Atribuição de sucesso e fracasso escolar e as crenças de autoeficácia matemática: um estudo com alunos do ensino fundamental e médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Juliana Aparecida Rodrigues dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182348
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar se o desempenho dos alunos quando submetidos a um teste de matemática se relaciona com suas crenças de autoeficácia e autoeficácia matemática e se o nível escolar dos alunos influência em crenças maiores ou menores de autoeficácia. Este estudo foi desenvolvido a luz da teoria social cognitiva de Albert Bandura. A teoria social cognitiva era rotulada de teoria da aprendizagem social, essa alteração teve o propósito de distanciá-la das teorias de aprendizagem existentes e enfatizar o papel que a cognição desempenha na capacidade das pessoas. Nesse sentido, as crenças de autoeficácia começam a ser estudadas como uma importante fonte no desenvolvimento das pessoas na resolução de tarefas Participaram desse estudo 79 estudantes divididos entre o nono ano do ensino fundamental (45 alunos) e o terceiro ano do ensino médio (34 alunos), de ambos os sexos, com idade variando de quatorze a dezoito anos. Os instrumentos utilizados foram: 1) escala de autoeficácia; 2) questionário de autoeficácia matemática; 3) prova de Matemática com conteúdos de aritmética e geometria; 4) entrevista semiestruturada com os alunos que apresentaram maior e menor crença de autoeficácia de cada série escolar. A análise dos resultados indicou que: 1) Estudantes que possuem crenças de autoeficácia maiores possuem melhor desempenho na resolução de problemas e no cotidiano escolar, 2) Estudantes que acreditam mais na sua capacidade em resolver problemas matemáticos possuem melhor desempenho na resolução de problemas; 3) Não foram encontradas diferenças significativas entre as crenças de autoeficácia e desempenho quando feita a análise por série escolar. O estudo mostrou ainda que estudantes com maiores crenças de autoeficácia se dedicam mais aos estudos, procuram novas fontes de pesquisas e possuem hábitos de estudos diários
id UNSP_2f538519d8b8d0e582ae90d1775246d6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182348
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Atribuição de sucesso e fracasso escolar e as crenças de autoeficácia matemática: um estudo com alunos do ensino fundamental e médioAssignment of school success and failure and beliefs of mathematical self-efficacy: a study with elementary and middle school studentsAutoeficáciaAutoeficácia matemáticaDesempenho escolarSelf-efficacySelf-efficacy mathematicsSchool performanceEsta pesquisa teve como objetivo investigar se o desempenho dos alunos quando submetidos a um teste de matemática se relaciona com suas crenças de autoeficácia e autoeficácia matemática e se o nível escolar dos alunos influência em crenças maiores ou menores de autoeficácia. Este estudo foi desenvolvido a luz da teoria social cognitiva de Albert Bandura. A teoria social cognitiva era rotulada de teoria da aprendizagem social, essa alteração teve o propósito de distanciá-la das teorias de aprendizagem existentes e enfatizar o papel que a cognição desempenha na capacidade das pessoas. Nesse sentido, as crenças de autoeficácia começam a ser estudadas como uma importante fonte no desenvolvimento das pessoas na resolução de tarefas Participaram desse estudo 79 estudantes divididos entre o nono ano do ensino fundamental (45 alunos) e o terceiro ano do ensino médio (34 alunos), de ambos os sexos, com idade variando de quatorze a dezoito anos. Os instrumentos utilizados foram: 1) escala de autoeficácia; 2) questionário de autoeficácia matemática; 3) prova de Matemática com conteúdos de aritmética e geometria; 4) entrevista semiestruturada com os alunos que apresentaram maior e menor crença de autoeficácia de cada série escolar. A análise dos resultados indicou que: 1) Estudantes que possuem crenças de autoeficácia maiores possuem melhor desempenho na resolução de problemas e no cotidiano escolar, 2) Estudantes que acreditam mais na sua capacidade em resolver problemas matemáticos possuem melhor desempenho na resolução de problemas; 3) Não foram encontradas diferenças significativas entre as crenças de autoeficácia e desempenho quando feita a análise por série escolar. O estudo mostrou ainda que estudantes com maiores crenças de autoeficácia se dedicam mais aos estudos, procuram novas fontes de pesquisas e possuem hábitos de estudos diáriosABSTRACT The purpose of this research is to study whether student performance when subjected to math test relates to their beliefs of self-efficacy and mathematic effectiveness, and also if their academic level act upon higher or lower self-efficacy beliefs. This research was developed in the light of Albert Bandura’ Social-Cognitive Theory. This Social-Cognitive Theory was once labeled as Social Learning Theory. This modification helped holding off it from existing theories of learning and emphasize the role that cognition plays on people's ability. Therefore, self-efficacy beliefs are beginning to be studied as an important factor on the development of people in solving tasks. Seventy nine students took part in this research, divided among the ninth year of elementary school (45 students) and the third year of high school (34 students), of both sexes, aged between fourteen and eighteen. The tools used were: 1) self-efficacy scale; 2) math’s self-efficacy exam; 3) mathematic exams with arithmetic and geometry content; 4) semi-structured interviews with students who had higher and lower self-efficacy beliefs of each grade. The analyzed results demonstrate that: 1) Students who have higher self-efficacy beliefs have better performance in solving problems and in everyday school life, 2) Students who believe more in their ability to solve mathematical problems have better performance in problem solving; 3) There were no significant contrast between beliefs of self-efficacy and performance when analyzed by grade. The study also showed that students with higher self-efficacy beliefs dedicate more to their studies, search for new sources of research and have the daily habit of studying.