Desafios e possibilidades da implementação de jardins sensoriais em escolas de ensino fundamental: anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitória, Beatriz Schenaide
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243995
Resumo: A Educação Ambiental (EA) possui grande importância principalmente quanto à construção da cidadania, sendo que é interessante que ela ocorra de maneira holística e crítica para que os resultados esperados sejam alcançados. A existência de espaços verdes no ambiente escolar auxilia a implementação da EA no Meio Ambiente, como classifica Sauvé (1997). Dentre os espaços verdes, apresenta-se o Jardim Sensorial, que é caracterizado como uma ferramenta didática para inclusão social para pessoas com diferentes necessidades especiais ou dificuldades de aprendizagem e/ou emocional, além de poder ser utilizado também como recurso didático para todos os alunos. Essa pesquisa tem por objetivo geral a análise da implementação dos Jardins Sensoriais no ambiente escolar das Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Anos Iniciais (EMEFs), localizadas em uma cidade do Noroeste Paulista, na visão das professoras, coordenadores pedagógicos e do psicólogo das unidades. Foi realizada Revisão Sistemática com o objetivo de investigar quanto à utilização de Jardins Sensoriais, Hortas Escolares e Espaços verdes como ferramentas educacionais. Além disso, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras de EA, Coordenadoras Pedagógicas, professora de Arteterapia e psicólogo, sendo realizada posteriormente a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Foi possível notar que um dos maiores desafios para a implementação de Jardins Sensoriais e outros espaços verdes em ambiente escolar é a manutenção necessária. Quanto às possibilidades de uso do espaço, evidenciou-se que as atividades a serem desenvolvidas são inúmeras, tais como aulas práticas de disciplinas, atividades de relaxamento, leituras. Entretanto, observou-se a necessidade de que os professores de escolas onde esses espaços serão implementados tenham conhecimento sobre a importância e benefícios dos mesmos, além de que haja um debate sobre as possibilidades das atividades, conectando mais esses espaços com a rotina escolar e o planejamento pedagógico anual. Assim, essas áreas podem ser mais bem utilizadas.
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spelling Desafios e possibilidades da implementação de jardins sensoriais em escolas de ensino fundamental: anos iniciaisChallenges and possibilities of implementing sensory gardens in elementary schools: early yearsÁreas verdes urbanasÁreas verdes na escolaJardim na escolaHorta na escolaUrban green areasGreen areas at schoolSchool gardenA Educação Ambiental (EA) possui grande importância principalmente quanto à construção da cidadania, sendo que é interessante que ela ocorra de maneira holística e crítica para que os resultados esperados sejam alcançados. A existência de espaços verdes no ambiente escolar auxilia a implementação da EA no Meio Ambiente, como classifica Sauvé (1997). Dentre os espaços verdes, apresenta-se o Jardim Sensorial, que é caracterizado como uma ferramenta didática para inclusão social para pessoas com diferentes necessidades especiais ou dificuldades de aprendizagem e/ou emocional, além de poder ser utilizado também como recurso didático para todos os alunos. Essa pesquisa tem por objetivo geral a análise da implementação dos Jardins Sensoriais no ambiente escolar das Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Anos Iniciais (EMEFs), localizadas em uma cidade do Noroeste Paulista, na visão das professoras, coordenadores pedagógicos e do psicólogo das unidades. Foi realizada Revisão Sistemática com o objetivo de investigar quanto à utilização de Jardins Sensoriais, Hortas Escolares e Espaços verdes como ferramentas educacionais. Além disso, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras de EA, Coordenadoras Pedagógicas, professora de Arteterapia e psicólogo, sendo realizada posteriormente a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Foi possível notar que um dos maiores desafios para a implementação de Jardins Sensoriais e outros espaços verdes em ambiente escolar é a manutenção necessária. Quanto às possibilidades de uso do espaço, evidenciou-se que as atividades a serem desenvolvidas são inúmeras, tais como aulas práticas de disciplinas, atividades de relaxamento, leituras. Entretanto, observou-se a necessidade de que os professores de escolas onde esses espaços serão implementados tenham conhecimento sobre a importância e benefícios dos mesmos, além de que haja um debate sobre as possibilidades das atividades, conectando mais esses espaços com a rotina escolar e o planejamento pedagógico anual. Assim, essas áreas podem ser mais bem utilizadas.Environmental Education (EE) is of great importance, especially regarding the construction of citizenship, and it is interesting that it occurs in a holistic and critical way so that the expected results are achieved. The existence of green spaces in the school environment helps the implementation of EE in the Environment, as Sauvé classifies (1997). Among the green spaces, there is the Sensory Garden, which is characterized as a social inclusion tool for people with different special needs or learning and / or emotional difficulties, in addition to being able to be used as a didactic resource for all students. This research has the general objective of analyzing the implementation of Sensory Gardens in the school environment of Municipal Elementary Schools - Initial Years, located in a city in the Northwest of São Paulo, in the view of teachers, pedagogical coordinators and a psychologist. A Systematic Review was carried out in order to investigate the use of Sensory Gardens, School Gardens and Green spaces as educational tools. In addition, semi-structured interviews were used with teachers of AE, Pedagogical Coordinators, Art Therapy teacher and psychologist, and Content Analysis was subsequently performed. It was possible to notice that one of the biggest challenges for the implementation of Sensory Gardens and other green spaces in a school environment is the necessary maintenance. As for the possibilities of using the space, it was evident that the activities to be developed are numerous, such as practical classes of subjects, relaxation activities, reading. However, there is a need for teachers at schools where these spaces will be implemented to have knowledge about their importance and benefits, in addition to having a debate about the possibilities of activities, connecting these spaces more with the school routine and the annual pedagogical planning. Thus, these areas could be better used.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vitória, Beatriz Schenaide2023-06-12T13:12:36Z2023-06-12T13:12:36Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/243995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T17:39:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243995Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:41:13.897566Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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