A inserção do Festival Feira Preta no calendário de turismo de eventos na cidade de São Paulo: o capital intelectual como força propulsora na \"difusão\" do movimento da população negra afroempreendedora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-15082021-215712/ |
Resumo: | O turismo é um fenômeno social e, sob esta perspectiva, busca-se o aprofundamento do seu impacto na sociedade, na tentativa de entender complexidade desse fenômeno. Alguns estudos nos campos da antropologia, geografia, economia, entre outros, têm revelado que o turismo é um fenômeno que envolve fluxo, ação empreendedora, políticas públicas e importantes questões de ordem social. Na busca pela compreensão desse fenômeno, buscar-se-á nesta pesquisa esclarecer quanto o turismo de negócios e eventos contribui para fortalecer o capital cultural da população negra por meio do empreendedorismo, conhecido como afroempreendedorismo. Para elucidar essa questão, o objeto de pesquisa eleito foi o Festival Feira Preta (FFP), evento que ocorre anualmente em São Paulo. O FFP é um evento cultural étnico que apresenta diversidade cultural, demonstrada através de diferentes tipos de manifestações da população negra, incluindo ações empreendedoras, artísticas e educacionais entre pares, fortalecendo a relação com a circulação do dinheiro entre negros, seja como afroempreendedor ou como consumidor. A atuação do povo conflui com o resgate e promoção de sua singularidade, identidades culturais, remontando por vez, seu laço histórico (PIRES, 2009) e valendo-se de uma ação empreendedora. O estudo de caso FFP-SP servirá de fonte de informação para o alcance do objetivo definido. A base desta pesquisa é entender a movimentação da população negra empreendedora no processo de inserção na cadeia produtiva, sua contribuição para o fortalecimento do capital cultural construído pela diáspora e qual sua importância para os empreendedores. Inicialmente, considerando o conhecimento baseado na experiência, este estudo seguiu o método empírico-indutivo, atribuindo ao conjunto de elementos da pesquisa a amostra do seu histórico de edições e sua comunicação por meio de eventos, identificando a influência que ele tem sob os empreendedores. |
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A inserção do Festival Feira Preta no calendário de turismo de eventos na cidade de São Paulo: o capital intelectual como força propulsora na \"difusão\" do movimento da população negra afroempreendedoraThe insertion of the Feira Preta Festival in the event tourism calendar of the city of São Paulo: intellectual capital as a driving force in the diffusion of the Afro-entrepreneurial black population movement.AfroempreendedorismoBlack entrepreneurshipBusiness Tourism and EventsFeira Preta FestivalFestival Feira PretaRacismRacismoTurismo de Negócios e EventosO turismo é um fenômeno social e, sob esta perspectiva, busca-se o aprofundamento do seu impacto na sociedade, na tentativa de entender complexidade desse fenômeno. Alguns estudos nos campos da antropologia, geografia, economia, entre outros, têm revelado que o turismo é um fenômeno que envolve fluxo, ação empreendedora, políticas públicas e importantes questões de ordem social. Na busca pela compreensão desse fenômeno, buscar-se-á nesta pesquisa esclarecer quanto o turismo de negócios e eventos contribui para fortalecer o capital cultural da população negra por meio do empreendedorismo, conhecido como afroempreendedorismo. Para elucidar essa questão, o objeto de pesquisa eleito foi o Festival Feira Preta (FFP), evento que ocorre anualmente em São Paulo. O FFP é um evento cultural étnico que apresenta diversidade cultural, demonstrada através de diferentes tipos de manifestações da população negra, incluindo ações empreendedoras, artísticas e educacionais entre pares, fortalecendo a relação com a circulação do dinheiro entre negros, seja como afroempreendedor ou como consumidor. A atuação do povo conflui com o resgate e promoção de sua singularidade, identidades culturais, remontando por vez, seu laço histórico (PIRES, 2009) e valendo-se de uma ação empreendedora. O estudo de caso FFP-SP servirá de fonte de informação para o alcance do objetivo definido. A base desta pesquisa é entender a movimentação da população negra empreendedora no processo de inserção na cadeia produtiva, sua contribuição para o fortalecimento do capital cultural construído pela diáspora e qual sua importância para os empreendedores. Inicialmente, considerando o conhecimento baseado na experiência, este estudo seguiu o método empírico-indutivo, atribuindo ao conjunto de elementos da pesquisa a amostra do seu histórico de edições e sua comunicação por meio de eventos, identificando a influência que ele tem sob os empreendedores.Tourism is a social phenomenon, and, from this perspective, we seek to deepen its impact on society in an attempt to understand the complexity of this phenomenon. Some studies in the fields of anthropology, geography, economics, among others, have revealed that tourism is a phenomenon that involves flow, entrepreneurial action, public policies and important social issues. In seeking to understand this phenomenon, this research will seek to clarify how business tourism and events contributes to strengthen the cultural capital of the black population through entrepreneurship known as \"Black entrepreneurship\". To elucidate this issue, the research object chosen was the Feira Preta Festival, an event that takes place annually in São Paulo. The Feira Preta Festival is an ethnic cultural event, which presents cultural diversity, demonstrated through different types of manifestations of the black population, including entrepreneurial, artistic and educational actions by peers, strengthening the relationship with the circulation of money among blacks, whether as a Black entrepreneur or as a consumer. The actions of the people converge with the rescue and promotion of their uniqueness, cultural identities, going back in time to their historical bond (PIRES, 2009) and using an entrepreneurial action. The case study Feira Preta Festival São Paulo will serve as a source of information to reach the defined objective. The basis of this research was to understand the movement of the entrepreneurial black population in the process of insertion in the productive chain and its contribution to the strengthening of the cultural capital built by the diaspora and its importance for entrepreneurs. Initially, considering the experience-based knowledge, this study followed the empirical-inductive method, assigning to the set of research elements the sample of its editing history and its communication through events, identifying the influence that it has on entrepreneurs.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTeles, Reinaldo Miranda de SáSilva, Vanderléia Ricardo da2021-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-15082021-215712/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-23T11:09:03Zoai:teses.usp.br:tde-15082021-215712Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-23T11:09:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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