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pirola, Nelson Antônio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morais, Juliana Aparecida Rodrigues dos Santos2019-06-19T16:49:41Z2019-06-19T16:49:41Z2016-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18234800091782233004056079P09350885456287046porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-21T06:07:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182348Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-21T06:07:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atribuição de sucesso e fracasso escolar e as crenças de autoeficácia matemática: um estudo com alunos do ensino fundamental e médio
Assignment of school success and failure and beliefs of mathematical self-efficacy: a study with elementary and middle school students
title Atribuição de sucesso e fracasso escolar e as crenças de autoeficácia matemática: um estudo com alunos do ensino fundamental e médio
spellingShingle Atribuição de sucesso e fracasso escolar e as crenças de autoeficácia matemática: um estudo com alunos do ensino fundamental e médio
Morais, Juliana Aparecida Rodrigues dos Santos
Autoeficácia
Autoeficácia matemática
Desempenho escolar
Self-efficacy
Self-efficacy mathematics
School performance
title_short Atribuição de sucesso e fracasso escolar e as crenças de autoeficácia matemática: um estudo com alunos do ensino fundamental e médio
title_full Atribuição de sucesso e fracasso escolar e as crenças de autoeficácia matemática: um estudo com alunos do ensino fundamental e médio
title_fullStr Atribuição de sucesso e fracasso escolar e as crenças de autoeficácia matemática: um estudo com alunos do ensino fundamental e médio
title_full_unstemmed Atribuição de sucesso e fracasso escolar e as crenças de autoeficácia matemática: um estudo com alunos do ensino fundamental e médio
title_sort Atribuição de sucesso e fracasso escolar e as crenças de autoeficácia matemática: um estudo com alunos do ensino fundamental e médio
author Morais, Juliana Aparecida Rodrigues dos Santos
author_facet Morais, Juliana Aparecida Rodrigues dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pirola, Nelson Antônio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Juliana Aparecida Rodrigues dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Autoeficácia
Autoeficácia matemática
Desempenho escolar
Self-efficacy
Self-efficacy mathematics
School performance
topic Autoeficácia
Autoeficácia matemática
Desempenho escolar
Self-efficacy
Self-efficacy mathematics
School performance
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar se o desempenho dos alunos quando submetidos a um teste de matemática se relaciona com suas crenças de autoeficácia e autoeficácia matemática e se o nível escolar dos alunos influência em crenças maiores ou menores de autoeficácia. Este estudo foi desenvolvido a luz da teoria social cognitiva de Albert Bandura. A teoria social cognitiva era rotulada de teoria da aprendizagem social, essa alteração teve o propósito de distanciá-la das teorias de aprendizagem existentes e enfatizar o papel que a cognição desempenha na capacidade das pessoas. Nesse sentido, as crenças de autoeficácia começam a ser estudadas como uma importante fonte no desenvolvimento das pessoas na resolução de tarefas Participaram desse estudo 79 estudantes divididos entre o nono ano do ensino fundamental (45 alunos) e o terceiro ano do ensino médio (34 alunos), de ambos os sexos, com idade variando de quatorze a dezoito anos. Os instrumentos utilizados foram: 1) escala de autoeficácia; 2) questionário de autoeficácia matemática; 3) prova de Matemática com conteúdos de aritmética e geometria; 4) entrevista semiestruturada com os alunos que apresentaram maior e menor crença de autoeficácia de cada série escolar. A análise dos resultados indicou que: 1) Estudantes que possuem crenças de autoeficácia maiores possuem melhor desempenho na resolução de problemas e no cotidiano escolar, 2) Estudantes que acreditam mais na sua capacidade em resolver problemas matemáticos possuem melhor desempenho na resolução de problemas; 3) Não foram encontradas diferenças significativas entre as crenças de autoeficácia e desempenho quando feita a análise por série escolar. O estudo mostrou ainda que estudantes com maiores crenças de autoeficácia se dedicam mais aos estudos, procuram novas fontes de pesquisas e possuem hábitos de estudos diários
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-29
2019-06-19T16:49:41Z
2019-06-19T16:49:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182348
000917822
33004056079P0
9350885456287046
url http://hdl.handle.net/11449/182348
identifier_str_mv 000917822
33004056079P0
9350885456287046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964643595124736