O processo de formação continuada dos professores no ambiente virtual de aprendizagem do curso de tecnologia assistiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139575 |
Resumo: | Partindo do pressuposto de que a realidade só pode ser apreendida se for considerada em suas múltiplas dimensões, o uso inovador da tecnologia aplicada à educação, e mais especificamente, à educação a distância, deveria estar referenciado em uma filosofia de aprendizagem que proporcione a oportunidade de interação e construção do conhecimento. A formação acadêmica pode não contemplar a instrumentalização do professor para atuar com propriedade nas diversas áreas, portanto o conhecimento deveria ser reelaborado através da formação continuada para atender a complexidade e a hetereogenidade das situações que solicitam intervenções pedagógicas representativas. A natureza do trabalho pedagógico exige domínio de saberes específicos das diversas áreas do conhecimento, incluindo as novas linguagens e tecnologias, nesse sentido o presente estudo buscou investigar como ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do curso de Tecnologia Assistiva: projetos e acessibilidade: promovendo a inclusão, pode referenciar uma formação continuada baseado na Educação a distância, bem como promover novos conceitos a respeito desta modalidade de ensino. Para tanto foram traçados metas, ações e procedimentos metodológicos que permitiram subsidiar as questões deste estudo. |
id |
UNSP_331f95b04cefe1a59ec6eecd0563481c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139575 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O processo de formação continuada dos professores no ambiente virtual de aprendizagem do curso de tecnologia assistivaFormaçãoTecnologiasEducação a distânciaPartindo do pressuposto de que a realidade só pode ser apreendida se for considerada em suas múltiplas dimensões, o uso inovador da tecnologia aplicada à educação, e mais especificamente, à educação a distância, deveria estar referenciado em uma filosofia de aprendizagem que proporcione a oportunidade de interação e construção do conhecimento. A formação acadêmica pode não contemplar a instrumentalização do professor para atuar com propriedade nas diversas áreas, portanto o conhecimento deveria ser reelaborado através da formação continuada para atender a complexidade e a hetereogenidade das situações que solicitam intervenções pedagógicas representativas. A natureza do trabalho pedagógico exige domínio de saberes específicos das diversas áreas do conhecimento, incluindo as novas linguagens e tecnologias, nesse sentido o presente estudo buscou investigar como ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do curso de Tecnologia Assistiva: projetos e acessibilidade: promovendo a inclusão, pode referenciar uma formação continuada baseado na Educação a distância, bem como promover novos conceitos a respeito desta modalidade de ensino. Para tanto foram traçados metas, ações e procedimentos metodológicos que permitiram subsidiar as questões deste estudo.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física e Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]2016-06-28T17:30:47Z2016-06-28T17:30:47Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6807-6814application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6807-68149708-2011http://hdl.handle.net/11449/139575ISSN2236-9708-2011-6807-6814.pdf734675440581923818452362412930680000-0002-5623-6093porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T18:18:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139575Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:40:56.169063Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de formação continuada dos professores no ambiente virtual de aprendizagem do curso de tecnologia assistiva |
title |
O processo de formação continuada dos professores no ambiente virtual de aprendizagem do curso de tecnologia assistiva |
spellingShingle |
O processo de formação continuada dos professores no ambiente virtual de aprendizagem do curso de tecnologia assistiva Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP] Formação Tecnologias Educação a distância |
title_short |
O processo de formação continuada dos professores no ambiente virtual de aprendizagem do curso de tecnologia assistiva |
title_full |
O processo de formação continuada dos professores no ambiente virtual de aprendizagem do curso de tecnologia assistiva |
title_fullStr |
O processo de formação continuada dos professores no ambiente virtual de aprendizagem do curso de tecnologia assistiva |
title_full_unstemmed |
O processo de formação continuada dos professores no ambiente virtual de aprendizagem do curso de tecnologia assistiva |
title_sort |
O processo de formação continuada dos professores no ambiente virtual de aprendizagem do curso de tecnologia assistiva |
author |
Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP] |
author_facet |
Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP] Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] Schlünzen Junior, Klaus [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] Schlünzen Junior, Klaus [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP] Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] Schlünzen Junior, Klaus [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Tecnologias Educação a distância |
topic |
Formação Tecnologias Educação a distância |
description |
Partindo do pressuposto de que a realidade só pode ser apreendida se for considerada em suas múltiplas dimensões, o uso inovador da tecnologia aplicada à educação, e mais especificamente, à educação a distância, deveria estar referenciado em uma filosofia de aprendizagem que proporcione a oportunidade de interação e construção do conhecimento. A formação acadêmica pode não contemplar a instrumentalização do professor para atuar com propriedade nas diversas áreas, portanto o conhecimento deveria ser reelaborado através da formação continuada para atender a complexidade e a hetereogenidade das situações que solicitam intervenções pedagógicas representativas. A natureza do trabalho pedagógico exige domínio de saberes específicos das diversas áreas do conhecimento, incluindo as novas linguagens e tecnologias, nesse sentido o presente estudo buscou investigar como ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do curso de Tecnologia Assistiva: projetos e acessibilidade: promovendo a inclusão, pode referenciar uma formação continuada baseado na Educação a distância, bem como promover novos conceitos a respeito desta modalidade de ensino. Para tanto foram traçados metas, ações e procedimentos metodológicos que permitiram subsidiar as questões deste estudo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:30:47Z 2016-06-28T17:30:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6807-6814 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139575 ISSN2236-9708-2011-6807-6814.pdf 7346754405819238 1845236241293068 0000-0002-5623-6093 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139575 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6807-6814 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-6807-6814.pdf 7346754405819238 1845236241293068 0000-0002-5623-6093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6807-6814 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128844554567680 |