Análise de sequências didáticas de gêneros direcionadas ao ensinoaprendizagem de língua materna no Ensino Fundamental: aportes do interacionismo sociodiscursivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mascanhi, Izidoro Wilson [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93929
Resumo: Com a publicação dos PCN-LP (BRASIL, 1998) houve um redirecionamento na configuração dos materiais didáticos para o ensino de Língua Portuguesa, que passaram a focalizar os gêneros de texto. O procedimento sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), elaborado no âmbito da Didática de Línguas de Genebra, vem sendo cada vez mais reconhecido e utilizado no Brasil como um instrumento para o trabalho sistematizado com os gêneros, de modo a se promover o desenvolvimento das capacidades de linguagem a eles relacionadas. Neste trabalho, realizamos a análise de duas sequências didáticas (SDs), pertencentes ao material de ensino de LP produzido e distribuído pela rede escolar SESI-SP aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, e dos seus respectivos textos de apoio incluídos no livro do professor. Aderindo aos princípios do quadro teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo (ISD), tomamos como objetivo deste trabalho verificar a (in)coerência entre a configuração das SDs selecionadas e os objetivos didáticos definidos para sua aplicação em aula, utilizando para isso os conceitos de operações de linguagem (MACHADO, 2005 e BRONCKART, 1999) e capacidades de linguagem (DOLZ; SCHNEUWLY, 1998) como unidades de análise. Aplicamos o instrumento de avaliação de materiais didáticos proposto por Machado (2001) e, ao final do processo, buscamos avaliar a utilização particular que fizemos dele. Os resultados apontam que a análise das operações de linguagem implicadas nos objetivos didáticos e nas atividades das SD é um recurso pertinente para a avaliação de SDs, embora possua algumas limitações
id UNSP_2f70680ae6904595bf9d098ece78070c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93929
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise de sequências didáticas de gêneros direcionadas ao ensinoaprendizagem de língua materna no Ensino Fundamental: aportes do interacionismo sociodiscursivoLingua portuguesa - Estudo e ensinoGêneros literáriosDidáticaCom a publicação dos PCN-LP (BRASIL, 1998) houve um redirecionamento na configuração dos materiais didáticos para o ensino de Língua Portuguesa, que passaram a focalizar os gêneros de texto. O procedimento sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), elaborado no âmbito da Didática de Línguas de Genebra, vem sendo cada vez mais reconhecido e utilizado no Brasil como um instrumento para o trabalho sistematizado com os gêneros, de modo a se promover o desenvolvimento das capacidades de linguagem a eles relacionadas. Neste trabalho, realizamos a análise de duas sequências didáticas (SDs), pertencentes ao material de ensino de LP produzido e distribuído pela rede escolar SESI-SP aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, e dos seus respectivos textos de apoio incluídos no livro do professor. Aderindo aos princípios do quadro teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo (ISD), tomamos como objetivo deste trabalho verificar a (in)coerência entre a configuração das SDs selecionadas e os objetivos didáticos definidos para sua aplicação em aula, utilizando para isso os conceitos de operações de linguagem (MACHADO, 2005 e BRONCKART, 1999) e capacidades de linguagem (DOLZ; SCHNEUWLY, 1998) como unidades de análise. Aplicamos o instrumento de avaliação de materiais didáticos proposto por Machado (2001) e, ao final do processo, buscamos avaliar a utilização particular que fizemos dele. Os resultados apontam que a análise das operações de linguagem implicadas nos objetivos didáticos e nas atividades das SD é um recurso pertinente para a avaliação de SDs, embora possua algumas limitaçõesThe publication of the National Curriculum Parameters for Portuguese Language (BRASIL, 1998) marks a redirection in the configuration of didactic materials for Portuguese Language teaching: they started focusing on the textual genres. The didactic dequence (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), developed by Genève Language Didactics, has been recognized and applied in Brazil as an instrument in the systematized work with genres, promoting the development of the language capacities related to them. In this master degree work we analyze two DSs found in the didactic material for Portuguese Language produced and distributed by SESI-SP to students of the sixth grade, including the supporting texts presented in the teacher’s book. Adopting the theoretical-methodological parameters of the sociodiscursive interactionism, we aim to verify, based on the concepts of language operations (MACHADO, 2005 e BRONCKART, 1999) and language capacities (DOLZ; SCHNEUWLY, 1998) as unities of analysis, the (in)consistency between the configuration of the selected DSs and the didactic objectives defined for their application in classroom. We apply the evaluation instrument of didactic materials proposed by Machado (2001) and, at the end, we aim to evaluate its use by us. The results show that the analysis of the language operations implicated in the didactic objectives and in the activities of the DSs is, despite some limitations, a relevant resource for the evaluation of DSsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Anise A. G. D’Orange [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mascanhi, Izidoro Wilson [UNESP]2014-06-11T19:26:49Z2014-06-11T19:26:49Z2013-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[223] f. : il.application/pdfMASCANHI, Izidoro Wilson. Análise de sequências didáticas de gêneros direcionadas ao ensinoaprendizagem de língua materna no Ensino Fundamental: aportes do interacionismo sociodiscursivo. 