Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/203293 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927381.pdf |
Resumo: | Not available |
id |
UNSP_34a7c32b9ca79977413660dc132112c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/203293 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literaturaAuto-eficáciaEscolasSaúdePromoção da saúdePesquisa bibliograficaAmbiente escolarBrasilNot availableEstudos mostram que o período da infância até a adolescência é de extrema importância para a promoção de hábitos saudáveis pois, uma vez adquiridos, os mesmos tendem a ser reproduzidos por toda a vida. Com base nesse pressuposto, podemos entender que é nesta fase do desenvolvimento humano que se deve enveredar esforços para que comportamentos sejam aprendidos e promovidos. O ambiente escolar é um dos espaços mais profícuos para o cumprimento desses objetivos. Tendo em vista esses apontamentos, o presente estudo objetivou realizar um mapeamento sistematizado de teses, dissertações e artigos publicados com foco na identificação do papel da autoeficácia (AE) e possíveis relações com outras variáveis em estudos de intervenção ou pesquisas empíricas na promoção e prevenção da saúde no contexto escolar. Nenhum dos trabalhos encontrados trouxe a autoeficácia como uma variável de estudo, justificativas para isto pairam ao redor das hipóteses de que a AE discutida no campo da saúde escolar ainda é um movimento muito recente no cenário brasileiro. No entanto, foram apresentados as outras categorias encontradas nos artigos selecionados, onde constatamos que as publicações sobre a temática são provenientes de estudos desenvolvidos em universidade públicas, na forma de dissertações de mestrado, onde 27% das publicações eram pertencentes a área de Saúde Coletiva. A abordagem mais recorrente de pesquisa foi a qualitativa, constatada em mais de 54% dos trabalhos, tendo sido os alunos do Ensino Fundamental II como principal nível de ensino estudadoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Domênica Viana de [UNESP]2021-03-10T12:56:23Z2021-03-10T12:56:23Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 f.application/pdfCAMPOS, Domênica Viana de. Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura. 2019. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019.http://hdl.handle.net/11449/203293990009273810206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927381.pdf33916379829208680000-0003-1476-6253Almareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T13:59:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/203293Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:30:08.293304Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura |
title |
Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura |
spellingShingle |
Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura Campos, Domênica Viana de [UNESP] Auto-eficácia Escolas Saúde Promoção da saúde Pesquisa bibliografica Ambiente escolar Brasil |
title_short |
Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura |
title_full |
Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura |
title_fullStr |
Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura |
title_full_unstemmed |
Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura |
title_sort |
Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura |
author |
Campos, Domênica Viana de [UNESP] |
author_facet |
Campos, Domênica Viana de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Domênica Viana de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-eficácia Escolas Saúde Promoção da saúde Pesquisa bibliografica Ambiente escolar Brasil |
topic |
Auto-eficácia Escolas Saúde Promoção da saúde Pesquisa bibliografica Ambiente escolar Brasil |
description |
Not available |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-03-10T12:56:23Z 2021-03-10T12:56:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMPOS, Domênica Viana de. Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura. 2019. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019. http://hdl.handle.net/11449/203293 990009273810206341 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927381.pdf 3391637982920868 0000-0003-1476-6253 |
identifier_str_mv |
CAMPOS, Domênica Viana de. Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura. 2019. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019. 990009273810206341 3391637982920868 0000-0003-1476-6253 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/203293 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927381.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
63 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alma reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128661671378944 |