Elaboração de modelo de tomada de decisão “Make or Buy” para empresas do segmento industrial de autopeças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aceituno, Thiago Karam
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182590
Resumo: Ser competitivo no setor industrial pressupõe, dentre outros fatores, tomar as decisões corretas. Para tal, o melhor uso das informações disponíveis é fundamental. Este estudo tem por objetivo propor a criação de um modelo de auxílio para tomada de decisão, por meio de um estudo de caso, entre produzir internamente ou terceirizar a produção de determinados itens. O trabalho de pesquisa foi baseado no método pesquisa-ação e após revisão da literatura identificou-se fatores econômico-financeiros, operacionais e estratégicos como críticos para a tomada de decisão, sobre produzir ou comprar, e consequente sucesso da organização. Este estudo demonstra como utilizar um modelo de tomada de decisão, onde decide se a produção permanece dentro da organização ou se é terceirizada após minucioso processo de seleção de parceiros em uma empresa multinacional de grande porte, com 30 plantas, presente em 14 países, mais de 15 mil funcionários, do segmento de autopeças, em unidade situada no interior do estado de São Paulo. O estudo se limita a elaborar um modelo de tomada de decisão baseado em uma ferramenta MCDM (Mutiple Criteria Decision Making) sem validá-lo em larga escala. Após pesquisa e breve avaliação sobre alguns dos modelos MCDM mais populares disponíveis, adotou-se o AHP (Analytic Hierarchy Process) por sua interface mais simples e quantitativamente, com maior número de publicações e citações quando relacionados ao tema automotivo, o que demonstra que foi mais estudado. O modelo criado pondera, através de níveis de prioridade, que produzir um item internamente na empresa ou compra-lo de um terceiro é uma decisão de caráter técnico e estratégico que influencia diretamente os resultados da organização e que contribuem para definir seu nível de competitividade e os desdobramentos dos fatores operacionais, econômico-financeiros e estratégicos, e direcionar para melhor decisão
id UNSP_30efd2a21d425f768d8b7eee9cc0aecc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182590
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Elaboração de modelo de tomada de decisão “Make or Buy” para empresas do segmento industrial de autopeçasElaboration of decision-making model "Make or Buy" for companies in the industrial segment of auto partsProcesso decisórioSistemas de suporte de decisãoPlanejamento empresarialTerceirizaçãoMake or buyDecision MakingOutsourcingDecison making modelSer competitivo no setor industrial pressupõe, dentre outros fatores, tomar as decisões corretas. Para tal, o melhor uso das informações disponíveis é fundamental. Este estudo tem por objetivo propor a criação de um modelo de auxílio para tomada de decisão, por meio de um estudo de caso, entre produzir internamente ou terceirizar a produção de determinados itens. O trabalho de pesquisa foi baseado no método pesquisa-ação e após revisão da literatura identificou-se fatores econômico-financeiros, operacionais e estratégicos como críticos para a tomada de decisão, sobre produzir ou comprar, e consequente sucesso da organização. Este estudo demonstra como utilizar um modelo de tomada de decisão, onde decide se a produção permanece dentro da organização ou se é terceirizada após minucioso processo de seleção de parceiros em uma empresa multinacional de grande porte, com 30 plantas, presente em 14 países, mais de 15 mil funcionários, do segmento de autopeças, em unidade situada no interior do estado de São Paulo. O estudo se limita a elaborar um modelo de tomada de decisão baseado em uma ferramenta MCDM (Mutiple Criteria Decision Making) sem validá-lo em larga escala. Após pesquisa e breve avaliação sobre alguns dos modelos MCDM mais populares disponíveis, adotou-se o AHP (Analytic Hierarchy Process) por sua interface mais simples e quantitativamente, com maior número de publicações e citações quando relacionados ao tema automotivo, o que demonstra que foi mais estudado. O modelo criado pondera, através de níveis de prioridade, que produzir um item internamente na empresa ou compra-lo de um terceiro é uma decisão de caráter técnico e estratégico que influencia diretamente os resultados da organização e que contribuem para definir seu nível de competitividade e os desdobramentos dos fatores operacionais, econômico-financeiros e estratégicos, e direcionar para melhor decisãoBeing competitive in the industrial sector presupposes, among other factors, making the right decisions. To this end, the best use of available information is critical. The purpose of this study is to propose the creation of a decision making model to support the process, through a case study, between producing internally or outsourcing the production of certain items. The research work was based on the research-action method and after reviewing the literature, it has been identified economic-financial, operational and strategic factors as critical for decision-making, producing or buying, and consequent success of the organization. This study demonstrates how to use a decision-making model, driving the decision to wether the production remains within the organization or if it is outsourced after a thorough selection process of partners, in a large multinational company with 30 plants present in 14 countries, of 15 thousand employees, in