Avaliação objetiva e adequação do método para estradas não pavimentadas dentro da FAYS - Fazenda da Aeronáutica, em Pirassununga - SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244664 |
Resumo: | O tamanho da malha de estradas não pavimentadas, que era de 87,7% em 2016, de acordo com dados do Confederação Nacional de Transportes (CNT), em conjunto com a falta de normas técnicas e de histórico sobre o tema, fazem com que muitas rodovias não tenham manutenção periódica. Isso prejudica o escoamento da produção e o transporte de pessoas da área rural até os centros urbanos, prejudicando, também, a economia do país, devido aos altos custos quanto à manutenção de veículos e do tempo perdido em impasses devido às condições das estradas. O presente estudo buscou analisar estradas de terra a fim de melhorar e adaptar a coleta de dados, comparar e calibrar resultados, além de buscar novas visões para o tópico. Com tais objetivos, foram analisadas 2 estradas na propriedade da AFA – Academia da Força Aérea Brasileira, no município de Pirassununga – SP. Os métodos de avaliação empregados foram: subjetivo e objetivo. Este trabalho inclui os resultados para a avaliação objetiva e os resultados finais da avaliação subjetiva de Carvalho (2022), a fim de comparação. Com base em referências bibliográficas, foram feitas algumas alterações, em relação ao estudo de Ribeiro (2016), na coleta de dados e na forma de avaliação, alterando ferramentas de medição, ficha de coleta, tamanho dos trechos e seções de análise escolhidas. A Estrada 1, para a avaliação objetiva, teve resultado “Regular”, contrastando com o resultado “Bom” pela avaliação subjetiva, proposta por Cavalho (2022). Já a Estrada 2 teve, como resultado para a objetiva, “Ruim”, contrastando com o resultado “Ótimo” da subjetiva. Alguns fatores podem justificar a dispersão entre os resulados dos métodos de avaliação, tais como o tráfego entre as duas coletas de dados, o início do período chuvoso, bem como a chuva durante o dia da coleta de dados. Entretanto, outro fator que pode ter influenciado é o julgamento dos defeitos pela avaliação subjetiva. Além disso, algumas observações são consideradas: de como ponderar erosões na avaliação e a existência de trincas de retração e as suas possíveis consequências. |
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Avaliação objetiva e adequação do método para estradas não pavimentadas dentro da FAYS - Fazenda da Aeronáutica, em Pirassununga - SPObjective evaluation and suitability of the method for unpaved roads within FAYS - Fazenda da Aeronáutica, in Pirassununga - SPEstradas de terraDefeitos em estradasAvaliação de estradasDirt roadsRoad defectsRoad’s ratingO tamanho da malha de estradas não pavimentadas, que era de 87,7% em 2016, de acordo com dados do Confederação Nacional de Transportes (CNT), em conjunto com a falta de normas técnicas e de histórico sobre o tema, fazem com que muitas rodovias não tenham manutenção periódica. Isso prejudica o escoamento da produção e o transporte de pessoas da área rural até os centros urbanos, prejudicando, também, a economia do país, devido aos altos custos quanto à manutenção de veículos e do tempo perdido em impasses devido às condições das estradas. O presente estudo buscou analisar estradas de terra a fim de melhorar e adaptar a coleta de dados, comparar e calibrar resultados, além de buscar novas visões para o tópico. Com tais objetivos, foram analisadas 2 estradas na propriedade da AFA – Academia da Força Aérea Brasileira, no município de Pirassununga – SP. Os métodos de avaliação empregados foram: subjetivo e objetivo. Este trabalho inclui os resultados para a avaliação objetiva e os resultados finais da avaliação subjetiva de Carvalho (2022), a fim de comparação. Com base em referências bibliográficas, foram feitas algumas alterações, em relação ao estudo de Ribeiro (2016), na coleta de dados e na forma de avaliação, alterando ferramentas de medição, ficha de coleta, tamanho dos trechos e seções de análise escolhidas. A Estrada 1, para a avaliação objetiva, teve resultado “Regular”, contrastando com o resultado “Bom” pela avaliação subjetiva, proposta por Cavalho (2022). Já a Estrada 2 teve, como resultado para a objetiva, “Ruim”, contrastando com o resultado “Ótimo” da subjetiva. Alguns fatores podem justificar a dispersão entre os resulados dos métodos de avaliação, tais como o tráfego entre as duas coletas de dados, o início do período chuvoso, bem como a chuva durante o dia da coleta de dados. Entretanto, outro fator