Enny Parejo: reflexões a respeito de sua prática pedagógica como educadora musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Aline Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238480
Resumo: O tema abordado no presente trabalho de conclusão de curso versa acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas pela educadora musical Enny Parejo em conexão com sua história de vida. Localizar e atribuir os materiais da educadora abordada demonstrou ser relevante na medida que se coloca em destaque a abordagem “Iniciação e Sensibilização Musical”, criada por ela. Visa conhecer e estudar as práticas pedagógicas criadas por Enny Parejo para a formação de educadores musicais e identificar as suas contribuições na área da educação musical na contemporaneidade, evidenciando propostas que vão além das recorrentemente mencionadas por educadores em cursos de Licenciatura em Música, como também, cursos para formação continuada e capacitações. Para a abordagem destes assuntos foi utilizada a pesquisa qualitativa configurando-se como estudo de caso e a elaboração da entrevista episódica. A referida proposta didático-pedagógica se mostrou ser atual, visto que procura atender a necessidades da sociedade contemporânea por meio de propostas que contribuem para o desenvolvimento humano, além dos aspectos referentes à aprendizagem musical. Tendo em vista a prática pedagógica de Enny Parejo como um novo paradigma filosófico possível para a Educação Musical, pode-se enxergar em sua prática didática o estímulo da escuta musical sensível como uma base importante para o desenvolvimento da expressão e aprendizagem musical. Visando sua proposta de trabalho para formação de educadores, ela prepara o professor para atuar expressiva e criativamente frente aos alunos e prepara um espaço de trocas e reflexão sobre a própria prática, para que assim se possa repensar constantemente as necessidades ligadas aos métodos de ensino e seu desenvolvimento.
id UNSP_33eabf4fcb8334456e81340c1a57686c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238480
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Enny Parejo: reflexões a respeito de sua prática pedagógica como educadora musicalEnny Parejo: reflections on her pedagogical practice as a music educatorEnny Parejo: reflexiones sobre su práctica pedagógica como educadora musicalEnny Parejo: Überlegungen zu ihrer pädagogischen Praxis als MusikpädagoginMúsica - Instrução e estudoProfessores de música - FormaçãoProfessores FormaçãoAprendizagemO tema abordado no presente trabalho de conclusão de curso versa acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas pela educadora musical Enny Parejo em conexão com sua história de vida. Localizar e atribuir os materiais da educadora abordada demonstrou ser relevante na medida que se coloca em destaque a abordagem “Iniciação e Sensibilização Musical”, criada por ela. Visa conhecer e estudar as práticas pedagógicas criadas por Enny Parejo para a formação de educadores musicais e identificar as suas contribuições na área da educação musical na contemporaneidade, evidenciando propostas que vão além das recorrentemente mencionadas por educadores em cursos de Licenciatura em Música, como também, cursos para formação continuada e capacitações. Para a abordagem destes assuntos foi utilizada a pesquisa qualitativa configurando-se como estudo de caso e a elaboração da entrevista episódica. A referida proposta didático-pedagógica se mostrou ser atual, visto que procura atender a necessidades da sociedade contemporânea por meio de propostas que contribuem para o desenvolvimento humano, além dos aspectos referentes à aprendizagem musical. Tendo em vista a prática pedagógica de Enny Parejo como um novo paradigma filosófico possível para a Educação Musical, pode-se enxergar em sua prática didática o estímulo da escuta musical sensível como uma base importante para o desenvolvimento da expressão e aprendizagem musical. Visando sua proposta de trabalho para formação de educadores, ela prepara o professor para atuar expressiva e criativamente frente aos alunos e prepara um espaço de trocas e reflexão sobre a própria prática, para que assim se possa repensar constantemente as necessidades ligadas aos métodos de ensino e seu desenvolvimento.Abstract: The theme addressed in this course completion paper is about the pedagogical practices developed by music educator Enny Parejo in connection with her life story. Locating and attributing the materials of the educator in question proved to be relevant to the extent that the "Music Initiation and Sensitization" approach, created by her, is highlighted. The objective was to get to know and study the pedagogical practices created by Enny Parejo for the formation of music educators and to identify her contributions in the area of contemporary music education, evidencing proposals that go beyond those recurrently mentioned by educators in Music Education courses, as well as courses for continued education