por 3 volumes, e foi escrita por Ruy Madsen Barbosa na década de 1960, uma das pouquíssimas obras desse autor voltada para o ensino primário. A análise é constituída de comentários sobre a obra, sua circulação, seu contexto e seu autor, criando como que um cenário para essa produção didática, apontando tanto elementos que, nela, nos pareceram inovadores do ponto de vista didático e pedagógico, quanto o modo como, nela, aparentemente, seu autor defende valores próprios à prática científica da Matemática.This text has as its main goal to perform an hermeneutic exam of a set of books entitled Mathematics, Methodology and Complements for elementary school teachers. Such analysis was developed according to Thompson´s Hermeneutics of the Deph and the idea of paratexts as proposed by Genette. The set has three volumes and was published in 1960´s by Ruy Madsen Barbosa. It was one among the few textbooks of this author dedicated to elementar schools. Such hermeneutic exam is composed putting together some remarks on the content and treatment, in the texts, to the mathematical concepts and heuristics, the producing process and circulation of the books, their context and author, focusing some points that can be considered innovations from a didactical and pedagogical point of view, but also elements more conservatives more conservatives, like those in which author seems to defend some values related to the scientific practice of professional Mathematics.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Heloisa da [UNESP]Milanez, Natalia Cristina2020-03-18T20:19:47Z2020-03-18T20:19:47Z2020-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19190900092974333004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-05T14:23:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191909Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:31:44.223124Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo The set of books Mathematics, Methodology and Complements for elementary school teachers, by Ruy Madsen Barbosa: one study |
title |
A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo |
spellingShingle |
A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo Milanez, Natalia Cristina Hermenêutica de profundidade História da educação matemática brasileira Década de 1960 Análise de livros Movimento Matemática Moderna e o GEEM – Grupo de Estudos do Ensino da Matemática Hermeneutics of the depth History of mathematics education in Brazil 1960´s Textbook analysis New Math Movement and GEEM – Math Teaching Study Group |
title_short |
A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo |
title_full |
A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo |
title_fullStr |
A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo |
title_full_unstemmed |
A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo |
title_sort |
A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo |
author |
Milanez, Natalia Cristina |
author_facet |
Milanez, Natalia Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) Silva, Heloisa da [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milanez, Natalia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hermenêutica de profundidade História da educação matemática brasileira Década de 1960 Análise de livros Movimento Matemática Moderna e o GEEM – Grupo de Estudos do Ensino da Matemática Hermeneutics of the depth History of mathematics education in Brazil 1960´s Textbook analysis New Math Movement and GEEM – Math Teaching Study Group |
topic |
Hermenêutica de profundidade História da educação matemática brasileira Década de 1960 Análise de livros Movimento Matemática Moderna e o GEEM – Grupo de Estudos do Ensino da Matemática Hermeneutics of the depth History of mathematics education in Brazil 1960´s Textbook analysis New Math Movement and GEEM – Math Teaching Study Group |
description |
Essa pesquisa tem como objetivo analisar a coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, utilizando o referencial teórico metodológico da Hermenêutica de Profundidade proposta por Thompson, em conjunto com a ideia de Paratextos Editoriais, de Genette. A coleção é composta por 3 volumes, e foi escrita por Ruy Madsen Barbosa na década de 1960, uma das pouquíssimas obras desse autor voltada para o ensino primário. A análise é constituída de comentários sobre a obra, sua circulação, seu contexto e seu autor, criando como que um cenário para essa produção didática, apontando tanto elementos que, nela, nos pareceram inovadores do ponto de vista didático e pedagógico, quanto o modo como, nela, aparentemente, seu autor defende valores próprios à prática científica da Matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-18T20:19:47Z 2020-03-18T20:19:47Z 2020-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/191909 000929743 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/191909 |
identifier_str_mv |
000929743 33004137031P7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128526785708032 |