O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90938 |
Resumo: | Face aos novos objetivos e conteúdos do ensino de ciências, métodos e recursos de ensino que envolvam a leitura de textos devem ser considerados como importantes componentes do processo de aprender ciências uma vez que a produção de sua compreensão é intercedida pela leitura do texto e pelos aspectos históricos que influenciaram tanto o modo de produção da compreensão, quanto o modo de leitura. Faz-se necessária, portanto, a proposta do uso de textos dos mais diferentes domínios e esferas culturais no ensino de ciências, os textos ditos alternativos. Este estudo visou analisar e compreender a inserção do uso de textos alternativos para o ensino de Ciências. Pior meio de pesquisa prioritariamente qualitativa investigou-se a existência de propostas para o uso de textos alternativos em sete cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecidos por uma universidade pública do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de análise de documentos, aplicação de questionários e produção de textos e analisados por meio da Análise de Conteúdo. No primeiro momento, foram analisados planos de ensino de disciplinas e programas de estágio dos cursos. Para a compreensão de como se dá inserção do texto alternativo pelo professor formador foram coletados junto a docentes destes cursos, por meio de um questionário constituído de oito questões abertas. Coletou-se, também, informações sobre a formação de cada professor, as disciplinas que ministram a sua compreensão sobre o texto alternativo. Por fim, investigou-se, por meio da elaboração de um texto escrito a percepção dos discentes sobre a utilização dos textos alternativos em dois cursos selecionados. Pode-se identificar que a inserção sobre o uso do texto alternativo é apresentada explicitamente em poucos planos de ensino e propostas... |
id |
UNSP_343da1ed2fba2d7587d25e2d32c8e77b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90938 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de CiênciasProfessores de ciencia - FormaçãoCiencia - EnsinoScience teachersFace aos novos objetivos e conteúdos do ensino de ciências, métodos e recursos de ensino que envolvam a leitura de textos devem ser considerados como importantes componentes do processo de aprender ciências uma vez que a produção de sua compreensão é intercedida pela leitura do texto e pelos aspectos históricos que influenciaram tanto o modo de produção da compreensão, quanto o modo de leitura. Faz-se necessária, portanto, a proposta do uso de textos dos mais diferentes domínios e esferas culturais no ensino de ciências, os textos ditos alternativos. Este estudo visou analisar e compreender a inserção do uso de textos alternativos para o ensino de Ciências. Pior meio de pesquisa prioritariamente qualitativa investigou-se a existência de propostas para o uso de textos alternativos em sete cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecidos por uma universidade pública do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de análise de documentos, aplicação de questionários e produção de textos e analisados por meio da Análise de Conteúdo. No primeiro momento, foram analisados planos de ensino de disciplinas e programas de estágio dos cursos. Para a compreensão de como se dá inserção do texto alternativo pelo professor formador foram coletados junto a docentes destes cursos, por meio de um questionário constituído de oito questões abertas. Coletou-se, também, informações sobre a formação de cada professor, as disciplinas que ministram a sua compreensão sobre o texto alternativo. Por fim, investigou-se, por meio da elaboração de um texto escrito a percepção dos discentes sobre a utilização dos textos alternativos em dois cursos selecionados. Pode-se identificar que a inserção sobre o uso do texto alternativo é apresentada explicitamente em poucos planos de ensino e propostas...Face to new goals and contents of the teaching of science, methods and teaching resources that involving the reading of texts must be considered as important components of the process of learning science, once that the production of their understanging is interceded by reading the text and the historical aspects than influence such the production mode of understanding, at the model of reading. Therefore, the proposed use of text from different domains and cultural spheres in the teaching of science, the texts cited as alternative, is needed. This study aimed to analyze and understand the approach of using alternative text for teaching science courses in initial teacher training. Through primarily qualitative research the existence of proposals for the use of alternative texts was investigated in seven licentiale courses in Biology offered by a public university in the state of Sao Paulo. Data were collected through document analysis, questionnaires and production of texts that were analyzed using content analysis. At first, plans for teaching subjects and internship programs were analyzed. To understand how a teching professor approaches an alternative text, data were collected from the theachers of these courses through a questionnaire consisting of eight essay questions. We gather also information on the training of each teacher, the subjects they teach and their understanding of the alternative text. Finally, we investigate, through the formulation of a written text to the students perception on the use of alternative texts in two selected courses. We could identify that the approach on the use of alternative text in the textbook is explicitly shown in a little education plans and proposal for internships analyzed; that the professors recognize its importance and affirm to work in its use... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Raquel Sanzovo Pires de [UNESP]2014-06-11T19:24:50Z2014-06-11T19:24:50Z2011-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 f.application/pdfCAMPOS, Raquel Sanzovo Pires de. O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências. 2011. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/90938000677946campos_rsp_me_bauru.pdf33004056079P02431034310174335Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T06:12:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90938Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:51:13.439708Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências |
title |
O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências |
spellingShingle |
O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências Campos, Raquel Sanzovo Pires de [UNESP] Professores de ciencia - Formação Ciencia - Ensino Science teachers |
title_short |
O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências |
title_full |
O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências |
title_fullStr |
O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências |
title_full_unstemmed |
O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências |
title_sort |
O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências |
author |
Campos, Raquel Sanzovo Pires de [UNESP] |
author_facet |
Campos, Raquel Sanzovo Pires de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Raquel Sanzovo Pires de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de ciencia - Formação Ciencia - Ensino Science teachers |
topic |
Professores de ciencia - Formação Ciencia - Ensino Science teachers |
description |
Face aos novos objetivos e conteúdos do ensino de ciências, métodos e recursos de ensino que envolvam a leitura de textos devem ser considerados como importantes componentes do processo de aprender ciências uma vez que a produção de sua compreensão é intercedida pela leitura do texto e pelos aspectos históricos que influenciaram tanto o modo de produção da compreensão, quanto o modo de leitura. Faz-se necessária, portanto, a proposta do uso de textos dos mais diferentes domínios e esferas culturais no ensino de ciências, os textos ditos alternativos. Este estudo visou analisar e compreender a inserção do uso de textos alternativos para o ensino de Ciências. Pior meio de pesquisa prioritariamente qualitativa investigou-se a existência de propostas para o uso de textos alternativos em sete cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecidos por uma universidade pública do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de análise de documentos, aplicação de questionários e produção de textos e analisados por meio da Análise de Conteúdo. No primeiro momento, foram analisados planos de ensino de disciplinas e programas de estágio dos cursos. Para a compreensão de como se dá inserção do texto alternativo pelo professor formador foram coletados junto a docentes destes cursos, por meio de um questionário constituído de oito questões abertas. Coletou-se, também, informações sobre a formação de cada professor, as disciplinas que ministram a sua compreensão sobre o texto alternativo. Por fim, investigou-se, por meio da elaboração de um texto escrito a percepção dos discentes sobre a utilização dos textos alternativos em dois cursos selecionados. Pode-se identificar que a inserção sobre o uso do texto alternativo é apresentada explicitamente em poucos planos de ensino e propostas... |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-08 2014-06-11T19:24:50Z 2014-06-11T19:24:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMPOS, Raquel Sanzovo Pires de. O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências. 2011. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculade de Ciências, 2011. http://hdl.handle.net/11449/90938 000677946 campos_rsp_me_bauru.pdf 33004056079P0 2431034310174335 |
identifier_str_mv |
CAMPOS, Raquel Sanzovo Pires de. O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências. 2011. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculade de Ciências, 2011. 000677946 campos_rsp_me_bauru.pdf 33004056079P0 2431034310174335 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
123 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128573754572800 |