Um Kit de espelhos planos para o ensino de geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batistela, Rosemeire de Fátima [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91157
Resumo: O objetico desta pesquisa foi construir um kit de instrumentos feitos com espelhos planos. Para atingir esse propósito uma pesquisa bibliográfica foi desenvolvida a respeito de instrumentos similares existentes para o ensino de geometria. A descrição de tais objetos é apresentada. Os dados obtidos na descrição realizada foram analisados com recursos da fenomenologia. Através das interpretações efetuadas foram articulados temas convergentes desses instrumentos, expressas na pesquisa como: o que é, como é feito e para que é utilizado. Essas convergências constituíram-se o núcleo da construção do kit apresentado nessa dissertação. A criação e cosntrução do kit foram minuciosamente explicitadas. Esse kit é um instrumento inovador e importante para o ensino de geometria e permite, através da visualização e da cosntrução de bases, a exploração de conceitos e propriedades geométricas abordando temas como: polígonos, poliedros de Platão e de Arquimedes, padrões simétricos, tesselações do plano e do espaço, construções geométricas, simetria, reflexão, translação, rotação, ângulos, entre outros.
id UNSP_32a960a8711df291c57db98f1cb335e3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91157
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um Kit de espelhos planos para o ensino de geometriaGeometriaEnsinoKit de espelhosCaleidoscópiosVisualizaçãoKit of mirrorsKaleidoscopesGeometryVisualizationTeachingO objetico desta pesquisa foi construir um kit de instrumentos feitos com espelhos planos. Para atingir esse propósito uma pesquisa bibliográfica foi desenvolvida a respeito de instrumentos similares existentes para o ensino de geometria. A descrição de tais objetos é apresentada. Os dados obtidos na descrição realizada foram analisados com recursos da fenomenologia. Através das interpretações efetuadas foram articulados temas convergentes desses instrumentos, expressas na pesquisa como: o que é, como é feito e para que é utilizado. Essas convergências constituíram-se o núcleo da construção do kit apresentado nessa dissertação. A criação e cosntrução do kit foram minuciosamente explicitadas. Esse kit é um instrumento inovador e importante para o ensino de geometria e permite, através da visualização e da cosntrução de bases, a exploração de conceitos e propriedades geométricas abordando temas como: polígonos, poliedros de Platão e de Arquimedes, padrões simétricos, tesselações do plano e do espaço, construções geométricas, simetria, reflexão, translação, rotação, ângulos, entre outros.The purpose of this research was to construct a kit of instruments made out of plane mirrors. To reach this purpose, a bibliographic search was developed about already existing similar instruments to teach geometry. A description of such tools is presented. The data found in the description was analyzed from phenomenological perspective. Though the interpretation of these instruments convergent themes were found: what is, how is constructed and for what is used. These convergences constituted the core for the construction of this new kit presented in this dissertation. The creation and cosntruction of is presented in details. This kit is an important and new instrument and allows the work of geometrics concepts and properties through of visualization and construction of basis, to explore geometric concepts and properties and the studying of themes, such that: polygons, Arquimedes and Plato's polyhedron, symmetric patterns, spherical and plane tessellations, geometric constructions, symmetry, reflexion, translation, rotation, and others.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Murari, Claudemir [UNESP]Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Batistela, Rosemeire de Fátima [UNESP]2014-06-11T19:24:55Z2014-06-11T19:24:55Z2005-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisiv, 134 f. : il., gráfs., tabs., fots.application/pdfBATISTELA, Rosemeire de Fátima. Um Kit de espelhos planos para o ensino de geometria. 2005. iv, 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.http://hdl.handle.net/11449/91157000324142000324142.pdf33004137031P71432728078910527Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-26T06:11:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91157Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-26T06:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Kit de espelhos planos para o ensino de geometria
title Um Kit de espelhos planos para o ensino de geometria
spellingShingle Um Kit de espelhos planos para o ensino de geometria
Batistela, Rosemeire de Fátima [UNESP]
Geometria
Ensino
Kit de espelhos
Caleidoscópios
Visualização
Kit of mirrors
Kaleidoscopes
Geometry
Visualization
Teaching
title_short Um Kit de espelhos planos para o ensino de geometria
title_full Um Kit de espelhos planos para o ensino de geometria
title_fullStr Um Kit de espelhos planos para o ensino de geometria
title_full_unstemmed Um Kit de espelhos planos para o ensino de geometria
title_sort Um Kit de espelhos planos para o ensino de geometria
author Batistela, Rosemeire de Fátima [UNESP]
author_facet Batistela, Rosemeire de Fátima [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Murari, Claudemir [UNESP]
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Batistela, Rosemeire de Fátima [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Ensino
Kit de espelhos
Caleidoscópios
Visualização
Kit of mirrors
Kaleidoscopes
Geometry
Visualization
Teaching
topic Geometria
Ensino
Kit de espelhos
Caleidoscópios
Visualização
Kit of mirrors
Kaleidoscopes
Geometry
Visualization
Teaching
description O objetico desta pesquisa foi construir um kit de instrumentos feitos com espelhos planos. Para atingir esse propósito uma pesquisa bibliográfica foi desenvolvida a respeito de instrumentos similares existentes para o ensino de geometria. A descrição de tais objetos é apresentada. Os dados obtidos na descrição realizada foram analisados com recursos da fenomenologia. Através das interpretações efetuadas foram articulados temas convergentes desses instrumentos, expressas na pesquisa como: o que é, como é feito e para que é utilizado. Essas convergências constituíram-se o núcleo da construção do kit apresentado nessa dissertação. A criação e cosntrução do kit foram minuciosamente explicitadas. Esse kit é um instrumento inovador e importante para o ensino de geometria e permite, através da visualização e da cosntrução de bases, a exploração de conceitos e propriedades geométricas abordando temas como: polígonos, poliedros de Platão e de Arquimedes, padrões simétricos, tesselações do plano e do espaço, construções geométricas, simetria, reflexão, translação, rotação, ângulos, entre outros.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-06
2014-06-11T19:24:55Z
2014-06-11T19:24:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTELA, Rosemeire de Fátima. Um Kit de espelhos planos para o ensino de geometria. 2005. iv, 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/91157
000324142
000324142.pdf
33004137031P7
1432728078910527
identifier_str_mv BATISTELA, Rosemeire de Fátima. Um Kit de espelhos planos para o ensino de geometria. 2005. iv, 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.
000324142
000324142.pdf
33004137031P7
1432728078910527
url http://hdl.handle.net/11449/91157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv iv, 134 f. : il., gráfs., tabs., fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046664107196416