Instrumento de avaliação da qualidade funcional das áreas livres em escolas de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Claudia Maria Neme dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152345
Resumo: As áreas livres das escolas, conhecidas como pátios escolares, são ambientes de aprendizagem, de vivências e socialização, e se configuram como espaços essenciais no contexto escolar. No entanto, para isso, é necessário que tais áreas sejam adequadas ao desenvolvimento de suas principais funções: sociais, recreativas, ambientais e pedagógicas. O objetivo principal deste estudo foi o de criar um instrumento de avaliação da qualidade funcional das áreas livres em escolas de ensino fundamental completo, visando verificar se essas áreas atendem as quatro principais funções educativas (sociais, recreativas, ambientais e pedagógicas) que tais áreas devem desempenhar no contexto escolar. O instrumento é composto de questões elaboradas com base na literatura da área e respaldadas por profissionais da educação. Esse instrumento foi aplicado em alunos de quatro escolas Municipais de Ensino Fundamental completo em Bauru-SP, com o fim de identificar a qualidade dessas áreas e ressaltar as principais diferenças nas avaliações de alunos dos anos iniciais e finais. Os resultados obtidos possibilitaram realizar um diagnóstico, que aferiu o nível de atendimento das funções das áreas livres em cada escola pesquisada, de acordo com o ponto de vista dos alunos dos anos iniciais e finais. Assim, foi possível traçar um panorama geral das áreas estudadas e identificar os principais pontos fortes e fracos em cada função avaliada, além de ressaltar questões dentro de cada função que precisam ser revistas, em cada escola, para a melhoria da qualidade destas áreas. Espera-se que esse instrumento, além de auxiliar intervenções físicas e/ou gerenciais das escolas avaliadas, possa ser útil para arquitetos, planejadores e gestores que participam do planejamento das áreas livres escolares.
id UNSP_2f14f81588426bfba4bd696161e9d4cc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152345
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Instrumento de avaliação da qualidade funcional das áreas livres em escolas de ensino fundamentalAn instrument for assessing the functional quality of free areas in elementary schoolsÁreas livres escolaresPátio escolarQualidade funcionalFree school areasSchool patioFunctional qualityAs áreas livres das escolas, conhecidas como pátios escolares, são ambientes de aprendizagem, de vivências e socialização, e se configuram como espaços essenciais no contexto escolar. No entanto, para isso, é necessário que tais áreas sejam adequadas ao desenvolvimento de suas principais funções: sociais, recreativas, ambientais e pedagógicas. O objetivo principal deste estudo foi o de criar um instrumento de avaliação da qualidade funcional das áreas livres em escolas de ensino fundamental completo, visando verificar se essas áreas atendem as quatro principais funções educativas (sociais, recreativas, ambientais e pedagógicas) que tais áreas devem desempenhar no contexto escolar. O instrumento é composto de questões elaboradas com base na literatura da área e respaldadas por profissionais da educação. Esse instrumento foi aplicado em alunos de quatro escolas Municipais de Ensino Fundamental completo em Bauru-SP, com o fim de identificar a qualidade dessas áreas e ressaltar as principais diferenças nas avaliações de alunos dos anos iniciais e finais. Os resultados obtidos possibilitaram realizar um diagnóstico, que aferiu o nível de atendimento das funções das áreas livres em cada escola pesquisada, de acordo com o ponto de vista dos alunos dos anos iniciais e finais. Assim, foi possível traçar um panorama geral das áreas estudadas e identificar os principais pontos fortes e fracos em cada função avaliada, além de ressaltar questões dentro de cada função que precisam ser revistas, em cada escola, para a melhoria da qualidade destas áreas. Espera-se que esse instrumento, além de auxiliar intervenções físicas e/ou gerenciais das escolas avaliadas, possa ser útil para arquitetos, planejadores e gestores que participam do planejamento das áreas livres escolares.The free areas of schools, known as school patio, are learning environments, experiences and socialization, and configure themselves as essential spaces in the school context. However, to do this, it is necessary that such areas are suitable for the development of their principal functions: social, recreational, environmental and pedagogy. The main objective of this study was to create an instrument for assessing the functional quality of free areas in elementary schools, aiming to check if these areas meet the four major educational roles (social, recreational, environmental and pedagogical) that such areas should play in the school context. The instrument consists of questions based on the literature of the area and supported by educational professionals. This instrument was applied to students from four Municipal schools of Basic Education in Bauru-SP, with the aim of identifying and highlighting the main differences