Avaliação objetiva e adequação do método para estradas não pavimentadas dentro da FAYS - Fazenda da Aeronáutica, em Pirassununga - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renesto, Carolina Halfeld
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244664
Resumo: O tamanho da malha de estradas não pavimentadas, que era de 87,7% em 2016, de acordo com dados do Confederação Nacional de Transportes (CNT), em conjunto com a falta de normas técnicas e de histórico sobre o tema, fazem com que muitas rodovias não tenham manutenção periódica. Isso prejudica o escoamento da produção e o transporte de pessoas da área rural até os centros urbanos, prejudicando, também, a economia do país, devido aos altos custos quanto à manutenção de veículos e do tempo perdido em impasses devido às condições das estradas. O presente estudo buscou analisar estradas de terra a fim de melhorar e adaptar a coleta de dados, comparar e calibrar resultados, além de buscar novas visões para o tópico. Com tais objetivos, foram analisadas 2 estradas na propriedade da AFA – Academia da Força Aérea Brasileira, no município de Pirassununga – SP. Os métodos de avaliação empregados foram: subjetivo e objetivo. Este trabalho inclui os resultados para a avaliação objetiva e os resultados finais da avaliação subjetiva de Carvalho (2022), a fim de comparação. Com base em referências bibliográficas, foram feitas algumas alterações, em relação ao estudo de Ribeiro (2016), na coleta de dados e na forma de avaliação, alterando ferramentas de medição, ficha de coleta, tamanho dos trechos e seções de análise escolhidas. A Estrada 1, para a avaliação objetiva, teve resultado “Regular”, contrastando com o resultado “Bom” pela avaliação subjetiva, proposta por Cavalho (2022). Já a Estrada 2 teve, como resultado para a objetiva, “Ruim”, contrastando com o resultado “Ótimo” da subjetiva. Alguns fatores podem justificar a dispersão entre os resulados dos métodos de avaliação, tais como o tráfego entre as duas coletas de dados, o início do período chuvoso, bem como a chuva durante o dia da coleta de dados. Entretanto, outro fator que pode ter influenciado é o julgamento dos defeitos pela avaliação subjetiva. Além disso, algumas observações são consideradas: de como ponderar erosões na avaliação e a existência de trincas de retração e as suas possíveis consequências.
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