Urgência: imagens e montagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/234772 |
Resumo: | Urgência: imagens e montagem é um estudo sobre imagens. Trata-se de buscar compreender de que forma as imagens visuais produzem significado. Com esta busca, cheguei a um lugar em que o significado das imagens não é fixo e depende do que vai ser justaposto a elas, seja texto como narrativas ou legendas, texto como novas imagens ou outras imagens visuais. Esta justaposição é o exercício de montagem. A montagem pode ser didática (neste estudo nomeada como montagem linear) ou não didática (nomeada como montagem de contrastes). Urgência é também o título do trabalho prático em formato de revista, resultado da pesquisa teórica que o antecedeu. Em formato impresso, a revista procura pôr em prática o processo da montagem de contraste apresentada no trabalho. O método de montagem do cinema foi aplicado à revista por esta ser, assim como o cinema, uma sequência de imagens. No caso de uma revista, enfatiza-se ainda mais o contraste entre as imagens por supor uma imagem ao lado da outra simultaneamente (em uma revista aberta temos duas páginas lado a lado), assim como uma sequência maior, ao se considerar a revista como um todo. |
id |
UNSP_329c8282bb5c86b37191bc4c74075980 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/234772 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Urgência: imagens e montagemUrgency: images and montageImagensMontagemCinemaSignificadoUrgência: imagens e montagem é um estudo sobre imagens. Trata-se de buscar compreender de que forma as imagens visuais produzem significado. Com esta busca, cheguei a um lugar em que o significado das imagens não é fixo e depende do que vai ser justaposto a elas, seja texto como narrativas ou legendas, texto como novas imagens ou outras imagens visuais. Esta justaposição é o exercício de montagem. A montagem pode ser didática (neste estudo nomeada como montagem linear) ou não didática (nomeada como montagem de contrastes). Urgência é também o título do trabalho prático em formato de revista, resultado da pesquisa teórica que o antecedeu. Em formato impresso, a revista procura pôr em prática o processo da montagem de contraste apresentada no trabalho. O método de montagem do cinema foi aplicado à revista por esta ser, assim como o cinema, uma sequência de imagens. No caso de uma revista, enfatiza-se ainda mais o contraste entre as imagens por supor uma imagem ao lado da outra simultaneamente (em uma revista aberta temos duas páginas lado a lado), assim como uma sequência maior, ao se considerar a revista como um todo.Urgency: images and montage is a study on images. It is about trying to understand how visual images produce meaning. With this search, I arrived at the place where the meaning of the images is not fixed and depends on what will be juxtaposed to it, be it text as narratives or subtitles, text as new images or other visual images. This juxtaposition is the montage exercise. This montage may be didactic (which in this study is named as linear montage) or non-didactic (named as contrasting montage). Urgency is also the title of the practical work in a magazine format, resulting from the theoretical research that preceded it. In printed format, the magazine seeks in practice the process of the contrast montage presented in the work. The method of film editing was applied to the magazine because it is, like cinema, a sequence of images. In the case of a magazine, the contrast between the images is further emphasized by supposing one image next to the other simultaneously (in an open magazine we have two pages side by side), as well as a larger sequence when considering the magazine as a whole.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romagnolo, Sergio Mauro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brandelli, Luisa [UNESP]2022-05-18T15:48:35Z2022-05-18T15:48:35Z2021-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23477241002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-04T06:10:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234772Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:54:15.174186Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Urgência: imagens e montagem Urgency: images and montage |
title |
Urgência: imagens e montagem |
spellingShingle |
Urgência: imagens e montagem Brandelli, Luisa [UNESP] Imagens Montagem Cinema Significado |
title_short |
Urgência: imagens e montagem |
title_full |
Urgência: imagens e montagem |
title_fullStr |
Urgência: imagens e montagem |
title_full_unstemmed |
Urgência: imagens e montagem |
title_sort |
Urgência: imagens e montagem |
author |
Brandelli, Luisa [UNESP] |
author_facet |
Brandelli, Luisa [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Romagnolo, Sergio Mauro [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandelli, Luisa [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagens Montagem Cinema Significado |
topic |
Imagens Montagem Cinema Significado |
description |
Urgência: imagens e montagem é um estudo sobre imagens. Trata-se de buscar compreender de que forma as imagens visuais produzem significado. Com esta busca, cheguei a um lugar em que o significado das imagens não é fixo e depende do que vai ser justaposto a elas, seja texto como narrativas ou legendas, texto como novas imagens ou outras imagens visuais. Esta justaposição é o exercício de montagem. A montagem pode ser didática (neste estudo nomeada como montagem linear) ou não didática (nomeada como montagem de contrastes). Urgência é também o título do trabalho prático em formato de revista, resultado da pesquisa teórica que o antecedeu. Em formato impresso, a revista procura pôr em prática o processo da montagem de contraste apresentada no trabalho. O método de montagem do cinema foi aplicado à revista por esta ser, assim como o cinema, uma sequência de imagens. No caso de uma revista, enfatiza-se ainda mais o contraste entre as imagens por supor uma imagem ao lado da outra simultaneamente (em uma revista aberta temos duas páginas lado a lado), assim como uma sequência maior, ao se considerar a revista como um todo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-29 2022-05-18T15:48:35Z 2022-05-18T15:48:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/234772 41002016026P1 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/234772 |
identifier_str_mv |
41002016026P1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128718705524736 |