que pode ter influenciado é o julgamento dos defeitos pela avaliação subjetiva. Além disso, algumas observações são consideradas: de como ponderar erosões na avaliação e a existência de trincas de retração e as suas possíveis consequências.The size of the unpaved road network, which was 87.7% in 2016, according to data from the National Transport Confederation (CNT), together with the lack of technical norms and history on the subject, mean that many highways do not have periodic maintenance. This impairs the flow of production and the transport of people from rural areas to urban centers, also harming the country's economy, due to the high costs of vehicle maintenance and the time lost in impasses due to road conditions. The present study sought to analyze dirt roads in order to improve and adapt data collection, compare and calibrate results, in addition to seeking new views for the topic. With these objectives, 2 roads on the property of the AFA – Academia da Força Aérea Brasileira were analyzed. The evaluation methods used were: subjective and objective. This work includes the results for the objective evaluation. Based on the bibliographical references, some changes were made in data collection and in the form of evaluation, changing measurement tools, collection form, size of excerpts and chosen analysis sections. The subjective evaluation results measured by Carvalho (2022) for the same roads: “Good” and “Great” for roads 1 and 2, were compared with the objective evaluation: “Regular” and “Bad”, respectively. Some factors may justify the dispersion between the results of the evaluation methods, such as the traffic between the two data collection dates, the beginning of the rainy season, as well as the rain during the day of data collection and the judgment of defects. In addition, some observations are considered: how to consider erosions in the evaluation and the existence of shrinkage cracks and their possible consequences.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Jairo Salim Pinheiro de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Renesto, Carolina Halfeld2023-07-20T11:53:17Z2023-07-20T11:53:17Z2023-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-24T06:17:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244664Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:10:32.285145Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O tamanho da malha de estradas não pavimentadas, que era de 87,7% em 2016, de acordo com dados do Confederação Nacional de Transportes (CNT), em conjunto com a falta de normas técnicas e de histórico sobre o tema, fazem com que muitas rodovias não tenham manutenção periódica. Isso prejudica o escoamento da produção e o transporte de pessoas da área rural até os centros urbanos, prejudicando, também, a economia do país, devido aos altos custos quanto à manutenção de veículos e do tempo perdido em impasses devido às condições das estradas. O presente estudo buscou analisar estradas de terra a fim de melhorar e adaptar a coleta de dados, comparar e calibrar resultados, além de buscar novas visões para o tópico. Com tais objetivos, foram analisadas 2 estradas na propriedade da AFA – Academia da Força Aérea Brasileira, no município de Pirassununga – SP. Os métodos de avaliação empregados foram: subjetivo e objetivo. Este trabalho inclui os resultados para a avaliação objetiva e os resultados finais da avaliação subjetiva de Carvalho (2022), a fim de comparação. Com base em referências bibliográficas, foram feitas algumas alterações, em relação ao estudo de Ribeiro (2016), na coleta de dados e na forma de avaliação, alterando ferramentas de medição, ficha de coleta, tamanho dos trechos e seções de análise escolhidas. A Estrada 1, para a avaliação objetiva, teve resultado “Regular”, contrastando com o resultado “Bom” pela avaliação subjetiva, proposta por Cavalho (2022). Já a Estrada 2 teve, como resultado para a objetiva, “Ruim”, contrastando com o resultado “Ótimo” da subjetiva. Alguns fatores podem justificar a dispersão entre os resulados dos métodos de avaliação, tais como o tráfego entre as duas coletas de dados, o início do período chuvoso, bem como a chuva durante o dia da coleta de dados. Entretanto, outro fator que pode ter influenciado é o julgamento dos defeitos pela avaliação subjetiva. Além disso, algumas observações são consideradas: de como ponderar erosões na avaliação e a existência de trincas de retração e as suas possíveis consequências. |
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