Comportamentos e situações de risco e de segurança para acidente com material biológico durante estágio curricular de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belei, Renata Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102170
Resumo: Analisa comportamentos de segurança e de risco para acidente com material biológico (AMB) durante preparo e descarte de materiais utilizados na administração de medicações. Os participantes são 19 discentes de enfermagem, escolhidos aleatoriamente, que haviam terminado o módulo que aborda de forma teórica o tema biossegurança e realizavam estágio em pronto socorro, e sete docentes supervisores de estágio, todos de uma Universidade Pública do Estado do Paraná. Utiliza filmagem e observação ao vivo dos participantes durante o estágio curricular para identificar e registrar comportamentos e situações de risco e de segurança para AMB. Seleciona cenas das fitas gravadas e registros obtidos da observação ao vivo, os encaminha para juízes e calcula o índice de concordância. Utiliza questionário com discentes e docentes, agrupa os recortes das opiniões mais freqüentes em categorias e sub-categorias, submete à avaliação de juízes e calcula o índice de concordância entre os instrumentos. Entrega recortes de cenas e registros aos discentes e docentes para classificação quanto ao risco ou segurança para AMB, analisa e compara as classificações com aspectos ligados ao processo de ensino-aprendizagem. Verifica 2,86 vezes mais comportamentos de risco (109) para acidente com material biológico que de segurança (38). Identifica 38 comportamentos de segurança: 12 pela filmagem e 26 pela técnica de observação ao vivo, e 109 comportamentos de risco (76 pela filmagem e 33 pela observação ao vivo). Identifica pela observação ao vivo que: dos 30 comportamentos de risco apresentados por discentes, 20 (67%) relacionam-se ao preparo de medicações, estando o docente supervisionando a atividade em 13 (65%) situações; 26 (86,66%) comportamentos/situações envolvem o recipiente de descarte que não atende...
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