in assessments of students of early and final years. The results obtained have made it possible to carry out a diagnosis, assessing the level of fulfill of the functions the free areas at each school surveyed, according to the point of view of the students of early and final years. Thus, it was possible to establish an overview of the study areas and identify the main strengths and weaknesses in each function evaluated, as well as highlight items within each function that need to be reformulated in each school and, thus, contribute with subsidies for the improvement of the quality of these areas. It is expected that this instrument, besides helping interventions and/or management of schools evaluated, which is useful for architects, planners and managers who participate in the planning of areas free school.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fontes, Maria Solange Gurgel de Castro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Claudia Maria Neme dos2017-12-18T16:56:59Z2017-12-18T16:56:59Z2017-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15234500089519833004056090P364102160196726490000-0003-1374-5995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:12:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152345Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:09:58.536693Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumento de avaliação da qualidade funcional das áreas livres em escolas de ensino fundamental
An instrument for assessing the functional quality of free areas in elementary schools
title Instrumento de avaliação da qualidade funcional das áreas livres em escolas de ensino fundamental
spellingShingle Instrumento de avaliação da qualidade funcional das áreas livres em escolas de ensino fundamental
Santos, Claudia Maria Neme dos
Áreas livres escolares
Pátio escolar
Qualidade funcional
Free school areas
School patio
Functional quality
title_short Instrumento de avaliação da qualidade funcional das áreas livres em escolas de ensino fundamental
title_full Instrumento de avaliação da qualidade funcional das áreas livres em escolas de ensino fundamental
title_fullStr Instrumento de avaliação da qualidade funcional das áreas livres em escolas de ensino fundamental
title_full_unstemmed Instrumento de avaliação da qualidade funcional das áreas livres em escolas de ensino fundamental
title_sort Instrumento de avaliação da qualidade funcional das áreas livres em escolas de ensino fundamental
author Santos, Claudia Maria Neme dos
author_facet Santos, Claudia Maria Neme dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fontes, Maria Solange Gurgel de Castro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Claudia Maria Neme dos
dc.subject.por.fl_str_mv Áreas livres escolares
Pátio escolar
Qualidade funcional
Free school areas
School patio
Functional quality
topic Áreas livres escolares
Pátio escolar
Qualidade funcional
Free school areas
School patio
Functional quality
description As áreas livres das escolas, conhecidas como pátios escolares, são ambientes de aprendizagem, de vivências e socialização, e se configuram como espaços essenciais no contexto escolar. No entanto, para isso, é necessário que tais áreas sejam adequadas ao desenvolvimento de suas principais funções: sociais, recreativas, ambientais e pedagógicas. O objetivo principal deste estudo foi o de criar um instrumento de avaliação da qualidade funcional das áreas livres em escolas de ensino fundamental completo, visando verificar se essas áreas atendem as quatro principais funções educativas (sociais, recreativas, ambientais e pedagógicas) que tais áreas devem desempenhar no contexto escolar. O instrumento é composto de questões elaboradas com base na literatura da área e respaldadas por profissionais da educação. Esse instrumento foi aplicado em alunos de quatro escolas Municipais de Ensino Fundamental completo em Bauru-SP, com o fim de identificar a qualidade dessas áreas e ressaltar as principais diferenças nas avaliações de alunos dos anos iniciais e finais. Os resultados obtidos possibilitaram realizar um diagnóstico, que aferiu o nível de atendimento das funções das áreas livres em cada escola pesquisada, de acordo com o ponto de vista dos alunos dos anos iniciais e finais. Assim, foi possível traçar um panorama geral das áreas estudadas e identificar os principais pontos fortes e fracos em cada função avaliada, além de ressaltar questões dentro de cada função que precisam ser revistas, em cada escola, para a melhoria da qualidade destas áreas. Espera-se que esse instrumento, além de auxiliar intervenções físicas e/ou gerenciais das escolas avaliadas, possa ser útil para arquitetos, planejadores e gestores que participam do planejamento das áreas livres escolares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18T16:56:59Z
2017-12-18T16:56:59Z
2017-10-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152345
000895198
33004056090P3
6410216019672649
0000-0003-1374-5995
url http://hdl.handle.net/11449/152345
identifier_str_mv 000895198
33004056090P3
6410216019672649
0000-0003-1374-5995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128326000181248