Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Domênica Viana de [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/203293
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927381.pdf
Resumo: Not available
id UNSP_34a7c32b9ca79977413660dc132112c3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/203293
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literaturaAuto-eficáciaEscolasSaúdePromoção da saúdePesquisa bibliograficaAmbiente escolarBrasilNot availableEstudos mostram que o período da infância até a adolescência é de extrema importância para a promoção de hábitos saudáveis pois, uma vez adquiridos, os mesmos tendem a ser reproduzidos por toda a vida. Com base nesse pressuposto, podemos entender que é nesta fase do desenvolvimento humano que se deve enveredar esforços para que comportamentos sejam aprendidos e promovidos. O ambiente escolar é um dos espaços mais profícuos para o cumprimento desses objetivos. Tendo em vista esses apontamentos, o presente estudo objetivou realizar um mapeamento sistematizado de teses, dissertações e artigos publicados com foco na identificação do papel da autoeficácia (AE) e possíveis relações com outras variáveis em estudos de intervenção ou pesquisas empíricas na promoção e prevenção da saúde no contexto escolar. Nenhum dos trabalhos encontrados trouxe a autoeficácia como uma variável de estudo, justificativas para isto pairam ao redor das hipóteses de que a AE discutida no campo da saúde escolar ainda é um movimento muito recente no cenário brasileiro. No entanto, foram apresentados as outras categorias encontradas nos artigos selecionados, onde constatamos que as publicações sobre a temática são provenientes de estudos desenvolvidos em universidade públicas, na forma de dissertações de mestrado, onde 27% das publicações eram pertencentes a área de Saúde Coletiva. A abordagem mais recorrente de pesquisa foi a qualitativa, constatada em mais de 54% dos trabalhos, tendo sido os alunos do Ensino Fundamental II como principal nível de ensino estudadoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Domênica Viana de [UNESP]2021-03-10T12:56:23Z2021-03-10T12:56:23Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 f.application/pdfCAMPOS, Domênica Viana de. Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura. 2019. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019.http://hdl.handle.net/11449/203293990009273810206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927381.pdf33916379829208680000-0003-1476-6253Almareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T13:59:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/203293Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:30:08.293304Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura
title Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura
spellingShingle Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura
Campos, Domênica Viana de [UNESP]
Auto-eficácia
Escolas
Saúde
Promoção da saúde
Pesquisa bibliografica
Ambiente escolar
Brasil
title_short Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura
title_full Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura
title_fullStr Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura
title_full_unstemmed Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura
title_sort Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura
author Campos, Domênica Viana de [UNESP]
author_facet Campos, Domênica Viana de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Domênica Viana de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-eficácia
Escolas
Saúde
Promoção da saúde
Pesquisa bibliografica
Ambiente escolar
Brasil
topic Auto-eficácia
Escolas
Saúde
Promoção da saúde
Pesquisa bibliografica
Ambiente escolar
Brasil
description Not available
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-03-10T12:56:23Z
2021-03-10T12:56:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, Domênica Viana de. Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura. 2019. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019.
http://hdl.handle.net/11449/203293
990009273810206341
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927381.pdf
3391637982920868
0000-0003-1476-6253
identifier_str_mv CAMPOS, Domênica Viana de. Autoeficácia na promoção da saúde no contexto escolar: um estudo de mapeamento sistematizado da literatura. 2019. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019.
990009273810206341
3391637982920868
0000-0003-1476-6253
url http://hdl.handle.net/11449/203293
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927381.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 63 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Alma
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128661671378944