Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141845 |
Resumo: | A dificuldade de aprendizagem dos alunos na educação formal, assim como suas causas, na sua maioria, é de conhecimento de todos. Porém, destacamos que entre muitos fatores que contribuem com estas dificuldades é a falsa crença do próprio aluno na sua incapacidade para aprender conteúdos, levando-o à falta de motivação mesmo em aulas muito bem ministradas. Nos últimos dez anos, temos pesquisado a possível contribuição de uma forma de avaliação da aprendizagem que privilegia a aprendizagem, com aplicações de fundamentos da avaliação formativa conciliando com as lógicas da avaliação somativa e que tem proporcionado resultados muito promissores. Neste trabalho desenvolvido em uma escola pública, por percepção de seus gestores e professores, a proposta foi ajustada para estudar uma metodologia de aprendizagem com aplicação de uma avaliação seguida de apresentação de conteúdos em aulas teóricas e, quando possível, práticas, não muito diferentes das tradicionais aulas expositivas, concluindo com a reaplicação da mesma prova da aplicação abrindo espaço para reflexões. Estas práticas são desenvolvidas em três momentos: a formação de uma equipe de alunos monitores pela professora, a aplicação da prática pelos monitores aos demais alunos da classe e, por fim, momentos de reflexões com apresentação de relatório por escrito. Entre muitos resultados positivos obtidos, destaca o fato de transformar alunos passivos em ativos e, principalmente levando-os à motivação pela aprendizagem pelo fato de passar a acreditar na sua própria capacidade de aprender promovendo uma mudança na cultura escolar pelo sucesso. |
id |
UNSP_303eb0401e32f6f1cb745ff2de54fed5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141845 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciadaA dificuldade de aprendizagem dos alunos na educação formal, assim como suas causas, na sua maioria, é de conhecimento de todos. Porém, destacamos que entre muitos fatores que contribuem com estas dificuldades é a falsa crença do próprio aluno na sua incapacidade para aprender conteúdos, levando-o à falta de motivação mesmo em aulas muito bem ministradas. Nos últimos dez anos, temos pesquisado a possível contribuição de uma forma de avaliação da aprendizagem que privilegia a aprendizagem, com aplicações de fundamentos da avaliação formativa conciliando com as lógicas da avaliação somativa e que tem proporcionado resultados muito promissores. Neste trabalho desenvolvido em uma escola pública, por percepção de seus gestores e professores, a proposta foi ajustada para estudar uma metodologia de aprendizagem com aplicação de uma avaliação seguida de apresentação de conteúdos em aulas teóricas e, quando possível, práticas, não muito diferentes das tradicionais aulas expositivas, concluindo com a reaplicação da mesma prova da aplicação abrindo espaço para reflexões. Estas práticas são desenvolvidas em três momentos: a formação de uma equipe de alunos monitores pela professora, a aplicação da prática pelos monitores aos demais alunos da classe e, por fim, momentos de reflexões com apresentação de relatório por escrito. Entre muitos resultados positivos obtidos, destaca o fato de transformar alunos passivos em ativos e, principalmente levando-os à motivação pela aprendizagem pelo fato de passar a acreditar na sua própria capacidade de aprender promovendo uma mudança na cultura escolar pelo sucesso.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilEscola Estadual José Florêncio do Amaral, Monções, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Escola Estadual José Florêncio do AmaralTortorelli, Wellington [UNESP]Alves, Maria Aparecida AgostiniAgostini, Eliena Aparecida BeteteCampello, Lourdes Maria ViegasTrazzi, Márcia Aparecida da SilvaRocha, Edilce Ferlete TeixeiraBarreira, Giovana Rosselli Dias [UNESP]Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]Haga, Mario Susumo [UNESP]2016-07-19T13:00:44Z2016-07-19T13:00:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5019-5029application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5019-50292357-7819http://hdl.handle.net/11449/141845ISSN2357-7819-2014-5019-5029.pdf38320348376413813558054469670536porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T14:08:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141845Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:02:17.957102Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciada |
title |
Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciada |
spellingShingle |
Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciada Tortorelli, Wellington [UNESP] |
title_short |
Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciada |
title_full |
Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciada |
title_fullStr |
Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciada |
title_full_unstemmed |
Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciada |
title_sort |
Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciada |
author |
Tortorelli, Wellington [UNESP] |
author_facet |
Tortorelli, Wellington [UNESP] Alves, Maria Aparecida Agostini Agostini, Eliena Aparecida Betete Campello, Lourdes Maria Viegas Trazzi, Márcia Aparecida da Silva Rocha, Edilce Ferlete Teixeira Barreira, Giovana Rosselli Dias [UNESP] Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP] Haga, Mario Susumo [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Maria Aparecida Agostini Agostini, Eliena Aparecida Betete Campello, Lourdes Maria Viegas Trazzi, Márcia Aparecida da Silva Rocha, Edilce Ferlete Teixeira Barreira, Giovana Rosselli Dias [UNESP] Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP] Haga, Mario Susumo [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Escola Estadual José Florêncio do Amaral |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tortorelli, Wellington [UNESP] Alves, Maria Aparecida Agostini Agostini, Eliena Aparecida Betete Campello, Lourdes Maria Viegas Trazzi, Márcia Aparecida da Silva Rocha, Edilce Ferlete Teixeira Barreira, Giovana Rosselli Dias [UNESP] Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP] Haga, Mario Susumo [UNESP] |
description |
A dificuldade de aprendizagem dos alunos na educação formal, assim como suas causas, na sua maioria, é de conhecimento de todos. Porém, destacamos que entre muitos fatores que contribuem com estas dificuldades é a falsa crença do próprio aluno na sua incapacidade para aprender conteúdos, levando-o à falta de motivação mesmo em aulas muito bem ministradas. Nos últimos dez anos, temos pesquisado a possível contribuição de uma forma de avaliação da aprendizagem que privilegia a aprendizagem, com aplicações de fundamentos da avaliação formativa conciliando com as lógicas da avaliação somativa e que tem proporcionado resultados muito promissores. Neste trabalho desenvolvido em uma escola pública, por percepção de seus gestores e professores, a proposta foi ajustada para estudar uma metodologia de aprendizagem com aplicação de uma avaliação seguida de apresentação de conteúdos em aulas teóricas e, quando possível, práticas, não muito diferentes das tradicionais aulas expositivas, concluindo com a reaplicação da mesma prova da aplicação abrindo espaço para reflexões. Estas práticas são desenvolvidas em três momentos: a formação de uma equipe de alunos monitores pela professora, a aplicação da prática pelos monitores aos demais alunos da classe e, por fim, momentos de reflexões com apresentação de relatório por escrito. Entre muitos resultados positivos obtidos, destaca o fato de transformar alunos passivos em ativos e, principalmente levando-os à motivação pela aprendizagem pelo fato de passar a acreditar na sua própria capacidade de aprender promovendo uma mudança na cultura escolar pelo sucesso. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:44Z 2016-07-19T13:00:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5019-5029 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141845 ISSN2357-7819-2014-5019-5029.pdf 3832034837641381 3558054469670536 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141845 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5019-5029 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-5019-5029.pdf 3832034837641381 3558054469670536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
5019-5029 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128743727693824 |