Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leone, Naiara Mendonça [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90200
Resumo: Este trabalho, vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”, teve por objetivo investigar as necessidades formativas de professores em início de carreira que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas públicas da rede municipal de Rancharia - SP, a fim de oferecer subsídios para a construção de projetos de formação contínua nos quais as necessidades desses novos docentes possam ser refletidas, discutidas e trabalhadas. Para tanto, procuramos responder às seguintes indagações: Como o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental vivencia o período inicial da docência em escolas públicas da rede municipal de Rancharia - SP? E, nesse contexto, quais são as suas necessidades de formação contínua? O referencial teórico assumido envolveu estudos sobre: formação de professores, desenvolvimento profissional docente, início da carreira docente e necessidades formativas. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo-explicativo. Os sujeitos participantes foram nove professores com até cinco anos de experiência no magistério que atuavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas da rede municipal de Rancharia - SP. A coleta dos dados da pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, selecionamos como procedimento metodológico a aplicação de questionário ao conjunto dos professores iniciantes, com a finalidade de obter informações relativas aos dados de identificação desses professores e às experiências por eles vivenciadas no início da carreira docente. Já a segunda etapa compreendeu a realização de duas entrevistas semi-estruturadas de grupo, com quatro professoras iniciantes cada uma, por meio das quais buscamos esclarecer, aprofundar e complementar as informações obtidas no questionário. Os dados relativos ao perfil dos professores...
id UNSP_704dc7334461851ed14f1c281ddd2da3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90200
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docênciaEducaçãoProfessores - FormaçãoNecessidades formativasProfessores IniciantesFormação ContínuaTraining NeedsBeginning TeachersEducationEste trabalho, vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”, teve por objetivo investigar as necessidades formativas de professores em início de carreira que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas públicas da rede municipal de Rancharia - SP, a fim de oferecer subsídios para a construção de projetos de formação contínua nos quais as necessidades desses novos docentes possam ser refletidas, discutidas e trabalhadas. Para tanto, procuramos responder às seguintes indagações: Como o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental vivencia o período inicial da docência em escolas públicas da rede municipal de Rancharia - SP? E, nesse contexto, quais são as suas necessidades de formação contínua? O referencial teórico assumido envolveu estudos sobre: formação de professores, desenvolvimento profissional docente, início da carreira docente e necessidades formativas. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo-explicativo. Os sujeitos participantes foram nove professores com até cinco anos de experiência no magistério que atuavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas da rede municipal de Rancharia - SP. A coleta dos dados da pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, selecionamos como procedimento metodológico a aplicação de questionário ao conjunto dos professores iniciantes, com a finalidade de obter informações relativas aos dados de identificação desses professores e às experiências por eles vivenciadas no início da carreira docente. Já a segunda etapa compreendeu a realização de duas entrevistas semi-estruturadas de grupo, com quatro professoras iniciantes cada uma, por meio das quais buscamos esclarecer, aprofundar e complementar as informações obtidas no questionário. Os dados relativos ao perfil dos professores...This work, linked to the research line “Public Policy, School Organization and Teachers Education”, aimed to investigate the training needs of teachers in early career working in the early years of elementary school, in public schools in the municipal Rancharia - SP, in order to provide subsidies for the construction of projects in which the training needs of these new teachers will be reflected, discussed and worked. To this end, we seek to answer the following questions: As the teacher of the early years of elementary school experiences the initial period of teaching in public schools in the municipal Rancharia - SP? And in this context, what are your training needs? The theoretical studies undertaken involved: teacher training, teacher professional development, early teaching career and training needs. This research approach is qualitative and descriptive-explanatory. The subject were nine teachers with up to five years of teaching experience who worked in the early years of primary education in public schools in the municipal Rancharia - SP. The collecting of survey data was developed in two stages. In the first, selected as the methodological procedure a questionnaire to all beginning teachers in order to obtain data regarding the identification of these teachers and the experiences they experienced in the early teaching career. The second step involved the holding of two semistructured group, beginning with four teachers each, through which we seek to clarify, deepen and complement the information obtained through the questionnaire. The data regarding the profile of the teachers were tabulated with the help of SPSS software and other information, were transcribed, organized, coded and analyzed from the perspective of content analysis... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leone, Naiara Mendonça [UNESP]2014-06-11T19:24:21Z2014-06-11T19:24:21Z2011-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis320 f. : il.application/pdfLEONE, Naiara Mendonça. Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência. 2011. 320 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/90200000675320leone_nm_me_prud.pdf33004129044P64339807008555214Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90200Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:44:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência
title Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência
spellingShingle Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência
Leone, Naiara Mendonça [UNESP]
Educação
Professores - Formação
Necessidades formativas
Professores Iniciantes
Formação Contínua
Training Needs
Beginning Teachers
Education
title_short Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência
title_full Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência
title_fullStr Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência
title_full_unstemmed Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência
title_sort Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência
author Leone, Naiara Mendonça [UNESP]
author_facet Leone, Naiara Mendonça [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leone, Naiara Mendonça [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores - Formação
Necessidades formativas
Professores Iniciantes
Formação Contínua
Training Needs
Beginning Teachers
Education
topic Educação
Professores - Formação
Necessidades formativas
Professores Iniciantes
Formação Contínua
Training Needs
Beginning Teachers
Education
description Este trabalho, vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”, teve por objetivo investigar as necessidades formativas de professores em início de carreira que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas públicas da rede municipal de Rancharia - SP, a fim de oferecer subsídios para a construção de projetos de formação contínua nos quais as necessidades desses novos docentes possam ser refletidas, discutidas e trabalhadas. Para tanto, procuramos responder às seguintes indagações: Como o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental vivencia o período inicial da docência em escolas públicas da rede municipal de Rancharia - SP? E, nesse contexto, quais são as suas necessidades de formação contínua? O referencial teórico assumido envolveu estudos sobre: formação de professores, desenvolvimento profissional docente, início da carreira docente e necessidades formativas. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo-explicativo. Os sujeitos participantes foram nove professores com até cinco anos de experiência no magistério que atuavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas da rede municipal de Rancharia - SP. A coleta dos dados da pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, selecionamos como procedimento metodológico a aplicação de questionário ao conjunto dos professores iniciantes, com a finalidade de obter informações relativas aos dados de identificação desses professores e às experiências por eles vivenciadas no início da carreira docente. Já a segunda etapa compreendeu a realização de duas entrevistas semi-estruturadas de grupo, com quatro professoras iniciantes cada uma, por meio das quais buscamos esclarecer, aprofundar e complementar as informações obtidas no questionário. Os dados relativos ao perfil dos professores...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-09
2014-06-11T19:24:21Z
2014-06-11T19:24:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEONE, Naiara Mendonça. Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência. 2011. 320 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/90200
000675320
leone_nm_me_prud.pdf
33004129044P6
4339807008555214
identifier_str_mv LEONE, Naiara Mendonça. Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência. 2011. 320 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
000675320
leone_nm_me_prud.pdf
33004129044P6
4339807008555214
url http://hdl.handle.net/11449/90200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 320 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649936821059584