and training. In order to approach these issues, qualitative research was used, being configured as a case study, as well as the elaboration of an episodic interview. This didactic-pedagogical proposal proved to be up to date, since it seeks to meet the needs of contemporary society by means of proposals that contribute to human development, besides the aspects related to musical learning. By presenting her pedagogical practice as a possible new philosophical paradigm for Music Education, one can see in her didactic practice the stimulus of sensitive musical listening as an important basis for the development of musical expression and learning. In her work proposal for the formation of educators, she aims at preparing the teacher to act expressively and creatively in front of the students, providing a space for exchange and reflection on one's own practice, so that one can constantly rethink the needs related to teaching methods and his or her development.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Traverzim, Monique [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Correia, Aline Souza [UNESP]2022-12-23T13:28:15Z2022-12-23T13:28:15Z2022-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-06T06:19:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238480Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:38:18.525621Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enny Parejo: reflexões a respeito de sua prática pedagógica como educadora musical
Enny Parejo: reflections on her pedagogical practice as a music educator
Enny Parejo: reflexiones sobre su práctica pedagógica como educadora musical
Enny Parejo: Überlegungen zu ihrer pädagogischen Praxis als Musikpädagogin
title Enny Parejo: reflexões a respeito de sua prática pedagógica como educadora musical
spellingShingle Enny Parejo: reflexões a respeito de sua prática pedagógica como educadora musical
Correia, Aline Souza [UNESP]
Música - Instrução e estudo
Professores de música - Formação
Professores Formação
Aprendizagem
title_short Enny Parejo: reflexões a respeito de sua prática pedagógica como educadora musical
title_full Enny Parejo: reflexões a respeito de sua prática pedagógica como educadora musical
title_fullStr Enny Parejo: reflexões a respeito de sua prática pedagógica como educadora musical
title_full_unstemmed Enny Parejo: reflexões a respeito de sua prática pedagógica como educadora musical
title_sort Enny Parejo: reflexões a respeito de sua prática pedagógica como educadora musical
author Correia, Aline Souza [UNESP]
author_facet Correia, Aline Souza [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Traverzim, Monique [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Aline Souza [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Instrução e estudo
Professores de música - Formação
Professores Formação
Aprendizagem
topic Música - Instrução e estudo
Professores de música - Formação
Professores Formação
Aprendizagem
description O tema abordado no presente trabalho de conclusão de curso versa acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas pela educadora musical Enny Parejo em conexão com sua história de vida. Localizar e atribuir os materiais da educadora abordada demonstrou ser relevante na medida que se coloca em destaque a abordagem “Iniciação e Sensibilização Musical”, criada por ela. Visa conhecer e estudar as práticas pedagógicas criadas por Enny Parejo para a formação de educadores musicais e identificar as suas contribuições na área da educação musical na contemporaneidade, evidenciando propostas que vão além das recorrentemente mencionadas por educadores em cursos de Licenciatura em Música, como também, cursos para formação continuada e capacitações. Para a abordagem destes assuntos foi utilizada a pesquisa qualitativa configurando-se como estudo de caso e a elaboração da entrevista episódica. A referida proposta didático-pedagógica se mostrou ser atual, visto que procura atender a necessidades da sociedade contemporânea por meio de propostas que contribuem para o desenvolvimento humano, além dos aspectos referentes à aprendizagem musical. Tendo em vista a prática pedagógica de Enny Parejo como um novo paradigma filosófico possível para a Educação Musical, pode-se enxergar em sua prática didática o estímulo da escuta musical sensível como uma base importante para o desenvolvimento da expressão e aprendizagem musical. Visando sua proposta de trabalho para formação de educadores, ela prepara o professor para atuar expressiva e criativamente frente aos alunos e prepara um espaço de trocas e reflexão sobre a própria prática, para que assim se possa repensar constantemente as necessidades ligadas aos métodos de ensino e seu desenvolvimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-23T13:28:15Z
2022-12-23T13:28:15Z
2022-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238480
url http://hdl.handle.net/11449/238480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129099268358144