O teatro como meio e fim para um processo de instrumentalização do indíviduo na leitura da realidade: a intersecção entre o jogo, o texto e o corpo para a construção da cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Lígia Rodrigues [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86869
Resumo: Este trabalho é fruto da análise do processo teatral desenvolvido ao longo dos anos de 2006, 2007 e 2008, com a comunidade do Jd. Peri Peri, pelo Projeto Teatro Vocacional, vinculado ao Departamento de Expansão Cultural do Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, no qual atuei como artista orientadora na formação de artistas vocacionados em iniciação teatral. Na perspectiva de evidenciar os elementos de construção dos processos, foram relatadas algumas possibilidades de construção da cena a partir da junção entre jogo, texto e partitura corporal, levando-se em conta um público heterogêneo envolvido nesse trabalho de formação. A investigação mostrou que o exercício da linguagem teatral focando a autonomia, o respeito às diferenças, o jogo, o corpo, aliando todos os elementos de construção dramaturgica, privilegiando o processo como veículo de construçãoo de um exercício estético, apresentou-se como um rico caminho, em que a experimentação pôde estar aliada a todo e qualquer texto, desde que este se configurasse um elemento de jogo. Instigou-se nos participantes a necessidade de produzirem atos criativos de forma lúdica e participante, ampliando a capacidade de reflexão diante do objeto artístico e promovendo formação de uma consciência cidadã. A experiênciaq com a prática e a apreciação dos atos artísticos proporcionou aos participantes alguma instrumentalização no plano estético-ético-político...
id UNSP_30098214c307cf1f198a5d1113e98cb0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86869
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O teatro como meio e fim para um processo de instrumentalização do indíviduo na leitura da realidade: a intersecção entre o jogo, o texto e o corpo para a construção da cenaTeatro amadorTeatro e sociedadePedagogia teatralTeatro vocacionalTeatrical pedagogyVocational theaterAmateur theaterGame text and bodyEste trabalho é fruto da análise do processo teatral desenvolvido ao longo dos anos de 2006, 2007 e 2008, com a comunidade do Jd. Peri Peri, pelo Projeto Teatro Vocacional, vinculado ao Departamento de Expansão Cultural do Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, no qual atuei como artista orientadora na formação de artistas vocacionados em iniciação teatral. Na perspectiva de evidenciar os elementos de construção dos processos, foram relatadas algumas possibilidades de construção da cena a partir da junção entre jogo, texto e partitura corporal, levando-se em conta um público heterogêneo envolvido nesse trabalho de formação. A investigação mostrou que o exercício da linguagem teatral focando a autonomia, o respeito às diferenças, o jogo, o corpo, aliando todos os elementos de construção dramaturgica, privilegiando o processo como veículo de construçãoo de um exercício estético, apresentou-se como um rico caminho, em que a experimentação pôde estar aliada a todo e qualquer texto, desde que este se configurasse um elemento de jogo. Instigou-se nos participantes a necessidade de produzirem atos criativos de forma lúdica e participante, ampliando a capacidade de reflexão diante do objeto artístico e promovendo formação de uma consciência cidadã. A experiênciaq com a prática e a apreciação dos atos artísticos proporcionou aos participantes alguma instrumentalização no plano estético-ético-político...This assignment a result from the analysis of the theatrical process developed throughout the years of 2006, 2007 and 2008, with the community of the Jd. Peri Peri, for the Theater Vocational Project, tied with the Department of Cultural Expansion from the Culture General Office of São Paulo, in which I acted as a advisor artist in the formation of vocational artists in theatrical iniciation. In the perspective of evidencing the elements of the construction processes, it's been relatede some possibilities of scene construction from the junction between game, text and corporal partition, taking into account a heterogeneous public involved in this work formation. The inquiry showed that the exercise of the theatrical language focusing on the autonomy, the respect to the differences, the game, the body, uniting all the elements of the dramaturgic construction, privileging the process as a construction vehicle of an aesthetic exercise, it was presentede as a rich way, where the experimentation could be linked in any text, since it configured itself in a game element. The necessity of producing creativa acts in a playful and participant form was instigated in the participants, extending the capacity of reflection in front of the artistic object and promoting formation of a conscience citizen. The experience with practical and the appreciation of the artistic acts provided to the participants some instrumentation in the aesthetic-politician plan. The reached results intend to contribute with researchers, advisor, theatrical groups and artists who, of some form are interested for a scenic construction that focus the creativity, the collective practical, the autonomy, under the provoking look of the orientationUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Reynuncio Napoleão de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Botelho, Lígia Rodrigues [UNESP]2014-06-11T19:22:27Z2014-06-11T19:22:27Z2008-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis198 f. : il. + Acompanha DVDapplication/pdfBOTELHO, Lígia Rodrigues. O teatro como meio e fim para um processo de instrumentalização do indíviduo na leitura da realidade: a intersecção entre o jogo, o texto e o corpo para a construção da cena. 2008. