A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milanez, Natalia Cristina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191909
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar a coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, utilizando o referencial teórico metodológico da Hermenêutica de Profundidade proposta por Thompson, em conjunto com a ideia de Paratextos Editoriais, de Genette. A coleção é composta por 3 volumes, e foi escrita por Ruy Madsen Barbosa na década de 1960, uma das pouquíssimas obras desse autor voltada para o ensino primário. A análise é constituída de comentários sobre a obra, sua circulação, seu contexto e seu autor, criando como que um cenário para essa produção didática, apontando tanto elementos que, nela, nos pareceram inovadores do ponto de vista didático e pedagógico, quanto o modo como, nela, aparentemente, seu autor defende valores próprios à prática científica da Matemática.
id UNSP_2eca9d26ceca9831532e7a8a06c35185
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191909
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudoThe set of books Mathematics, Methodology and Complements for elementary school teachers, by Ruy Madsen Barbosa: one studyHermenêutica de profundidadeHistória da educação matemática brasileiraDécada de 1960Análise de livrosMovimento Matemática Moderna e o GEEM – Grupo de Estudos do Ensino da MatemáticaHermeneutics of the depthHistory of mathematics education in Brazil1960´sTextbook analysisNew Math Movement and GEEM – Math Teaching Study GroupEssa pesquisa tem como objetivo analisar a coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, utilizando o referencial teórico metodológico da Hermenêutica de Profundidade proposta por Thompson, em conjunto com a ideia de Paratextos Editoriais, de Genette. A coleção é composta por 3 volumes, e foi escrita por Ruy Madsen Barbosa na década de 1960, uma das pouquíssimas obras desse autor voltada para o ensino primário. A análise é constituída de comentários sobre a obra, sua circulação, seu contexto e seu autor, criando como que um cenário para essa produção didática, apontando tanto elementos que, nela, nos pareceram inovadores do ponto de vista didático e pedagógico, quanto o modo como, nela, aparentemente, seu autor defende valores próprios à prática científica da Matemática.This text has as its main goal to perform an hermeneutic exam of a set of books entitled Mathematics, Methodology and Complements for elementary school teachers. Such analysis was developed according to Thompson´s Hermeneutics of the Deph and the idea of paratexts as proposed by Genette. The set has three volumes and was published in 1960´s by Ruy Madsen Barbosa. It was one among the few textbooks of this author dedicated to elementar schools. Such hermeneutic exam is composed putting together some remarks on the content and treatment, in the texts, to the mathematical concepts and heuristics, the producing process and circulation of the books, their context and author, focusing some points that can be considered innovations from a didactical and pedagogical point of view, but also elements more conservatives more conservatives, like those in which author seems to defend some values related to the scientific practice of professional Mathematics.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Heloisa da [UNESP]Milanez, Natalia Cristina2020-03-18T20:19:47Z2020-03-18T20:19:47Z2020-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19190900092974333004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-05T14:23:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191909Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:31:44.223124Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo
The set of books Mathematics, Methodology and Complements for elementary school teachers, by Ruy Madsen Barbosa: one study
title A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo
spellingShingle A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo
Milanez, Natalia Cristina
Hermenêutica de profundidade
História da educação matemática brasileira
Década de 1960
Análise de livros
Movimento Matemática Moderna e o GEEM – Grupo de Estudos do Ensino da Matemática
Hermeneutics of the depth
History of mathematics education in Brazil
1960´s
Textbook analysis
New Math Movement and GEEM – Math Teaching Study Group
title_short A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo
title_full A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo
title_fullStr A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo
title_full_unstemmed A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo
title_sort A coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo
author Milanez, Natalia Cristina
author_facet Milanez, Natalia Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Silva, Heloisa da [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Milanez, Natalia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Hermenêutica de profundidade
História da educação matemática brasileira
Década de 1960
Análise de livros
Movimento Matemática Moderna e o GEEM – Grupo de Estudos do Ensino da Matemática
Hermeneutics of the depth
History of mathematics education in Brazil
1960´s
Textbook analysis
New Math Movement and GEEM – Math Teaching Study Group
topic Hermenêutica de profundidade
História da educação matemática brasileira
Década de 1960
Análise de livros
Movimento Matemática Moderna e o GEEM – Grupo de Estudos do Ensino da Matemática
Hermeneutics of the depth
History of mathematics education in Brazil
1960´s
Textbook analysis
New Math Movement and GEEM – Math Teaching Study Group
description Essa pesquisa tem como objetivo analisar a coleção Matemática, metodologia e complementos para professores primários, utilizando o referencial teórico metodológico da Hermenêutica de Profundidade proposta por Thompson, em conjunto com a ideia de Paratextos Editoriais, de Genette. A coleção é composta por 3 volumes, e foi escrita por Ruy Madsen Barbosa na década de 1960, uma das pouquíssimas obras desse autor voltada para o ensino primário. A análise é constituída de comentários sobre a obra, sua circulação, seu contexto e seu autor, criando como que um cenário para essa produção didática, apontando tanto elementos que, nela, nos pareceram inovadores do ponto de vista didático e pedagógico, quanto o modo como, nela, aparentemente, seu autor defende valores próprios à prática científica da Matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-18T20:19:47Z
2020-03-18T20:19:47Z
2020-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191909
000929743
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/191909
identifier_str_mv 000929743
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128526785708032