Pensamento e Felicidade na Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Lígia de Almeida Durante Correa [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144265
Resumo: Violência escolar, depressão infantil e outros estados angustiantes na infância têm sido foco de inúmeras pesquisas do campo educacional, sociológico, médico e psicológico. Possíveis causas, consequências e tratamentos têm sido apontados pelas diversas correntes do pensamento. Esta pesquisa se debruçou sobre o conceito de felicidade como condição para compreender o real estado das coisas. Nela apresentam-se os motivos que justificam a relevância do tema - que é um desdobramento da dissertação de mestrado da autora. A opção teórica para análise, que se fundamenta na concepção de infância a partir da Experiência do Pensar e na Teoria Crítica, principalmente no conceito adorniano de Indústria Cultural. A questão que deu origem ao trabalho aqui apresentado foi: Como a Educação Escolar pode se configurar como experiência de felicidade e pensamento na infância? Para respondê-la foi necessário delimitar o conceito de felicidade a partir de duas concepções que se distinguem na história do pensamento humano – a hedonista e a eudaimoninsta – cujas referências iniciam na Grécia Antiga. Para compreender como essas duas concepções se encontram na contemporaneidade expôs-se como se estabelece o conceito de felicidade na sociedade do consumo a partir do embotamento dos sentidos operado pelas mídias. Por fim, apresenta-se a experiência do pensamento que acontece a partir do encontro entre filosofia, infância e estética como caminho de ruptura à reificação da sensibilidade e superação da semiformação da qual a escola tem sido refém.
id UNSP_330b2abea9f71839b55bf5a175427846
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144265
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Pensamento e Felicidade na InfânciaTthinking and Happiness in ChildhoodFelicidadeInfânciaFilosofia com criançaIndústria culturalExperiênciaHappinessChildhoodPhilosophy with childrenCultural IndustryExperienceViolência escolar, depressão infantil e outros estados angustiantes na infância têm sido foco de inúmeras pesquisas do campo educacional, sociológico, médico e psicológico. Possíveis causas, consequências e tratamentos têm sido apontados pelas diversas correntes do pensamento. Esta pesquisa se debruçou sobre o conceito de felicidade como condição para compreender o real estado das coisas. Nela apresentam-se os motivos que justificam a relevância do tema - que é um desdobramento da dissertação de mestrado da autora. A opção teórica para análise, que se fundamenta na concepção de infância a partir da Experiência do Pensar e na Teoria Crítica, principalmente no conceito adorniano de Indústria Cultural. A questão que deu origem ao trabalho aqui apresentado foi: Como a Educação Escolar pode se configurar como experiência de felicidade e pensamento na infância? Para respondê-la foi necessário delimitar o conceito de felicidade a partir de duas concepções que se distinguem na história do pensamento humano – a hedonista e a eudaimoninsta – cujas referências iniciam na Grécia Antiga. Para compreender como essas duas concepções se encontram na contemporaneidade expôs-se como se estabelece o conceito de felicidade na sociedade do consumo a partir do embotamento dos sentidos operado pelas mídias. Por fim, apresenta-se a experiência do pensamento que acontece a partir do encontro entre filosofia, infância e estética como caminho de ruptura à reificação da sensibilidade e superação da semiformação da qual a escola tem sido refém.School violence, childhood depression and other distressing conditions in childhood have been the goal of several studies in the educational field, sociological, medical and psychological areas. Possible root causes, consequences and treatments have been suggested by several lines of thoughts. This research has focused on the concept of happiness as a condition to understand the real state of things. The following study is an sample to be validated in the doctoral qualification process The theoretical option for analysis , which is based on the conception of childhood from the Think Experience and Critical Theory , especially based on Adorno's concept of industrial Culture . This trigger question for this dissertation was : How School Education can be configured as experience of happiness and thought in childhood?To answer it was necessary to define the concept of happiness from two concepts that are distinguished in the history of Human Thought - the Hedonistic and Eudaimoninsta - whose references start in Ancient Greece. To understand how these two concepts are nowadays exposed himself and how to establish the concept of happiness in the society of consumption from the dulling of the senses operated by the media. Concluding, this research presents itself to Thinking Experience what happens from the meeting between philosophy , childhood and aesthetics As rupture’s path of reification sensitivity and overcoming the incomplete information that schools have been hostage by.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reis, Lígia de Almeida Durante Correa [UNESP]2016-09-30T20:06:12Z2016-09-30T20:06:12Z2016-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14426500087337833004030079P217880635512472540000-0001-9620-5964porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:09:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144265Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:54:18.748947Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento e Felicidade na Infância
Tthinking and Happiness in Childhood
title Pensamento e Felicidade na Infância
spellingShingle Pensamento e Felicidade na Infância
Reis, Lígia de Almeida Durante Correa [UNESP]
Felicidade
Infância
Filosofia com criança
Indústria cultural
Experiência
Happiness
Childhood
Philosophy with children
Cultural Industry
Experience
title_short Pensamento e Felicidade na Infância
title_full Pensamento e Felicidade na Infância
title_fullStr Pensamento e Felicidade na Infância
title_full_unstemmed Pensamento e Felicidade na Infância
title_sort Pensamento e Felicidade na Infância
author Reis, Lígia de Almeida Durante Correa [UNESP]
author_facet Reis, Lígia de Almeida Durante Correa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Lígia de Almeida Durante Correa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Felicidade
Infância
Filosofia com criança
Indústria cultural
Experiência
Happiness
Childhood
Philosophy with children
Cultural Industry
Experience
topic Felicidade
Infância
Filosofia com criança
Indústria cultural
Experiência
Happiness
Childhood
Philosophy with children
Cultural Industry
Experience
description Violência escolar, depressão infantil e outros estados angustiantes na infância têm sido foco de inúmeras pesquisas do campo educacional, sociológico, médico e psicológico. Possíveis causas, consequências e tratamentos têm sido apontados pelas diversas correntes do pensamento. Esta pesquisa se debruçou sobre o conceito de felicidade como condição para compreender o real estado das coisas. Nela apresentam-se os motivos que justificam a relevância do tema - que é um desdobramento da dissertação de mestrado da autora. A opção teórica para análise, que se fundamenta na concepção de infância a partir da Experiência do Pensar e na Teoria Crítica, principalmente no conceito adorniano de Indústria Cultural. A questão que deu origem ao trabalho aqui apresentado foi: Como a Educação Escolar pode se configurar como experiência de felicidade e pensamento na infância? Para respondê-la foi necessário delimitar o conceito de felicidade a partir de duas concepções que se distinguem na história do pensamento humano – a hedonista e a eudaimoninsta – cujas referências iniciam na Grécia Antiga. Para compreender como essas duas concepções se encontram na contemporaneidade expôs-se como se estabelece o conceito de felicidade na sociedade do consumo a partir do embotamento dos sentidos operado pelas mídias. Por fim, apresenta-se a experiência do pensamento que acontece a partir do encontro entre filosofia, infância e estética como caminho de ruptura à reificação da sensibilidade e superação da semiformação da qual a escola tem sido refém.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-30T20:06:12Z
2016-09-30T20:06:12Z
2016-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144265
000873378
33004030079P2
1788063551247254
0000-0001-9620-5964
url http://hdl.handle.net/11449/144265
identifier_str_mv 000873378
33004030079P2
1788063551247254
0000-0001-9620-5964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128996908466176