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.http://hdl.handle.net/11449/86869000674618botelho_lr_me_ia.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T06:05:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86869Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:09:54.357772Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O teatro como meio e fim para um processo de instrumentalização do indíviduo na leitura da realidade: a intersecção entre o jogo, o texto e o corpo para a construção da cena
title O teatro como meio e fim para um processo de instrumentalização do indíviduo na leitura da realidade: a intersecção entre o jogo, o texto e o corpo para a construção da cena
spellingShingle O teatro como meio e fim para um processo de instrumentalização do indíviduo na leitura da realidade: a intersecção entre o jogo, o texto e o corpo para a construção da cena
Botelho, Lígia Rodrigues [UNESP]
Teatro amador
Teatro e sociedade
Pedagogia teatral
Teatro vocacional
Teatrical pedagogy
Vocational theater
Amateur theater
Game text and body
title_short O teatro como meio e fim para um processo de instrumentalização do indíviduo na leitura da realidade: a intersecção entre o jogo, o texto e o corpo para a construção da cena
title_full O teatro como meio e fim para um processo de instrumentalização do indíviduo na leitura da realidade: a intersecção entre o jogo, o texto e o corpo para a construção da cena
title_fullStr O teatro como meio e fim para um processo de instrumentalização do indíviduo na leitura da realidade: a intersecção entre o jogo, o texto e o corpo para a construção da cena
title_full_unstemmed O teatro como meio e fim para um processo de instrumentalização do indíviduo na leitura da realidade: a intersecção entre o jogo, o texto e o corpo para a construção da cena
title_sort O teatro como meio e fim para um processo de instrumentalização do indíviduo na leitura da realidade: a intersecção entre o jogo, o texto e o corpo para a construção da cena
author Botelho, Lígia Rodrigues [UNESP]
author_facet Botelho, Lígia Rodrigues [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Reynuncio Napoleão de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho, Lígia Rodrigues [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro amador
Teatro e sociedade
Pedagogia teatral
Teatro vocacional
Teatrical pedagogy
Vocational theater
Amateur theater
Game text and body
topic Teatro amador
Teatro e sociedade
Pedagogia teatral
Teatro vocacional
Teatrical pedagogy
Vocational theater
Amateur theater
Game text and body
description Este trabalho é fruto da análise do processo teatral desenvolvido ao longo dos anos de 2006, 2007 e 2008, com a comunidade do Jd. Peri Peri, pelo Projeto Teatro Vocacional, vinculado ao Departamento de Expansão Cultural do Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, no qual atuei como artista orientadora na formação de artistas vocacionados em iniciação teatral. Na perspectiva de evidenciar os elementos de construção dos processos, foram relatadas algumas possibilidades de construção da cena a partir da junção entre jogo, texto e partitura corporal, levando-se em conta um público heterogêneo envolvido nesse trabalho de formação. A investigação mostrou que o exercício da linguagem teatral focando a autonomia, o respeito às diferenças, o jogo, o corpo, aliando todos os elementos de construção dramaturgica, privilegiando o processo como veículo de construçãoo de um exercício estético, apresentou-se como um rico caminho, em que a experimentação pôde estar aliada a todo e qualquer texto, desde que este se configurasse um elemento de jogo. Instigou-se nos participantes a necessidade de produzirem atos criativos de forma lúdica e participante, ampliando a capacidade de reflexão diante do objeto artístico e promovendo formação de uma consciência cidadã. A experiênciaq com a prática e a apreciação dos atos artísticos proporcionou aos participantes alguma instrumentalização no plano estético-ético-político...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-20
2014-06-11T19:22:27Z
2014-06-11T19:22:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOTELHO, Lígia Rodrigues. O teatro como meio e fim para um processo de instrumentalização do indíviduo na leitura da realidade: a intersecção entre o jogo, o texto e o corpo para a construção da cena. 2008. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/86869
000674618
botelho_lr_me_ia.pdf
33004013063P4
identifier_str_mv BOTELHO, Lígia Rodrigues. O teatro como meio e fim para um processo de instrumentalização do indíviduo na leitura da realidade: a intersecção entre o jogo, o texto e o corpo para a construção da cena. 2008. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
000674618
botelho_lr_me_ia.pdf
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/86869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 198 f. : il. + Acompanha DVD
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128471393632256