A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91144 |
Resumo: | Visamos, com este trabalho, fazer apontamentos sobre o processo de formação dos professores de Matemática que atuaram no município de Itaipulândia, Paraná, no período de 1961 ao início da década de 1990. Itaipulândia passou por muitas transformações ao longo de sua história: colonização a partir da década de 1960, o alagamento de boa parte de suas terras por causa da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a emancipação do município em 1993 e o início do pagamento dos royalties da Itaipu pelas terras desapropriadas e inundadas. Nesse cenário, utilizamos a História Oral como metodologia de pesquisa para emergirmos perspectivas de como se deu a formação do professor de Matemática que atuou nesse município. Com base nos documentos gerados pelas entrevistas realizadas e por outras fontes documentais, elaboramos uma versão (histórica) de como ocorreu a formação desses professores. Essa pesquisa faz parte do projeto maior do Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM), que visa realizar um mapeamento (histórico) de como ocorreu o processo de formação e a atuação dos professores de Matemática nas distintas regiões do Brasil |
id |
UNSP_3558c9aebf2523395f2e5fd0a2c9d53c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91144 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadasProfessores - FormaçãoHistoria oralMatemática - HistóriaMatemática - Estudo e ensinoVisamos, com este trabalho, fazer apontamentos sobre o processo de formação dos professores de Matemática que atuaram no município de Itaipulândia, Paraná, no período de 1961 ao início da década de 1990. Itaipulândia passou por muitas transformações ao longo de sua história: colonização a partir da década de 1960, o alagamento de boa parte de suas terras por causa da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a emancipação do município em 1993 e o início do pagamento dos royalties da Itaipu pelas terras desapropriadas e inundadas. Nesse cenário, utilizamos a História Oral como metodologia de pesquisa para emergirmos perspectivas de como se deu a formação do professor de Matemática que atuou nesse município. Com base nos documentos gerados pelas entrevistas realizadas e por outras fontes documentais, elaboramos uma versão (histórica) de como ocorreu a formação desses professores. Essa pesquisa faz parte do projeto maior do Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM), que visa realizar um mapeamento (histórico) de como ocorreu o processo de formação e a atuação dos professores de Matemática nas distintas regiões do BrasilThis work aims to trace some notes about how occurred the formation of mathematics teachers that acted in Itaipulândia city – Paraná, since 1961 until the early 1990s. Itaipulândia passed through many changes along its history: colonization starting from the 1960s, the emancipation of the municipality in 1993, the flooding of much of its lands because of the construction of the Itaipu Hydroelectric Usina, and the start of royalties’ payment from Itaipu for the expropriated and flooded land. In this scenario, we used oral history as a research methodology to find out prospects of how was the training of mathematics teachers who acted in this city. Based on documents generated by interviews and other documentary sources, we developed a historical version of how occured the movement for teachers’ training. Still, this research project is part of the larger project from Group of Oral History and Mathematics Education (GHOEM), which aims to map historically how was the training and work of mathematics teachers from different regions of BrazilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Baraldi, Ivete Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Toillier, Jean Sebastian [UNESP]2014-06-11T19:24:55Z2014-06-11T19:24:55Z2013-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis285 f. : il., tabs.application/pdfTOILLIER, Jean Sebastian. A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas. 2013. 285 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/91144000712231toillier_js_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:10:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91144Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:53:56.576483Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas |
title |
A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas |
spellingShingle |
A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas Toillier, Jean Sebastian [UNESP] Professores - Formação Historia oral Matemática - História Matemática - Estudo e ensino |
title_short |
A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas |
title_full |
A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas |
title_fullStr |
A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas |
title_full_unstemmed |
A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas |
title_sort |
A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas |
author |
Toillier, Jean Sebastian [UNESP] |
author_facet |
Toillier, Jean Sebastian [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baraldi, Ivete Maria [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toillier, Jean Sebastian [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Historia oral Matemática - História Matemática - Estudo e ensino |
topic |
Professores - Formação Historia oral Matemática - História Matemática - Estudo e ensino |
description |
Visamos, com este trabalho, fazer apontamentos sobre o processo de formação dos professores de Matemática que atuaram no município de Itaipulândia, Paraná, no período de 1961 ao início da década de 1990. Itaipulândia passou por muitas transformações ao longo de sua história: colonização a partir da década de 1960, o alagamento de boa parte de suas terras por causa da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a emancipação do município em 1993 e o início do pagamento dos royalties da Itaipu pelas terras desapropriadas e inundadas. Nesse cenário, utilizamos a História Oral como metodologia de pesquisa para emergirmos perspectivas de como se deu a formação do professor de Matemática que atuou nesse município. Com base nos documentos gerados pelas entrevistas realizadas e por outras fontes documentais, elaboramos uma versão (histórica) de como ocorreu a formação desses professores. Essa pesquisa faz parte do projeto maior do Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM), que visa realizar um mapeamento (histórico) de como ocorreu o processo de formação e a atuação dos professores de Matemática nas distintas regiões do Brasil |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-22 2014-06-11T19:24:55Z 2014-06-11T19:24:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TOILLIER, Jean Sebastian. A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas. 2013. 285 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013. http://hdl.handle.net/11449/91144 000712231 toillier_js_me_rcla.pdf 33004137031P7 |
identifier_str_mv |
TOILLIER, Jean Sebastian. A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas. 2013. 285 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013. 000712231 toillier_js_me_rcla.pdf 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
285 f. : il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128718611152896 |