A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toillier, Jean Sebastian [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91144
Resumo: Visamos, com este trabalho, fazer apontamentos sobre o processo de formação dos professores de Matemática que atuaram no município de Itaipulândia, Paraná, no período de 1961 ao início da década de 1990. Itaipulândia passou por muitas transformações ao longo de sua história: colonização a partir da década de 1960, o alagamento de boa parte de suas terras por causa da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a emancipação do município em 1993 e o início do pagamento dos royalties da Itaipu pelas terras desapropriadas e inundadas. Nesse cenário, utilizamos a História Oral como metodologia de pesquisa para emergirmos perspectivas de como se deu a formação do professor de Matemática que atuou nesse município. Com base nos documentos gerados pelas entrevistas realizadas e por outras fontes documentais, elaboramos uma versão (histórica) de como ocorreu a formação desses professores. Essa pesquisa faz parte do projeto maior do Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM), que visa realizar um mapeamento (histórico) de como ocorreu o processo de formação e a atuação dos professores de Matemática nas distintas regiões do Brasil
id UNSP_3558c9aebf2523395f2e5fd0a2c9d53c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91144
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadasProfessores - FormaçãoHistoria oralMatemática - HistóriaMatemática - Estudo e ensinoVisamos, com este trabalho, fazer apontamentos sobre o processo de formação dos professores de Matemática que atuaram no município de Itaipulândia, Paraná, no período de 1961 ao início da década de 1990. Itaipulândia passou por muitas transformações ao longo de sua história: colonização a partir da década de 1960, o alagamento de boa parte de suas terras por causa da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a emancipação do município em 1993 e o início do pagamento dos royalties da Itaipu pelas terras desapropriadas e inundadas. Nesse cenário, utilizamos a História Oral como metodologia de pesquisa para emergirmos perspectivas de como se deu a formação do professor de Matemática que atuou nesse município. Com base nos documentos gerados pelas entrevistas realizadas e por outras fontes documentais, elaboramos uma versão (histórica) de como ocorreu a formação desses professores. Essa pesquisa faz parte do projeto maior do Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM), que visa realizar um mapeamento (histórico) de como ocorreu o processo de formação e a atuação dos professores de Matemática nas distintas regiões do BrasilThis work aims to trace some notes about how occurred the formation of mathematics teachers that acted in Itaipulândia city – Paraná, since 1961 until the early 1990s. Itaipulândia passed through many changes along its history: colonization starting from the 1960s, the emancipation of the municipality in 1993, the flooding of much of its lands because of the construction of the Itaipu Hydroelectric Usina, and the start of royalties’ payment from Itaipu for the expropriated and flooded land. In this scenario, we used oral history as a research methodology to find out prospects of how was the training of mathematics teachers who acted in this city. Based on documents generated by interviews and other documentary sources, we developed a historical version of how occured the movement for teachers’ training. Still, this research project is part of the larger project from Group of Oral History and Mathematics Education (GHOEM), which aims to map historically how was the training and work of mathematics teachers from different regions of BrazilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Baraldi, Ivete Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Toillier, Jean Sebastian [UNESP]2014-06-11T19:24:55Z2014-06-11T19:24:55Z2013-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis285 f. : il., tabs.application/pdfTOILLIER, Jean Sebastian. A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas. 2013. 285 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/91144000712231toillier_js_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:10:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91144Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:53:56.576483Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas
title A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas
spellingShingle A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas
Toillier, Jean Sebastian [UNESP]
Professores - Formação
Historia oral
Matemática - História
Matemática - Estudo e ensino
title_short A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas
title_full A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas
title_fullStr A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas
title_full_unstemmed A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas
title_sort A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas
author Toillier, Jean Sebastian [UNESP]
author_facet Toillier, Jean Sebastian [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baraldi, Ivete Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Toillier, Jean Sebastian [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Historia oral
Matemática - História
Matemática - Estudo e ensino
topic Professores - Formação
Historia oral
Matemática - História
Matemática - Estudo e ensino
description Visamos, com este trabalho, fazer apontamentos sobre o processo de formação dos professores de Matemática que atuaram no município de Itaipulândia, Paraná, no período de 1961 ao início da década de 1990. Itaipulândia passou por muitas transformações ao longo de sua história: colonização a partir da década de 1960, o alagamento de boa parte de suas terras por causa da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a emancipação do município em 1993 e o início do pagamento dos royalties da Itaipu pelas terras desapropriadas e inundadas. Nesse cenário, utilizamos a História Oral como metodologia de pesquisa para emergirmos perspectivas de como se deu a formação do professor de Matemática que atuou nesse município. Com base nos documentos gerados pelas entrevistas realizadas e por outras fontes documentais, elaboramos uma versão (histórica) de como ocorreu a formação desses professores. Essa pesquisa faz parte do projeto maior do Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM), que visa realizar um mapeamento (histórico) de como ocorreu o processo de formação e a atuação dos professores de Matemática nas distintas regiões do Brasil
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-22
2014-06-11T19:24:55Z
2014-06-11T19:24:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TOILLIER, Jean Sebastian. A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas. 2013. 285 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/91144
000712231
toillier_js_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv TOILLIER, Jean Sebastian. A formação do professor (de matemática) em terras paranaenses inundadas. 2013. 285 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
000712231
toillier_js_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 285 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128718611152896