A temática ambiental e as diferentes compreensões dos professores de física em formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciano Fernandes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000200009
http://hdl.handle.net/11449/26484
Resumo: Procuramos identificar as concepções dos licenciandos de física em relação à temática ambiental, bem como analisamos as propostas por eles elaboradas e os obstáculos que se lhes apresentam quando decidem tratar alguns aspectos da problemática ambiental em suas atividades de ensino. Os dados foram coletados a partir do desenvolvimento de algumas atividades na disciplina de Prática de Ensino oferecida a alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública no estado de São Paulo. Os dados evidenciam que as concepções que os licenciandos elaboram sobre a temática ambiental podem tornar-se obstáculos para a incorporação desses aspectos em suas propostas de ensino. da mesma forma, não há, por parte dos licenciandos, uma compreensão mais ampla quanto ao significado da temática ambiental, quanto às implicações do movimento ambientalista para as práticas culturais e pedagógicas e possibilidades de exploração de temas ambientais associados a propostas de ensino de física.
id UNSP_32f88b6a991fa0077e4f97cc843fdd82
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26484
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A temática ambiental e as diferentes compreensões dos professores de física em formação inicialEnvironmental themes and different conceptions of future Physics teachersTemática ambientalEnsino de físicaCTSAEnvironmental themesPhysics teachingSTSProcuramos identificar as concepções dos licenciandos de física em relação à temática ambiental, bem como analisamos as propostas por eles elaboradas e os obstáculos que se lhes apresentam quando decidem tratar alguns aspectos da problemática ambiental em suas atividades de ensino. Os dados foram coletados a partir do desenvolvimento de algumas atividades na disciplina de Prática de Ensino oferecida a alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública no estado de São Paulo. Os dados evidenciam que as concepções que os licenciandos elaboram sobre a temática ambiental podem tornar-se obstáculos para a incorporação desses aspectos em suas propostas de ensino. da mesma forma, não há, por parte dos licenciandos, uma compreensão mais ampla quanto ao significado da temática ambiental, quanto às implicações do movimento ambientalista para as práticas culturais e pedagógicas e possibilidades de exploração de temas ambientais associados a propostas de ensino de física.In this paper we try to identify some conceptions of trainee physics teachers about environmental issues and to analyze physics teaching activities proposed by them when they decide to include environmental themes in their teaching practices. This investigation also allowed us to identify some obstacles that trainee physics teachers had while dealing with environmental problems in their classes. The data collection was carried out through the development of some activities in a class called Practice of Physics Teaching, which is part of the curriculum of an Undergraduate Physics course (Teaching License) of a public university of the state of São Paulo. Data analysis pointed out that future physics teachers' conceptions about environmental issues can prevent them from including such topics in their educational practices. Data analysis also revealed that trainee physics teachers don't have a broad understanding of the significance of environmental issues and the implications of environmentalism for cultural and pedagogical practices.Universidade Federal de Itajubá Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Federal de Itajubá (UNIFEI)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luciano FernandesCarvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]2014-05-20T15:07:22Z2014-05-20T15:07:22Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article369-383application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000200009Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 2, p. 369-383, 2012.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2648410.1590/S1516-73132012000200009S1516-73132012000200009S1516-73132012000200009.pdf08045437821411820000-0002-6109-6830SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-10T06:10:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26484Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-10T06:10:17Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A temática ambiental e as diferentes compreensões dos professores de física em formação inicial
Environmental themes and different conceptions of future Physics teachers
title A temática ambiental e as diferentes compreensões dos professores de física em formação inicial
spellingShingle A temática ambiental e as diferentes compreensões dos professores de física em formação inicial
Silva, Luciano Fernandes
Temática ambiental
Ensino de física
CTSA
Environmental themes
Physics teaching
STS
title_short A temática ambiental e as diferentes compreensões dos professores de física em formação inicial
title_full A temática ambiental e as diferentes compreensões dos professores de física em formação inicial
title_fullStr A temática ambiental e as diferentes compreensões dos professores de física em formação inicial
title_full_unstemmed A temática ambiental e as diferentes compreensões dos professores de física em formação inicial
title_sort A temática ambiental e as diferentes compreensões dos professores de física em formação inicial
author Silva, Luciano Fernandes
author_facet Silva, Luciano Fernandes
Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciano Fernandes
Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Temática ambiental
Ensino de física
CTSA
Environmental themes
Physics teaching
STS
topic Temática ambiental
Ensino de física
CTSA
Environmental themes
Physics teaching
STS
description Procuramos identificar as concepções dos licenciandos de física em relação à temática ambiental, bem como analisamos as propostas por eles elaboradas e os obstáculos que se lhes apresentam quando decidem tratar alguns aspectos da problemática ambiental em suas atividades de ensino. Os dados foram coletados a partir do desenvolvimento de algumas atividades na disciplina de Prática de Ensino oferecida a alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública no estado de São Paulo. Os dados evidenciam que as concepções que os licenciandos elaboram sobre a temática ambiental podem tornar-se obstáculos para a incorporação desses aspectos em suas propostas de ensino. da mesma forma, não há, por parte dos licenciandos, uma compreensão mais ampla quanto ao significado da temática ambiental, quanto às implicações do movimento ambientalista para as práticas culturais e pedagógicas e possibilidades de exploração de temas ambientais associados a propostas de ensino de física.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
2014-05-20T15:07:22Z
2014-05-20T15:07:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000200009
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 2, p. 369-383, 2012.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26484
10.1590/S1516-73132012000200009
S1516-73132012000200009
S1516-73132012000200009.pdf
0804543782141182
0000-0002-6109-6830
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000200009
http://hdl.handle.net/11449/26484
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 2, p. 369-383, 2012.
1516-7313
10.1590/S1516-73132012000200009
S1516-73132012000200009
S1516-73132012000200009.pdf
0804543782141182
0000-0002-6109-6830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 369-383
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046409639821312