Reflexões críticas sobre os sistemas apostilados de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Ivair Fernandes de [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90314
Resumo: Este trabalho é uma reflexão sobre a inserção de sistemas apostilados de ensino em escolas públicas municipais. Como o livro didático é o precursor deste tipo de material, este estudo faz um breve histórico das edições didáticas no Brasil, evidenciando convergências e divergências entre livros didáticos e apostilas, para definirmos se essas últimas podem ser consideradas uma inovação didática. A adoção de apostilas em escolas municipais é um fato intimamente ligado às políticas de descentralização do gerenciamento educacional. Fazemos, então, uma análise do processo de municipalização de ensino, focando nossa atenção no Estado de São Paulo, demonstrando como a municipalização iniciou-se no governo Montoro e finalmente efetivou-se no governo Covas, ressaltando a influência de instituições financeiras internacionais, assim como as bases legais que possibilitaram a delegação de responsabilidades aos governos municipais. Em seguida discorremos sobre o NAME, instituição vinculada ao Sistema COC de ensino e que tem atuação abrangente no noroeste paulista, fornecendo apostilas a um número significativo de municípios. Por fim, amparado pelos filósofos frankfurtianos signatários da Teoria Crítica este trabalho vale-se de categorias como Indústria Cultural e Semiformação para elucidação do objeto de estudo.
id UNSP_3081e1083e0a009aaf5141b3d8008757
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90314
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reflexões críticas sobre os sistemas apostilados de ensinoEducaçãoApostilasLivros didaticosEscolas públicasStudy aid SystemCultural IndustrySemiformationEste trabalho é uma reflexão sobre a inserção de sistemas apostilados de ensino em escolas públicas municipais. Como o livro didático é o precursor deste tipo de material, este estudo faz um breve histórico das edições didáticas no Brasil, evidenciando convergências e divergências entre livros didáticos e apostilas, para definirmos se essas últimas podem ser consideradas uma inovação didática. A adoção de apostilas em escolas municipais é um fato intimamente ligado às políticas de descentralização do gerenciamento educacional. Fazemos, então, uma análise do processo de municipalização de ensino, focando nossa atenção no Estado de São Paulo, demonstrando como a municipalização iniciou-se no governo Montoro e finalmente efetivou-se no governo Covas, ressaltando a influência de instituições financeiras internacionais, assim como as bases legais que possibilitaram a delegação de responsabilidades aos governos municipais. Em seguida discorremos sobre o NAME, instituição vinculada ao Sistema COC de ensino e que tem atuação abrangente no noroeste paulista, fornecendo apostilas a um número significativo de municípios. Por fim, amparado pelos filósofos frankfurtianos signatários da Teoria Crítica este trabalho vale-se de categorias como Indústria Cultural e Semiformação para elucidação do objeto de estudo.This work is a reflection about stud aid system of teaching’s insertion in public municipal school. Because the didactic book is the pioneer this tipe of material, this study makes a short description about didactic editions in Brazil, make evidenting convergences and divergences between didactic books and study aid, for we define if this are a didactic innovation. The study aid’s introduction in municipal schools is a fact connected with the politics of decentralization of educational management. We make, then, ananalise of process of muncipalition of teaching, directing our attention in Estate of São Paulo, showing the municipalition’s beginning in Montoro’s government and finally the permanention in Cova’s government, standing out the financial international institutions’ influence, as well as the legal bases what enabled the delegation of responsibility for the municipal government. Then, wrote about NAME, institutions linked with COC system of teaching and what includes the paulista northwest, furnishing study aid for a important number of municipal districts. Finally, supported by frankfurtianos philosophers, signatories of Criticism Theory this work use of category how Cultural Industry and Semiformation for to elucidate the study object.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amorim, Ivair Fernandes de [UNESP]2014-06-11T19:24:35Z2014-06-11T19:24:35Z2008-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis191 f.application/pdfAMORIM, Ivair Fernandes de. Reflexões críticas sobre os sistemas apostilados de ensino. 2008. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90314000569084amorim_if_me_arafcl.pdf33004030079P217880635512472540000-0001-9620-5964Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:53:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90314Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:56:05.393893Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões críticas sobre os sistemas apostilados de ensino
title Reflexões críticas sobre os sistemas apostilados de ensino
spellingShingle Reflexões críticas sobre os sistemas apostilados de ensino
Amorim, Ivair Fernandes de [UNESP]
Educação
Apostilas
Livros didaticos
Escolas públicas
Study aid System
Cultural Industry
Semiformation
title_short Reflexões críticas sobre os sistemas apostilados de ensino
title_full Reflexões críticas sobre os sistemas apostilados de ensino
title_fullStr Reflexões críticas sobre os sistemas apostilados de ensino
title_full_unstemmed Reflexões críticas sobre os sistemas apostilados de ensino
title_sort Reflexões críticas sobre os sistemas apostilados de ensino
author Amorim, Ivair Fernandes de [UNESP]
author_facet Amorim, Ivair Fernandes de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Ivair Fernandes de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Apostilas
Livros didaticos
Escolas públicas
Study aid System
Cultural Industry
Semiformation
topic Educação
Apostilas
Livros didaticos
Escolas públicas
Study aid System
Cultural Industry
Semiformation
description Este trabalho é uma reflexão sobre a inserção de sistemas apostilados de ensino em escolas públicas municipais. Como o livro didático é o precursor deste tipo de material, este estudo faz um breve histórico das edições didáticas no Brasil, evidenciando convergências e divergências entre livros didáticos e apostilas, para definirmos se essas últimas podem ser consideradas uma inovação didática. A adoção de apostilas em escolas municipais é um fato intimamente ligado às políticas de descentralização do gerenciamento educacional. Fazemos, então, uma análise do processo de municipalização de ensino, focando nossa atenção no Estado de São Paulo, demonstrando como a municipalização iniciou-se no governo Montoro e finalmente efetivou-se no governo Covas, ressaltando a influência de instituições financeiras internacionais, assim como as bases legais que possibilitaram a delegação de responsabilidades aos governos municipais. Em seguida discorremos sobre o NAME, instituição vinculada ao Sistema COC de ensino e que tem atuação abrangente no noroeste paulista, fornecendo apostilas a um número significativo de municípios. Por fim, amparado pelos filósofos frankfurtianos signatários da Teoria Crítica este trabalho vale-se de categorias como Indústria Cultural e Semiformação para elucidação do objeto de estudo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-15
2014-06-11T19:24:35Z
2014-06-11T19:24:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMORIM, Ivair Fernandes de. Reflexões críticas sobre os sistemas apostilados de ensino. 2008. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/90314
000569084
amorim_if_me_arafcl.pdf
33004030079P2
1788063551247254
0000-0001-9620-5964
identifier_str_mv AMORIM, Ivair Fernandes de. Reflexões críticas sobre os sistemas apostilados de ensino. 2008. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
000569084
amorim_if_me_arafcl.pdf
33004030079P2
1788063551247254
0000-0001-9620-5964
url http://hdl.handle.net/11449/90314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 191 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128438203056128