2013. [223] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2013.http://hdl.handle.net/11449/93929000730330mascanhi_iw_me_arafcl.pdf33004030009P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:07:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93929Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:17:00.513366Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de sequências didáticas de gêneros direcionadas ao ensinoaprendizagem de língua materna no Ensino Fundamental: aportes do interacionismo sociodiscursivo
title Análise de sequências didáticas de gêneros direcionadas ao ensinoaprendizagem de língua materna no Ensino Fundamental: aportes do interacionismo sociodiscursivo
spellingShingle Análise de sequências didáticas de gêneros direcionadas ao ensinoaprendizagem de língua materna no Ensino Fundamental: aportes do interacionismo sociodiscursivo
Mascanhi, Izidoro Wilson [UNESP]
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Gêneros literários
Didática
title_short Análise de sequências didáticas de gêneros direcionadas ao ensinoaprendizagem de língua materna no Ensino Fundamental: aportes do interacionismo sociodiscursivo
title_full Análise de sequências didáticas de gêneros direcionadas ao ensinoaprendizagem de língua materna no Ensino Fundamental: aportes do interacionismo sociodiscursivo
title_fullStr Análise de sequências didáticas de gêneros direcionadas ao ensinoaprendizagem de língua materna no Ensino Fundamental: aportes do interacionismo sociodiscursivo
title_full_unstemmed Análise de sequências didáticas de gêneros direcionadas ao ensinoaprendizagem de língua materna no Ensino Fundamental: aportes do interacionismo sociodiscursivo
title_sort Análise de sequências didáticas de gêneros direcionadas ao ensinoaprendizagem de língua materna no Ensino Fundamental: aportes do interacionismo sociodiscursivo
author Mascanhi, Izidoro Wilson [UNESP]
author_facet Mascanhi, Izidoro Wilson [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Anise A. G. D’Orange [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mascanhi, Izidoro Wilson [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Gêneros literários
Didática
topic Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Gêneros literários
Didática
description Com a publicação dos PCN-LP (BRASIL, 1998) houve um redirecionamento na configuração dos materiais didáticos para o ensino de Língua Portuguesa, que passaram a focalizar os gêneros de texto. O procedimento sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), elaborado no âmbito da Didática de Línguas de Genebra, vem sendo cada vez mais reconhecido e utilizado no Brasil como um instrumento para o trabalho sistematizado com os gêneros, de modo a se promover o desenvolvimento das capacidades de linguagem a eles relacionadas. Neste trabalho, realizamos a análise de duas sequências didáticas (SDs), pertencentes ao material de ensino de LP produzido e distribuído pela rede escolar SESI-SP aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, e dos seus respectivos textos de apoio incluídos no livro do professor. Aderindo aos princípios do quadro teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo (ISD), tomamos como objetivo deste trabalho verificar a (in)coerência entre a configuração das SDs selecionadas e os objetivos didáticos definidos para sua aplicação em aula, utilizando para isso os conceitos de operações de linguagem (MACHADO, 2005 e BRONCKART, 1999) e capacidades de linguagem (DOLZ; SCHNEUWLY, 1998) como unidades de análise. Aplicamos o instrumento de avaliação de materiais didáticos proposto por Machado (2001) e, ao final do processo, buscamos avaliar a utilização particular que fizemos dele. Os resultados apontam que a análise das operações de linguagem implicadas nos objetivos didáticos e nas atividades das SD é um recurso pertinente para a avaliação de SDs, embora possua algumas limitações
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-21
2014-06-11T19:26:49Z
2014-06-11T19:26:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MASCANHI, Izidoro Wilson. Análise de sequências didáticas de gêneros direcionadas ao ensinoaprendizagem de língua materna no Ensino Fundamental: aportes do interacionismo sociodiscursivo. 2013. [223] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2013.
http://hdl.handle.net/11449/93929
000730330
mascanhi_iw_me_arafcl.pdf
33004030009P4
identifier_str_mv MASCANHI, Izidoro Wilson. Análise de sequências didáticas de gêneros direcionadas ao ensinoaprendizagem de língua materna no Ensino Fundamental: aportes do interacionismo sociodiscursivo. 2013. [223] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2013.
000730330
mascanhi_iw_me_arafcl.pdf
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/93929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [223] f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129304706416640