Projeto cartográfico e implementação de um protótipo de atlas escolar interativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/bcg/article/view/25569 http://hdl.handle.net/11449/6682 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um protótipo de Atlas Escolar Interativo para alunos do 4º ciclo do ensino fundamental. A abordagem metodológica baseou-se na teoria de desenvolvimento cognitivo com a finalidade de produzir um material que possa ser compreendido e utilizado pelo público alvo. Para tanto, analisou-se as necessidades dos usuários com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais relacionados à disciplina de Geografia e nos livros didáticos utilizados em algumas escolas do ensino fundamental. Além disso, aplicou-se recursos multimídia de animação e interatividade, de acordo com a teoria de comunicação cartográfica, para facilitar a leitura e compreensão de mapas e assim, o conhecimento dos fenômenos geográficos. O desenvolvimento do protótipo subdividiu-se em duas grandes etapas: projeto cartográfico e produção do Atlas. Para a implementação do Atlas utilizou-se os aplicativos Macromedia Flash MX, Visual Basic e a biblioteca MapObjects-ESRI. Embora o Atlas não tenha sido avaliado, vale ressaltar que foi projetado com base no conhecimento teóricometodológico do desenvolvimento cognitivo, e é importante que no futuro, esse produto seja testado com um grupo de alunos do referido ciclo para avaliar a real contribuição da animação e interatividade no ensino da Geografia. |
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Projeto cartográfico e implementação de um protótipo de atlas escolar interativoCartographic design and implementation of an interactive school atlas prototypeAtlas EscolarCartografia MultimídiaInteratividadeSchool AtlasMultimedia cartographyInteractivityEste trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um protótipo de Atlas Escolar Interativo para alunos do 4º ciclo do ensino fundamental. A abordagem metodológica baseou-se na teoria de desenvolvimento cognitivo com a finalidade de produzir um material que possa ser compreendido e utilizado pelo público alvo. Para tanto, analisou-se as necessidades dos usuários com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais relacionados à disciplina de Geografia e nos livros didáticos utilizados em algumas escolas do ensino fundamental. Além disso, aplicou-se recursos multimídia de animação e interatividade, de acordo com a teoria de comunicação cartográfica, para facilitar a leitura e compreensão de mapas e assim, o conhecimento dos fenômenos geográficos. O desenvolvimento do protótipo subdividiu-se em duas grandes etapas: projeto cartográfico e produção do Atlas. Para a implementação do Atlas utilizou-se os aplicativos Macromedia Flash MX, Visual Basic e a biblioteca MapObjects-ESRI. Embora o Atlas não tenha sido avaliado, vale ressaltar que foi projetado com base no conhecimento teóricometodológico do desenvolvimento cognitivo, e é importante que no futuro, esse produto seja testado com um grupo de alunos do referido ciclo para avaliar a real contribuição da animação e interatividade no ensino da Geografia.This paper aimed at developing an Interactive School Atlas prototype for students of elementary school. The methodology was based on the cognitive development theory, in order to make a product that can be understood and used by the students. Thus, it was analyzed the needs of the users mainly based on the National Curriculum and Geography books adopted in some elementary schools. Moreover, it was applied multimedia resources of animation and interactivity, were applied, according to the theory of cartographic communication, to facilitate the reading and understanding of maps. The development of the Atlas prototype was split into two stages: cartographic project and production. The Atlas was implemented by using the Macromedia Flash MX, Visual Basic and the library MapObjects-ESRI. Although the Atlas has not been evaluated yet, one should point out that it was designed according to the theoretical and methodological knowledge of the cognitive development. The generated product needs to be tested in the future so as to evaluate the actual contribution of the animation and interactive in the teaching of Geography.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Ciências CartográficasUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Ciências CartográficasUniversidade Federal de Uberlândia (UFU)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Fernanda Puga [UNESP]Decanini, Mônica Modesta Santos [UNESP]2014-05-20T13:22:39Z2014-05-20T13:22:39Z2011-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article496-518application/pdfhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/bcg/article/view/25569Boletim de Ciências Geodésicas. Universidade Federal de Uberlândia (UFU), v. 17, n. 4, p. 496-518, 2011.1982-2170http://hdl.handle.net/11449/668210.1590/S1982-21702011000400002S1982-21702011000400002WOS:000299123900002S1982-21702011000400002.pdf5731530822932916SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporBoletim de Ciências Geodésicasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:01:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6682Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:33:01.123668Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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