Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tortorelli, Wellington [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alves, Maria Aparecida Agostini, Agostini, Eliena Aparecida Betete, Campello, Lourdes Maria Viegas, Trazzi, Márcia Aparecida da Silva, Rocha, Edilce Ferlete Teixeira, Barreira, Giovana Rosselli Dias [UNESP], Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP], Haga, Mario Susumo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141845
Resumo: A dificuldade de aprendizagem dos alunos na educação formal, assim como suas causas, na sua maioria, é de conhecimento de todos. Porém, destacamos que entre muitos fatores que contribuem com estas dificuldades é a falsa crença do próprio aluno na sua incapacidade para aprender conteúdos, levando-o à falta de motivação mesmo em aulas muito bem ministradas. Nos últimos dez anos, temos pesquisado a possível contribuição de uma forma de avaliação da aprendizagem que privilegia a aprendizagem, com aplicações de fundamentos da avaliação formativa conciliando com as lógicas da avaliação somativa e que tem proporcionado resultados muito promissores. Neste trabalho desenvolvido em uma escola pública, por percepção de seus gestores e professores, a proposta foi ajustada para estudar uma metodologia de aprendizagem com aplicação de uma avaliação seguida de apresentação de conteúdos em aulas teóricas e, quando possível, práticas, não muito diferentes das tradicionais aulas expositivas, concluindo com a reaplicação da mesma prova da aplicação abrindo espaço para reflexões. Estas práticas são desenvolvidas em três momentos: a formação de uma equipe de alunos monitores pela professora, a aplicação da prática pelos monitores aos demais alunos da classe e, por fim, momentos de reflexões com apresentação de relatório por escrito. Entre muitos resultados positivos obtidos, destaca o fato de transformar alunos passivos em ativos e, principalmente levando-os à motivação pela aprendizagem pelo fato de passar a acreditar na sua própria capacidade de aprender promovendo uma mudança na cultura escolar pelo sucesso.
id UNSP_303eb0401e32f6f1cb745ff2de54fed5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141845
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciadaA dificuldade de aprendizagem dos alunos na educação formal, assim como suas causas, na sua maioria, é de conhecimento de todos. Porém, destacamos que entre muitos fatores que contribuem com estas dificuldades é a falsa crença do próprio aluno na sua incapacidade para aprender conteúdos, levando-o à falta de motivação mesmo em aulas muito bem ministradas. Nos últimos dez anos, temos pesquisado a possível contribuição de uma forma de avaliação da aprendizagem que privilegia a aprendizagem, com aplicações de fundamentos da avaliação formativa conciliando com as lógicas da avaliação somativa e que tem proporcionado resultados muito promissores. Neste trabalho desenvolvido em uma escola pública, por percepção de seus gestores e professores, a proposta foi ajustada para estudar uma metodologia de aprendizagem com aplicação de uma avaliação seguida de apresentação de conteúdos em aulas teóricas e, quando possível, práticas, não muito diferentes das tradicionais aulas expositivas, concluindo com a reaplicação da mesma prova da aplicação abrindo espaço para reflexões. Estas práticas são desenvolvidas em três momentos: a formação de uma equipe de alunos monitores pela professora, a aplicação da prática pelos monitores aos demais alunos da classe e, por fim, momentos de reflexões com apresentação de relatório por escrito. Entre muitos resultados positivos obtidos, destaca o fato de transformar alunos passivos em ativos e, principalmente levando-os à motivação pela aprendizagem pelo fato de passar a acreditar na sua própria capacidade de aprender promovendo uma mudança na cultura escolar pelo sucesso.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilEscola Estadual José Florêncio do Amaral, Monções, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Escola Estadual José Florêncio do AmaralTortorelli, Wellington [UNESP]Alves, Maria Aparecida AgostiniAgostini, Eliena Aparecida BeteteCampello, Lourdes Maria ViegasTrazzi, Márcia Aparecida da SilvaRocha, Edilce Ferlete TeixeiraBarreira, Giovana Rosselli Dias [UNESP]Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]Haga, Mario Susumo [UNESP]2016-07-19T13:00:44Z2016-07-19T13:00:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5019-5029application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5019-50292357-7819http://hdl.handle.net/11449/141845ISSN2357-7819-2014-5019-5029.pdf38320348376413813558054469670536porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T14:08:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141845Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:02:17.957102Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciada
title Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciada
spellingShingle Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciada
Tortorelli, Wellington [UNESP]
title_short Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciada
title_full Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciada
title_fullStr Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciada
title_full_unstemmed Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciada
title_sort Alunos ativos no processo de aprendizagem mediada por uma proposta de avaliação diferenciada
author Tortorelli, Wellington [UNESP]
author_facet Tortorelli, Wellington [UNESP]
Alves, Maria Aparecida Agostini
Agostini, Eliena Aparecida Betete
Campello, Lourdes Maria Viegas
Trazzi, Márcia Aparecida da Silva
Rocha, Edilce Ferlete Teixeira
Barreira, Giovana Rosselli Dias [UNESP]
Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
Haga, Mario Susumo [UNESP]
author_role author
author2 Alves, Maria Aparecida Agostini
Agostini, Eliena Aparecida Betete
Campello, Lourdes Maria Viegas
Trazzi, Márcia Aparecida da Silva
Rocha, Edilce Ferlete Teixeira
Barreira, Giovana Rosselli Dias [UNESP]
Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
Haga, Mario Susumo [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Escola Estadual José Florêncio do Amaral
dc.contributor.author.fl_str_mv Tortorelli, Wellington [UNESP]
Alves, Maria Aparecida Agostini
Agostini, Eliena Aparecida Betete
Campello, Lourdes Maria Viegas
Trazzi, Márcia Aparecida da Silva
Rocha, Edilce Ferlete Teixeira
Barreira, Giovana Rosselli Dias [UNESP]
Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
Haga, Mario Susumo [UNESP]
description A dificuldade de aprendizagem dos alunos na educação formal, assim como suas causas, na sua maioria, é de conhecimento de todos. Porém, destacamos que entre muitos fatores que contribuem com estas dificuldades é a falsa crença do próprio aluno na sua incapacidade para aprender conteúdos, levando-o à falta de motivação mesmo em aulas muito bem ministradas. Nos últimos dez anos, temos pesquisado a possível contribuição de uma forma de avaliação da aprendizagem que privilegia a aprendizagem, com aplicações de fundamentos da avaliação formativa conciliando com as lógicas da avaliação somativa e que tem proporcionado resultados muito promissores. Neste trabalho desenvolvido em uma escola pública, por percepção de seus gestores e professores, a proposta foi ajustada para estudar uma metodologia de aprendizagem com aplicação de uma avaliação seguida de apresentação de conteúdos em aulas teóricas e, quando possível, práticas, não muito diferentes das tradicionais aulas expositivas, concluindo com a reaplicação da mesma prova da aplicação abrindo espaço para reflexões. Estas práticas são desenvolvidas em três momentos: a formação de uma equipe de alunos monitores pela professora, a aplicação da prática pelos monitores aos demais alunos da classe e, por fim, momentos de reflexões com apresentação de relatório por escrito. Entre muitos resultados positivos obtidos, destaca o fato de transformar alunos passivos em ativos e, principalmente levando-os à motivação pela aprendizagem pelo fato de passar a acreditar na sua própria capacidade de aprender promovendo uma mudança na cultura escolar pelo sucesso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:44Z
2016-07-19T13:00:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5019-5029
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141845
ISSN2357-7819-2014-5019-5029.pdf
3832034837641381
3558054469670536
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141845
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5019-5029
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-5019-5029.pdf
3832034837641381
3558054469670536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5019-5029
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128743727693824