Grana preta: por um afroempreendedorismo sustentável na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Carolina Moraes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214413
Resumo: O afroempreendedorismo ganhou força e visibilidade nos debates sobre a inclusão das pessoas negras no mercado por conta da internet, que facilitou a difusão das informações por meio da apropriação do exoesqueleto digital, as políticas públicas para a equidade racial e as inovações técnicas e tecnológicas. Entre os desafios do afroempreendedorismo estão o racismo moderno e a sustentabilidade dos arranjos afroempreendedores. A pesquisa investiga o afroempreendedorismo a partir de uma reflexão teórica para compreender as interferências do racismo na prática empreendedora, com foco nas mulheres negras que atuam com as redes sociais e produção de conteúdo para a geração de trabalho e renda. Sob a hipótese de que o empreendedorismo negro tem curto fôlego por conta da ausências dos capitais econômico, político, social e cultural, o objetivo é identificar de que forma o racismo interfere na sustentabilidade dos negócios afroempreendedores.
id UNSP_34f8c939bb156d71c38342fa1b192d3b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/214413
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Grana preta: por um afroempreendedorismo sustentável na internetGrana Preta: for one sustainable Afro-entrepreneurship in the internetAfroempreendedorismoMídiasComunicaçãoInternetRacismoMulheres NegrasAfro-entrepreneurshipMediaCommunicationInternetRacismBlack womanO afroempreendedorismo ganhou força e visibilidade nos debates sobre a inclusão das pessoas negras no mercado por conta da internet, que facilitou a difusão das informações por meio da apropriação do exoesqueleto digital, as políticas públicas para a equidade racial e as inovações técnicas e tecnológicas. Entre os desafios do afroempreendedorismo estão o racismo moderno e a sustentabilidade dos arranjos afroempreendedores. A pesquisa investiga o afroempreendedorismo a partir de uma reflexão teórica para compreender as interferências do racismo na prática empreendedora, com foco nas mulheres negras que atuam com as redes sociais e produção de conteúdo para a geração de trabalho e renda. Sob a hipótese de que o empreendedorismo negro tem curto fôlego por conta da ausências dos capitais econômico, político, social e cultural, o objetivo é identificar de que forma o racismo interfere na sustentabilidade dos negócios afroempreendedores.Afro-entrepreneurship gained strength and visibility in debates about the inclusion of black people in the market due to the internet, which facilitated the dissemination of information through the appropriation of the digital exoskeleton, public policies for racial equity, and technical and technological innovations. Among the challenges of Afro-entrepreneurship are modern racism and the sustainability of Afro-entrepreneurial arrangements. The research investigates Afro-entrepreneurship from a theoretical reflection to understand the interferences of racism in entrepreneurial practice, focusing on black women who work with social networks and content production for the generation of work and income. Under the assumption that black entrepreneurship is short-lived due to the absence of economic, political, social, and cultural capital, the objective is to identify how racism interferes with the sustainability of Afro-entrepreneurial businesses.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Xavier, Juarez Tadeu de Paula [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Ana Carolina Moraes2021-09-15T14:12:00Z2021-09-15T14:12:00Z2021-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21441333004056088P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214413Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:41:38.702174Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Grana preta: por um afroempreendedorismo sustentável na internet
Grana Preta: for one sustainable Afro-entrepreneurship in the internet
title Grana preta: por um afroempreendedorismo sustentável na internet
spellingShingle Grana preta: por um afroempreendedorismo sustentável na internet
Santos, Ana Carolina Moraes
Afroempreendedorismo
Mídias
Comunicação
Internet
Racismo
Mulheres Negras
Afro-entrepreneurship
Media
Communication
Internet
Racism
Black woman
title_short Grana preta: por um afroempreendedorismo sustentável na internet
title_full Grana preta: por um afroempreendedorismo sustentável na internet
title_fullStr Grana preta: por um afroempreendedorismo sustentável na internet
title_full_unstemmed Grana preta: por um afroempreendedorismo sustentável na internet
title_sort Grana preta: por um afroempreendedorismo sustentável na internet
author Santos, Ana Carolina Moraes
author_facet Santos, Ana Carolina Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, Juarez Tadeu de Paula [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Carolina Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Afroempreendedorismo
Mídias
Comunicação
Internet
Racismo
Mulheres Negras
Afro-entrepreneurship
Media
Communication
Internet
Racism
Black woman
topic Afroempreendedorismo
Mídias
Comunicação
Internet
Racismo
Mulheres Negras
Afro-entrepreneurship
Media
Communication
Internet
Racism
Black woman
description O afroempreendedorismo ganhou força e visibilidade nos debates sobre a inclusão das pessoas negras no mercado por conta da internet, que facilitou a difusão das informações por meio da apropriação do exoesqueleto digital, as políticas públicas para a equidade racial e as inovações técnicas e tecnológicas. Entre os desafios do afroempreendedorismo estão o racismo moderno e a sustentabilidade dos arranjos afroempreendedores. A pesquisa investiga o afroempreendedorismo a partir de uma reflexão teórica para compreender as interferências do racismo na prática empreendedora, com foco nas mulheres negras que atuam com as redes sociais e produção de conteúdo para a geração de trabalho e renda. Sob a hipótese de que o empreendedorismo negro tem curto fôlego por conta da ausências dos capitais econômico, político, social e cultural, o objetivo é identificar de que forma o racismo interfere na sustentabilidade dos negócios afroempreendedores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-15T14:12:00Z
2021-09-15T14:12:00Z
2021-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/214413
33004056088P9
url http://hdl.handle.net/11449/214413
identifier_str_mv 33004056088P9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129347763044352