De posição em posição: os giros de discurso e a questão do saber na Educação em Saúde a partir de uma experiência junto a equipes da Estratégia Saúde da Família
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/97545 |
Resumo: | Este trabalho discute as passagens de discurso produzidas em uma experiência de educação em saúde e prevenção às DST/HIV-Aids realizada junto a equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) a partir da teoria dos quatro discursos de Jacques Lacan. Baseado nos impossíveis freudianos, - a saber: governar, educar, analisar – Lacan estabelece os quatro discursos como laços sociais, uma forma de aparelhar a linguagem ao campo do gozo para que seja possível a relação do sujeito com o outro. São eles: Discurso do Mestre (governar), Discurso Universitário (educar), Discurso do Analista (analisar) e Discurso da Histérica (fazer desejar). Para tanto, dividimos este trabalho em três eixos de discussão. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre o contexto das práticas educativas em Saúde e sua relação com a produção de saber e de sujeitos. Para leitura de nossa experiência utilizamos os operadores da psicanálise lacaniana. A partir de nosso material pessoal, elegemos uma equipe da ESF e apresentamos alguns fragmentos para ilustrar as passagens de discurso. Dialogamos com as práticas educativas em saúde e sua implicação com a questão do saber e da produção de sujeitos. Pode-se verificar que é pelo deslocamento (ou suspensão) do lugar de mestria, e do saber ocupado pelo educador, que os sujeitos a quem se dirigem podem vir a ocupar o lugar de agente do Discurso da Histérica, que é o único, segundo Lacan, capaz de produzir um saber do próprio sujeito, que se diferencia do saber enciclopédico do Discurso Universitário e de sua relação com o sujeito tomado como objeto. Não se trata de produzir um saber de conteúdo, mas sim um novo saber sobre o gozo. Para isso é preciso saber escutar a dimensão... |
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De posição em posição: os giros de discurso e a questão do saber na Educação em Saúde a partir de uma experiência junto a equipes da Estratégia Saúde da FamíliaSaúde públicaPsicanalise lacanianaLacanian psychoanalysisEste trabalho discute as passagens de discurso produzidas em uma experiência de educação em saúde e prevenção às DST/HIV-Aids realizada junto a equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) a partir da teoria dos quatro discursos de Jacques Lacan. Baseado nos impossíveis freudianos, - a saber: governar, educar, analisar – Lacan estabelece os quatro discursos como laços sociais, uma forma de aparelhar a linguagem ao campo do gozo para que seja possível a relação do sujeito com o outro. São eles: Discurso do Mestre (governar), Discurso Universitário (educar), Discurso do Analista (analisar) e Discurso da Histérica (fazer desejar). Para tanto, dividimos este trabalho em três eixos de discussão. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre o contexto das práticas educativas em Saúde e sua relação com a produção de saber e de sujeitos. Para leitura de nossa experiência utilizamos os operadores da psicanálise lacaniana. A partir de nosso material pessoal, elegemos uma equipe da ESF e apresentamos alguns fragmentos para ilustrar as passagens de discurso. Dialogamos com as práticas educativas em saúde e sua implicação com a questão do saber e da produção de sujeitos. Pode-se verificar que é pelo deslocamento (ou suspensão) do lugar de mestria, e do saber ocupado pelo educador, que os sujeitos a quem se dirigem podem vir a ocupar o lugar de agente do Discurso da Histérica, que é o único, segundo Lacan, capaz de produzir um saber do próprio sujeito, que se diferencia do saber enciclopédico do Discurso Universitário e de sua relação com o sujeito tomado como objeto. Não se trata de produzir um saber de conteúdo, mas sim um novo saber sobre o gozo. Para isso é preciso saber escutar a dimensão...Based on Jacques Lacan‟s fundamental concepts on discourse, this dissertation discusses the discourse shifts occurred on an experience in health education and STD/HIV- Aids prevention with a Family Health Strategy (FHS) group. Lacan, based on Freud‟s impossible professions (governing, educating and analyzing), establishes four discourses as a social bond as a way of putting together language and enjoyment (jouissance) to enable the relation between the subject and the other. The discourses are called Master (governing), University (educating), Analyst (analyzing) and Hysteric (desiring). This study is structured in three sections. First, we propose a review of the literature concerning practices and discourses in health education contexts and their relation to the production of knowledge (savoir) and subjects. Second, we establish the conceptual foundations of the interpretation of our experience. At last, based on our personal notes of the experience (reports, diaries), we selected one group of FHS and presented it to illustrate some discourses shifts. We try to dialogue with some practices in health education and their implication to knowledge (savoir) and to the production of subject. We verified that is by the displacement/suspension of the master position and, by the knowledge placed by the educator, that the subjects to whom the speech is concerned can occupy the place of the agent in the Hysterical Discourse. According to Lacan, this is the only place by which it is possible to produce a subject‟s own knowledge that is different from the University... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira Filho, Fernando Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fiochi, Paula Ione da Costa Quinterno [UNESP]2014-06-11T19:29:01Z2014-06-11T19:29:01Z2009-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 f.application/pdfFIOCHI, Paula Ione da Costa Quinterno. De posição em posição: os giros de discurso e a questão do saber na Educação em Saúde a partir de uma experiência junto a equipes da Estratégia Saúde da Família. 2009. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009.http://hdl.handle.net/11449/97545000606787fiochi_picq_me_assis.pdf33004048021P66880274182339689Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:46:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97545Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:59:43.308726Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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