the auto parts segment, in a unit located in the interior of the state of São Paulo. The study is limited to elaborating a decision-making model based on a MCDM (Mutiple Criteria Decision Making) tool without validating it on a large scale. After research and a brief evaluation of some of the most popular MCDM models available, the AHP (Analytic Hierarchy Process) was adopted for its simpler and quantitative interface, with a greater number of publications and citations when related to the automotive theme, which more studied. The created model ponders, through priority levels, that producing an item internally in the company or buying it from a third party is a technical and strategic decision that directly influences the organization's results and contributes to defining its level of competitiveness and the unfolding of the operational, economic-financial and strategic factors, and direct for a better decisionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Salomon, Valerio Antonio Pamplona [UNESP]Cavenaghi, Vagner [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aceituno, Thiago Karam2019-07-22T16:24:17Z2019-07-22T16:24:17Z2018-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18259000091862933004080052P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-12T06:28:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182590Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-12T06:28:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de modelo de tomada de decisão “Make or Buy” para empresas do segmento industrial de autopeças
Elaboration of decision-making model "Make or Buy" for companies in the industrial segment of auto parts
title Elaboração de modelo de tomada de decisão “Make or Buy” para empresas do segmento industrial de autopeças
spellingShingle Elaboração de modelo de tomada de decisão “Make or Buy” para empresas do segmento industrial de autopeças
Aceituno, Thiago Karam
Processo decisório
Sistemas de suporte de decisão
Planejamento empresarial
Terceirização
Make or buy
Decision Making
Outsourcing
Decison making model
title_short Elaboração de modelo de tomada de decisão “Make or Buy” para empresas do segmento industrial de autopeças
title_full Elaboração de modelo de tomada de decisão “Make or Buy” para empresas do segmento industrial de autopeças
title_fullStr Elaboração de modelo de tomada de decisão “Make or Buy” para empresas do segmento industrial de autopeças
title_full_unstemmed Elaboração de modelo de tomada de decisão “Make or Buy” para empresas do segmento industrial de autopeças
title_sort Elaboração de modelo de tomada de decisão “Make or Buy” para empresas do segmento industrial de autopeças
author Aceituno, Thiago Karam
author_facet Aceituno, Thiago Karam
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salomon, Valerio Antonio Pamplona [UNESP]
Cavenaghi, Vagner [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Aceituno, Thiago Karam
dc.subject.por.fl_str_mv Processo decisório
Sistemas de suporte de decisão
Planejamento empresarial
Terceirização
Make or buy
Decision Making
Outsourcing
Decison making model
topic Processo decisório
Sistemas de suporte de decisão
Planejamento empresarial
Terceirização
Make or buy
Decision Making
Outsourcing
Decison making model
description Ser competitivo no setor industrial pressupõe, dentre outros fatores, tomar as decisões corretas. Para tal, o melhor uso das informações disponíveis é fundamental. Este estudo tem por objetivo propor a criação de um modelo de auxílio para tomada de decisão, por meio de um estudo de caso, entre produzir internamente ou terceirizar a produção de determinados itens. O trabalho de pesquisa foi baseado no método pesquisa-ação e após revisão da literatura identificou-se fatores econômico-financeiros, operacionais e estratégicos como críticos para a tomada de decisão, sobre produzir ou comprar, e consequente sucesso da organização. Este estudo demonstra como utilizar um modelo de tomada de decisão, onde decide se a produção permanece dentro da organização ou se é terceirizada após minucioso processo de seleção de parceiros em uma empresa multinacional de grande porte, com 30 plantas, presente em 14 países, mais de 15 mil funcionários, do segmento de autopeças, em unidade situada no interior do estado de São Paulo. O estudo se limita a elaborar um modelo de tomada de decisão baseado em uma ferramenta MCDM (Mutiple Criteria Decision Making) sem validá-lo em larga escala. Após pesquisa e breve avaliação sobre alguns dos modelos MCDM mais populares disponíveis, adotou-se o AHP (Analytic Hierarchy Process) por sua interface mais simples e quantitativamente, com maior número de publicações e citações quando relacionados ao tema automotivo, o que demonstra que foi mais estudado. O modelo criado pondera, através de níveis de prioridade, que produzir um item internamente na empresa ou compra-lo de um terceiro é uma decisão de caráter técnico e estratégico que influencia diretamente os resultados da organização e que contribuem para definir seu nível de competitividade e os desdobramentos dos fatores operacionais, econômico-financeiros e estratégicos, e direcionar para melhor decisão
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-30
2019-07-22T16:24:17Z
2019-07-22T16:24:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182590
000918629
33004080052P0
url http://hdl.handle.net/11449/182590
identifier_str_mv 000918629
33004080052P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965597710155776