Formação docente: contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Andréia Guilhen [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/115738
Resumo: Nesta dissertação, vinculada à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores” do Programa de Pósgraduação em Educação da FCT/UNESP, apresentam-se os resultados de um estudo que teve como preocupação central a discussão sobre a formação inicial de professores. O interesse em discutir o assunto surgiu a partir de uma pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ), cujos dados preliminares indicaram que grande número de estudantes cursam Pedagogia por falta de opção ou porque foram aprovados no vestibular, sendo que alguns sequer sabem explicar as razões desta escolha, o que sugere falta de interesse pelo curso e pela profissão docente. Com base nessa constatação, o objetivo geral deste trabalho foi investigar o processo de formação inicial de professores indagando acerca de sua influência na (re)construção das representações sociais sobre a profissão docente, os futuros alunos e a escola e analisar a construção da identidade profissional pelos estudantes do curso de Pedagogia. Para tanto, foi realizada uma comparação das respostas dadas pelos estudantes no início do curso de Pedagogia e nos últimos anos deste. O mesmo questionário aplicado aos estudantes do 1° e 2° anos, que participaram do projeto de Iniciação Científica em 2009, foi aplicado aos estudantes de 3° e 4° anos matriculados em 2011. O tratamento e a análise dos dados deram-se através de uma abordagem qualitativa, utilizando-se a Análise de Conteúdo à luz de Laurence Bardin. As questões fechadas do questionário foram tratadas com o auxílio do software SPSS...
id UNSP_3116288d2f64653ebe911825edbdcc13
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115738
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação docente: contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissionalEducaçãoEducação - Estudo e ensinoRepresentações sociaisProfessores - FormaçãoIdentidade profissionalEducationNesta dissertação, vinculada à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores” do Programa de Pósgraduação em Educação da FCT/UNESP, apresentam-se os resultados de um estudo que teve como preocupação central a discussão sobre a formação inicial de professores. O interesse em discutir o assunto surgiu a partir de uma pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ), cujos dados preliminares indicaram que grande número de estudantes cursam Pedagogia por falta de opção ou porque foram aprovados no vestibular, sendo que alguns sequer sabem explicar as razões desta escolha, o que sugere falta de interesse pelo curso e pela profissão docente. Com base nessa constatação, o objetivo geral deste trabalho foi investigar o processo de formação inicial de professores indagando acerca de sua influência na (re)construção das representações sociais sobre a profissão docente, os futuros alunos e a escola e analisar a construção da identidade profissional pelos estudantes do curso de Pedagogia. Para tanto, foi realizada uma comparação das respostas dadas pelos estudantes no início do curso de Pedagogia e nos últimos anos deste. O mesmo questionário aplicado aos estudantes do 1° e 2° anos, que participaram do projeto de Iniciação Científica em 2009, foi aplicado aos estudantes de 3° e 4° anos matriculados em 2011. O tratamento e a análise dos dados deram-se através de uma abordagem qualitativa, utilizando-se a Análise de Conteúdo à luz de Laurence Bardin. As questões fechadas do questionário foram tratadas com o auxílio do software SPSS...This dissertation research shows the results linked about the study to Public Policies, School Organization and Teacher Training of the Course Postgraduate Education FCT/UNESP, titled: Docente formation: contributions of initial training for the (re) construction of professional identity, having as a main concern the discussion of initial teacher formation. The interest in discussing this subject came from a survey of Undergraduate Research (PIBIC/CNPq) that preliminary data indicated that large numbers of students studying Pedagogy for lack of choice because they have passed the entrance exam and some even know how to explain the reasons for this choice, which suggests a lack of interest in the course and the teaching profession. Based on this observation, the objective of this study was to investigate the process of initial teacher inquiring about their influence on the ( re) construction of social representations of the teaching profession , prospective students and the school and analyze the construction of professional identity by students of Pedagogy. Therefore, a comparison of the answers given by the students early in the course of Pedagogy and in recent years this has been accomplished. The same questionnaire given to the students of the 1st and 2nd years, who participated in the project of Scientific Initiation in 2009, was applied to the students of 3rd and 4th years enrolled in 2011. Treatment and data analysis is given through a qualitative approach, using content analysis in the light of Laurence Bardin. Closed questions of the questionnaire were treated with the SPSS software...Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinto, Andréia Guilhen [UNESP]2015-03-03T11:52:30Z2015-03-03T11:52:30Z2013-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis196 f. : il.application/pdfPINTO, Andréia Guilhen. Formação docente: contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissional. 2013. 196 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013.http://hdl.handle.net/11449/115738000803252000803252.pdf33004129044P62624279208302164Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115738Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:43:58.222897Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente: contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissional
title Formação docente: contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissional
spellingShingle Formação docente: contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissional
Pinto, Andréia Guilhen [UNESP]
Educação
Educação - Estudo e ensino
Representações sociais
Professores - Formação
Identidade profissional
Education
title_short Formação docente: contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissional
title_full Formação docente: contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissional
title_fullStr Formação docente: contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissional
title_full_unstemmed Formação docente: contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissional
title_sort Formação docente: contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissional
author Pinto, Andréia Guilhen [UNESP]
author_facet Pinto, Andréia Guilhen [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Andréia Guilhen [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - Estudo e ensino
Representações sociais
Professores - Formação
Identidade profissional
Education
topic Educação
Educação - Estudo e ensino
Representações sociais
Professores - Formação
Identidade profissional
Education
description Nesta dissertação, vinculada à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores” do Programa de Pósgraduação em Educação da FCT/UNESP, apresentam-se os resultados de um estudo que teve como preocupação central a discussão sobre a formação inicial de professores. O interesse em discutir o assunto surgiu a partir de uma pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ), cujos dados preliminares indicaram que grande número de estudantes cursam Pedagogia por falta de opção ou porque foram aprovados no vestibular, sendo que alguns sequer sabem explicar as razões desta escolha, o que sugere falta de interesse pelo curso e pela profissão docente. Com base nessa constatação, o objetivo geral deste trabalho foi investigar o processo de formação inicial de professores indagando acerca de sua influência na (re)construção das representações sociais sobre a profissão docente, os futuros alunos e a escola e analisar a construção da identidade profissional pelos estudantes do curso de Pedagogia. Para tanto, foi realizada uma comparação das respostas dadas pelos estudantes no início do curso de Pedagogia e nos últimos anos deste. O mesmo questionário aplicado aos estudantes do 1° e 2° anos, que participaram do projeto de Iniciação Científica em 2009, foi aplicado aos estudantes de 3° e 4° anos matriculados em 2011. O tratamento e a análise dos dados deram-se através de uma abordagem qualitativa, utilizando-se a Análise de Conteúdo à luz de Laurence Bardin. As questões fechadas do questionário foram tratadas com o auxílio do software SPSS...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-29
2015-03-03T11:52:30Z
2015-03-03T11:52:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Andréia Guilhen. Formação docente: contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissional. 2013. 196 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/115738
000803252
000803252.pdf
33004129044P6
2624279208302164
identifier_str_mv PINTO, Andréia Guilhen. Formação docente: contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissional. 2013. 196 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013.
000803252
000803252.pdf
33004129044P6
2624279208302164
url http://hdl.handle.net/11449/115738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 196 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129110208151552