Kimotopia: Um jogo sério com técnicas de realidade virtual para crianças e adolescentes com câncer
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/183251 |
Resumo: | Atualmente, existem os chamados jogos sérios que foram desenvolvidos para servirem, não só para diversão, mas também como ferramenta de aprendizagem sobre a temática saúde e auxiliarem em tratamentos médicos. Em busca de uma metodologia para o desenvolvimento dessa ferramenta, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura para determinar a eficácia dos jogos sérios na área da saúde, por meio da utilização de técnicas e especificações para o desenvolvimento dos jogos. Também é verificada a utilização da Realidade Virtual como ferramenta para proporcionar imersão e interatividade entre jogo e jogador. Com base nisso, é apresentado um jogo sério cujo nome é Kimotopia, e que foi especificado, implementado, testado e avaliado. O jogo é destinado à crianças com câncer e contém características que auxiliam os jogadores no ganho de conhecimento sobre sua condição e os procedimentos médicos necessários. O jogo é composto por dois módulos principais que auxiliarão na aplicação das técnicas e especificações: módulo aplicador e módulo jogador. Além disso, o jogo foi estruturado sobre um módulo de rede responsável por uma conexão local e um banco de dados para armazenamento de informações sobre os jogadores. Para o conhecimento e a aprendizagem, o jogo foi estruturado em três fases que remetem às atividades cotidianas no ambiente hospitalar. São elas: medicação, alimentação e higiene. Assim, a finalidade é mostrar aos jogadores a importância dessas atividades no tratamento da doença. Kimotopia foi desenvolvido e avaliado em 2019, e sua validação foi realizada por meio da utilização de um questionário destinado à crianças e adolescentes do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Foram 17 participantes que responderam de forma positiva as 6 questões utilizadas para avaliar a imersão e a interatividade em relação ao jogo. |
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Kimotopia: Um jogo sério com técnicas de realidade virtual para crianças e adolescentes com câncerKimotopia: a serious game with virtual reality techniques for children and adolescents with cancerJogos sériosRealidade virtualCâncerImersãoSerious gamesVirtual realityImmersionAtualmente, existem os chamados jogos sérios que foram desenvolvidos para servirem, não só para diversão, mas também como ferramenta de aprendizagem sobre a temática saúde e auxiliarem em tratamentos médicos. Em busca de uma metodologia para o desenvolvimento dessa ferramenta, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura para determinar a eficácia dos jogos sérios na área da saúde, por meio da utilização de técnicas e especificações para o desenvolvimento dos jogos. Também é verificada a utilização da Realidade Virtual como ferramenta para proporcionar imersão e interatividade entre jogo e jogador. Com base nisso, é apresentado um jogo sério cujo nome é Kimotopia, e que foi especificado, implementado, testado e avaliado. O jogo é destinado à crianças com câncer e contém características que auxiliam os jogadores no ganho de conhecimento sobre sua condição e os procedimentos médicos necessários. O jogo é composto por dois módulos principais que auxiliarão na aplicação das técnicas e especificações: módulo aplicador e módulo jogador. Além disso, o jogo foi estruturado sobre um módulo de rede responsável por uma conexão local e um banco de dados para armazenamento de informações sobre os jogadores. Para o conhecimento e a aprendizagem, o jogo foi estruturado em três fases que remetem às atividades cotidianas no ambiente hospitalar. São elas: medicação, alimentação e higiene. Assim, a finalidade é mostrar aos jogadores a importância dessas atividades no tratamento da doença. Kimotopia foi desenvolvido e avaliado em 2019, e sua validação foi realizada por meio da utilização de um questionário destinado à crianças e adolescentes do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Foram 17 participantes que responderam de forma positiva as 6 questões utilizadas para avaliar a imersão e a interatividade em relação ao jogo.Currently, there are so-called serious games that have been developed to serve not only for fun, but also as a learning tool on health and to assist in medical treatments. In search of a methodology for the development of this tool, a Systematic Literature Review was performed to determine the effectiveness of serious games in the health area, using techniques and specifications for the development of games. It is also verified the use of Virtual Reality as a tool to provide immersion and interactivity between game and player. Based on this, a serious game is presented whose name is Kimotopia, and which has been specified, implemented, tested and evaluated. The game is intended for children with cancer and contains features that help players gain knowledge about their condition and the necessary medical procedures. The game consists of two main modules that will assist in applying the techniques and specifications: applicator module and player module. In addition, the game was structured around a network module responsible for a local connection and a database for storing player information. For knowledge and learning, the game was structured in three phases that refer to daily activities in the hospital environment. They are: medication, food and hygiene. Thus, the purpose is to show players the importance of these activities in treating the disease. Kimotopia was developed and evaluated in 2019, and its validation was performed using a questionnaire for children and adolescents at the Ribeirão Preto Clinical Hospital. Seventeen participants answered positively the 6 questions used to evaluate the immersion and interactivity in relation to the game.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brega, José Remo Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Feitosa, Juliana da Costa2019-08-20T15:57:05Z2019-08-20T15:57:05Z2019-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18325100091957833004153073P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-23T14:48:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183251Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:09:10.472523Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Atualmente, existem os chamados jogos sérios que foram desenvolvidos para servirem, não só para diversão, mas também como ferramenta de aprendizagem sobre a temática saúde e auxiliarem em tratamentos médicos. Em busca de uma metodologia para o desenvolvimento dessa ferramenta, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura para determinar a eficácia dos jogos sérios na área da saúde, por meio da utilização de técnicas e especificações para o desenvolvimento dos jogos. Também é verificada a utilização da Realidade Virtual como ferramenta para proporcionar imersão e interatividade entre jogo e jogador. Com base nisso, é apresentado um jogo sério cujo nome é Kimotopia, e que foi especificado, implementado, testado e avaliado. O jogo é destinado à crianças com câncer e contém características que auxiliam os jogadores no ganho de conhecimento sobre sua condição e os procedimentos médicos necessários. O jogo é composto por dois módulos principais que auxiliarão na aplicação das técnicas e especificações: módulo aplicador e módulo jogador. Além disso, o jogo foi estruturado sobre um módulo de rede responsável por uma conexão local e um banco de dados para armazenamento de informações sobre os jogadores. Para o conhecimento e a aprendizagem, o jogo foi estruturado em três fases que remetem às atividades cotidianas no ambiente hospitalar. São elas: medicação, alimentação e higiene. Assim, a finalidade é mostrar aos jogadores a importância dessas atividades no tratamento da doença. Kimotopia foi desenvolvido e avaliado em 2019, e sua validação foi realizada por meio da utilização de um questionário destinado à crianças e adolescentes do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Foram 17 participantes que responderam de forma positiva as 6 questões utilizadas para avaliar a imersão e a interatividade em relação ao jogo. |
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