Pensamento e Felicidade na Infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144265 |
Resumo: | Violência escolar, depressão infantil e outros estados angustiantes na infância têm sido foco de inúmeras pesquisas do campo educacional, sociológico, médico e psicológico. Possíveis causas, consequências e tratamentos têm sido apontados pelas diversas correntes do pensamento. Esta pesquisa se debruçou sobre o conceito de felicidade como condição para compreender o real estado das coisas. Nela apresentam-se os motivos que justificam a relevância do tema - que é um desdobramento da dissertação de mestrado da autora. A opção teórica para análise, que se fundamenta na concepção de infância a partir da Experiência do Pensar e na Teoria Crítica, principalmente no conceito adorniano de Indústria Cultural. A questão que deu origem ao trabalho aqui apresentado foi: Como a Educação Escolar pode se configurar como experiência de felicidade e pensamento na infância? Para respondê-la foi necessário delimitar o conceito de felicidade a partir de duas concepções que se distinguem na história do pensamento humano – a hedonista e a eudaimoninsta – cujas referências iniciam na Grécia Antiga. Para compreender como essas duas concepções se encontram na contemporaneidade expôs-se como se estabelece o conceito de felicidade na sociedade do consumo a partir do embotamento dos sentidos operado pelas mídias. Por fim, apresenta-se a experiência do pensamento que acontece a partir do encontro entre filosofia, infância e estética como caminho de ruptura à reificação da sensibilidade e superação da semiformação da qual a escola tem sido refém. |
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Pensamento e Felicidade na InfânciaTthinking and Happiness in ChildhoodFelicidadeInfânciaFilosofia com criançaIndústria culturalExperiênciaHappinessChildhoodPhilosophy with childrenCultural IndustryExperienceViolência escolar, depressão infantil e outros estados angustiantes na infância têm sido foco de inúmeras pesquisas do campo educacional, sociológico, médico e psicológico. Possíveis causas, consequências e tratamentos têm sido apontados pelas diversas correntes do pensamento. Esta pesquisa se debruçou sobre o conceito de felicidade como condição para compreender o real estado das coisas. Nela apresentam-se os motivos que justificam a relevância do tema - que é um desdobramento da dissertação de mestrado da autora. A opção teórica para análise, que se fundamenta na concepção de infância a partir da Experiência do Pensar e na Teoria Crítica, principalmente no conceito adorniano de Indústria Cultural. A questão que deu origem ao trabalho aqui apresentado foi: Como a Educação Escolar pode se configurar como experiência de felicidade e pensamento na infância? Para respondê-la foi necessário delimitar o conceito de felicidade a partir de duas concepções que se distinguem na história do pensamento humano – a hedonista e a eudaimoninsta – cujas referências iniciam na Grécia Antiga. Para compreender como essas duas concepções se encontram na contemporaneidade expôs-se como se estabelece o conceito de felicidade na sociedade do consumo a partir do embotamento dos sentidos operado pelas mídias. Por fim, apresenta-se a experiência do pensamento que acontece a partir do encontro entre filosofia, infância e estética como caminho de ruptura à reificação da sensibilidade e superação da semiformação da qual a escola tem sido refém.School violence, childhood depression and other distressing conditions in childhood have been the goal of several studies in the educational field, sociological, medical and psychological areas. Possible root causes, consequences and treatments have been suggested by several lines of thoughts. This research has focused on the concept of happiness as a condition to understand the real state of things. The following study is an sample to be validated in the doctoral qualification process The theoretical option for analysis , which is based on the conception of childhood from the Think Experience and Critical Theory , especially based on Adorno's concept of industrial Culture . This trigger question for this dissertation was : How School Education can be configured as experience of happiness and thought in childhood?To answer it was necessary to define the concept of happiness from two concepts that are distinguished in the history of Human Thought - the Hedonistic and Eudaimoninsta - whose references start in Ancient Greece. To understand how these two concepts are nowadays exposed himself and how to establish the concept of happiness in the society of consumption from the dulling of the senses operated by the media. Concluding, this research presents itself to Thinking Experience what happens from the meeting between philosophy , childhood and aesthetics As rupture’s path of reification sensitivity and overcoming the incomplete information that schools have been hostage by.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reis, Lígia de Almeida Durante Correa [UNESP]2016-09-30T20:06:12Z2016-09-30T20:06:12Z2016-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14426500087337833004030079P217880635512472540000-0001-9620-5964porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:09:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144265Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:54:18.748947Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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