Considerações sobre os aspectos cinemáticos e dinâmicos do movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ailson Vasconcelos da [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90929
Resumo: É corrente entre os pesquisadores a necessidade de inserção de História. Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino de ciências, assim como esta inserção é recorrentemente apontada como uma solução para a suposta crise que invadiu o ensino nesta modalidade. Insatisfeitos com o rumo que estas pesquisas estão tomando, delineamos nosso problema de pesquisa. Explicitamos nossa concepção de educação embasada principalmente pela obra do educador Paulo Freire, ou seja, apresentamos nossa concepção de educação dialógica-problematizadora na vertente emancipadora. Fazemos uma aproximação entre a concepção freiriana de educação e o ensino de ciências, a fim de estabelecer uma concepção de ensino de ciências, bem como do ensino de física do qual compartilhamos. Nessa concepção de ensino de ciências apresentamos a finalidade pela qual pretendemos resgatar a História, Filosofia e Sociologia da Ciência, HFSC, argumentando em favor de sua inseparabilidade com a Ciência no ensino de ciências. Apresentamos a Experiência do Balde de Newton e a finalidade que a mesma teria nessa concepção. Concluímos que a construção de enunciados sobre a experiência dp Balde de Newton, através de seus consequentes pronunciamentos e sua volta problematizada ao sujeito, proporcionou aos alunos uma transformação da realidade
id UNSP_3228a685d225baa019e6f18f7b26a412
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90929
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Considerações sobre os aspectos cinemáticos e dinâmicos do movimentoFreire, Paulo, 1921-1997Física - Estudo e ensinoExperimento do Balde de NewtonPhysics teachingNewton's bucket experimentProblematizationPhenomena and statementsÉ corrente entre os pesquisadores a necessidade de inserção de História. Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino de ciências, assim como esta inserção é recorrentemente apontada como uma solução para a suposta crise que invadiu o ensino nesta modalidade. Insatisfeitos com o rumo que estas pesquisas estão tomando, delineamos nosso problema de pesquisa. Explicitamos nossa concepção de educação embasada principalmente pela obra do educador Paulo Freire, ou seja, apresentamos nossa concepção de educação dialógica-problematizadora na vertente emancipadora. Fazemos uma aproximação entre a concepção freiriana de educação e o ensino de ciências, a fim de estabelecer uma concepção de ensino de ciências, bem como do ensino de física do qual compartilhamos. Nessa concepção de ensino de ciências apresentamos a finalidade pela qual pretendemos resgatar a História, Filosofia e Sociologia da Ciência, HFSC, argumentando em favor de sua inseparabilidade com a Ciência no ensino de ciências. Apresentamos a Experiência do Balde de Newton e a finalidade que a mesma teria nessa concepção. Concluímos que a construção de enunciados sobre a experiência dp Balde de Newton, através de seus consequentes pronunciamentos e sua volta problematizada ao sujeito, proporcionou aos alunos uma transformação da realidadeIt is a common practi ce among researches the need of entering into History, Philosophy and Sociology of Science in science teaching, and this integration is repeatedly cited as a solution to the supposed crisis that broke into the school championship. Unhappy with the way these survey are taking, we delicated our research problem. We explicited our conception of education based mainly on the work of eductor Paulo Freire, that is, we present our vision of dialogic-problematizing education in the shed for liberation. We make a connection between the desing Freirien education and science education in order to establish a conception of science teaching and the teaching of physics which we share. In this conception of science education we present the purpose we intend redeem the History, Philosophy and Sociology of Science, HFSC, arguing for the inseparability of Science in science education. We present the experience of Newton's bucket and the the purpose that it would have this view. We conclude that the construction of statements about the experience of Newton's bucket through this consequent pronouncements and his return problematized to the subject gave the pupils a changing realityCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Ailson Vasconcelos da [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2008-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis83 f. : il.application/pdfCUNHA, Ailson Vasconcelos da. Considerações sobre os aspectos cinemáticos e dinâmicos do movimento. 2008. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90929000628491cunha_av_me_bauru.pdf33004056079P02571977671030681Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-19T06:32:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90929Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T21:09:07.651683Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre os aspectos cinemáticos e dinâmicos do movimento
title Considerações sobre os aspectos cinemáticos e dinâmicos do movimento
spellingShingle Considerações sobre os aspectos cinemáticos e dinâmicos do movimento
Cunha, Ailson Vasconcelos da [UNESP]
Freire, Paulo, 1921-1997
Física - Estudo e ensino
Experimento do Balde de Newton
Physics teaching
Newton's bucket experiment
Problematization
Phenomena and statements
title_short Considerações sobre os aspectos cinemáticos e dinâmicos do movimento
title_full Considerações sobre os aspectos cinemáticos e dinâmicos do movimento
title_fullStr Considerações sobre os aspectos cinemáticos e dinâmicos do movimento
title_full_unstemmed Considerações sobre os aspectos cinemáticos e dinâmicos do movimento
title_sort Considerações sobre os aspectos cinemáticos e dinâmicos do movimento
author Cunha, Ailson Vasconcelos da [UNESP]
author_facet Cunha, Ailson Vasconcelos da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Ailson Vasconcelos da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Freire, Paulo, 1921-1997
Física - Estudo e ensino
Experimento do Balde de Newton
Physics teaching
Newton's bucket experiment
Problematization
Phenomena and statements
topic Freire, Paulo, 1921-1997
Física - Estudo e ensino
Experimento do Balde de Newton
Physics teaching
Newton's bucket experiment
Problematization
Phenomena and statements
description É corrente entre os pesquisadores a necessidade de inserção de História. Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino de ciências, assim como esta inserção é recorrentemente apontada como uma solução para a suposta crise que invadiu o ensino nesta modalidade. Insatisfeitos com o rumo que estas pesquisas estão tomando, delineamos nosso problema de pesquisa. Explicitamos nossa concepção de educação embasada principalmente pela obra do educador Paulo Freire, ou seja, apresentamos nossa concepção de educação dialógica-problematizadora na vertente emancipadora. Fazemos uma aproximação entre a concepção freiriana de educação e o ensino de ciências, a fim de estabelecer uma concepção de ensino de ciências, bem como do ensino de física do qual compartilhamos. Nessa concepção de ensino de ciências apresentamos a finalidade pela qual pretendemos resgatar a História, Filosofia e Sociologia da Ciência, HFSC, argumentando em favor de sua inseparabilidade com a Ciência no ensino de ciências. Apresentamos a Experiência do Balde de Newton e a finalidade que a mesma teria nessa concepção. Concluímos que a construção de enunciados sobre a experiência dp Balde de Newton, através de seus consequentes pronunciamentos e sua volta problematizada ao sujeito, proporcionou aos alunos uma transformação da realidade
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-16
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Ailson Vasconcelos da. Considerações sobre os aspectos cinemáticos e dinâmicos do movimento. 2008. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/90929
000628491
cunha_av_me_bauru.pdf
33004056079P0
2571977671030681
identifier_str_mv CUNHA, Ailson Vasconcelos da. Considerações sobre os aspectos cinemáticos e dinâmicos do movimento. 2008. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
000628491
cunha_av_me_bauru.pdf
33004056079P0
2571977671030681
url http://hdl.handle.net/11449/90929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045721415352320