Evaluation of the thermal damages in inlet engine valves varying the grinding wheels and the cutting fluids
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672003000200003 http://hdl.handle.net/11449/8956 |
Resumo: | Nesse artigo é apresentada uma pesquisa experimental sobre os danos térmicos que aparecem nas válvulas de admissão dos motores após passarem pelo processo de retificação. Foram utilizados, nessa experimentação, quatro tipos de fluidos de corte e dois rebolos (CBN e Al2O3), sendo analisadas a tensão residual, a microdureza e a microestrutrura das peças fabricadas com esses materiais. Esses fluidos e rebolos resultaram em diferentes tipos de tensões residuais. O óleo de corte, por exemplo, induziu nas peças tensões residuais de compressão. em relação ao rebolo de CBN, devido às melhores propriedades de seus grãos abrasivos, estes proporcionaram tensões de compressão para todos os fluidos testados. em relação às alterações microestruturais, notou-se que nenhuma alteração térmica foi detectada nas peças, embora a inexistência de alterações microestruturais nem sempre sugerem que tensões residuais favoráveis foram obtidas. |
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Evaluation of the thermal damages in inlet engine valves varying the grinding wheels and the cutting fluidsRetificaçãofluidos de corterebolostensões residuaisdanos térmicosválvulasGrindingcutting fluidsgrinding wheelresidual stressesthermal damagevalvesNesse artigo é apresentada uma pesquisa experimental sobre os danos térmicos que aparecem nas válvulas de admissão dos motores após passarem pelo processo de retificação. Foram utilizados, nessa experimentação, quatro tipos de fluidos de corte e dois rebolos (CBN e Al2O3), sendo analisadas a tensão residual, a microdureza e a microestrutrura das peças fabricadas com esses materiais. Esses fluidos e rebolos resultaram em diferentes tipos de tensões residuais. O óleo de corte, por exemplo, induziu nas peças tensões residuais de compressão. em relação ao rebolo de CBN, devido às melhores propriedades de seus grãos abrasivos, estes proporcionaram tensões de compressão para todos os fluidos testados. em relação às alterações microestruturais, notou-se que nenhuma alteração térmica foi detectada nas peças, embora a inexistência de alterações microestruturais nem sempre sugerem que tensões residuais favoráveis foram obtidas.This paper presents an experimental research in which the thermal damage in inlet engine valves grinding was evaluated. Four different cutting fluids and two grinding wheel were tested and were analyzed the workpiece residual stress, the micro hardness and the optical observation of the workpiece microstructure. The cutting fluid and the grinding wheel types adopted resulted in different types of residual stress. The cutting oil resulted in compressive residual stresses, even using the conventional wheel. The CBN wheel, due to the best proprieties of its grains resulted in compressive residual stresses for all fluids tested by the reducing of the grinding energy and its easier dissipation from the grinding zone. The microstructure investigations showed that the source of the tensile residual stresses observed was the thermal cycles imposed. No microstructure alterations were detected. Although, the absence of microstructure alterations not always suggests that favorable residual stresses can be obtained.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)UNESP Departamento de Engenharia MecânicaUSP Engenharia MecânicaUNESP Departamento de Engenharia ElétricaUNESP Engenharia IndustrialUNESP Departamento de Engenharia MecânicaUNESP Departamento de Engenharia ElétricaUNESP Engenharia IndustrialEscola de MinasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Bianchi, Eduardo Carlos [UNESP]Silva, Eraldo Janonne daAguiar, Paulo Roberto de [UNESP]Catai, Rodrigo Eduardo [UNESP]2014-05-20T13:27:21Z2014-05-20T13:27:21Z2003-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article81-86application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0370-44672003000200003Rem: Revista Escola de Minas. Escola de Minas, v. 56, n. 2, p. 81-86, 2003.0370-4467http://hdl.handle.net/11449/895610.1590/S0370-44672003000200003S0370-44672003000200003S0370-44672003000200003.pdf109915200757492114554003096600810000-0002-9934-4465SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPengRem: Revista Escola de Minas0,132info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-28T13:54:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8956Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:24:54.322230Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Nesse artigo é apresentada uma pesquisa experimental sobre os danos térmicos que aparecem nas válvulas de admissão dos motores após passarem pelo processo de retificação. Foram utilizados, nessa experimentação, quatro tipos de fluidos de corte e dois rebolos (CBN e Al2O3), sendo analisadas a tensão residual, a microdureza e a microestrutrura das peças fabricadas com esses materiais. Esses fluidos e rebolos resultaram em diferentes tipos de tensões residuais. O óleo de corte, por exemplo, induziu nas peças tensões residuais de compressão. em relação ao rebolo de CBN, devido às melhores propriedades de seus grãos abrasivos, estes proporcionaram tensões de compressão para todos os fluidos testados. em relação às alterações microestruturais, notou-se que nenhuma alteração térmica foi detectada nas peças, embora a inexistência de alterações microestruturais nem sempre sugerem que tensões residuais favoráveis foram obtidas. |
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