O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Olinda Soares Fernandes de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mendonça, Thiago [UNESP], Araújo, Izabel Cristina Leinig, Cantelli, Katy Boniza, Lima, Marcelo Ricardo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832013000200025
http://hdl.handle.net/11449/27294
Resumo: O uso de recursos audiovisuais no ensino de solos, como estímulo para os alunos, pode auxiliar na construção de um conhecimento crítico e reflexivo. Este trabalho objetivou analisar a contribuição do vídeo Conhecendo o Solo no ensino e na aprendizagem dessa temática no nível fundamental. Com o intuito de estimular os alunos a perceber a importância dos solos nos ambientes, esse vídeo foi aplicado como conteúdo de ensino. em seguida, foi aplicado um questionário, em que os alunos descreveram as principais ideias transmitidas por esse, especificando os pontos positivos e negativos do recurso utilizado. A análise do questionário revelou que o uso do vídeo foi um facilitador da aprendizagem. Porém, as respostas dos estudantes indicaram que alguns aspectos necessitam de adequações, como o dinamismo, a interatividade, a quantidade de informações e a narração. Mesmo assim, o recurso foi classificado pela maioria dos alunos como adequado, e o repertório de conteúdos apresentou similaridade com o exposto no vídeo, caracterizando-o como um recurso de influência positiva no processo de ensino e aprendizagem.
id UNSP_35bbe00e4b5bc4b4d65f524dc7729c1c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/27294
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamentalDidactic video Knowing the Soil and its contribution to learning process in elementary schoolmídias na educaçãotecnologias educacionaiseducação em solosmedia in educationeducational technologiessoil educationO uso de recursos audiovisuais no ensino de solos, como estímulo para os alunos, pode auxiliar na construção de um conhecimento crítico e reflexivo. Este trabalho objetivou analisar a contribuição do vídeo Conhecendo o Solo no ensino e na aprendizagem dessa temática no nível fundamental. Com o intuito de estimular os alunos a perceber a importância dos solos nos ambientes, esse vídeo foi aplicado como conteúdo de ensino. em seguida, foi aplicado um questionário, em que os alunos descreveram as principais ideias transmitidas por esse, especificando os pontos positivos e negativos do recurso utilizado. A análise do questionário revelou que o uso do vídeo foi um facilitador da aprendizagem. Porém, as respostas dos estudantes indicaram que alguns aspectos necessitam de adequações, como o dinamismo, a interatividade, a quantidade de informações e a narração. Mesmo assim, o recurso foi classificado pela maioria dos alunos como adequado, e o repertório de conteúdos apresentou similaridade com o exposto no vídeo, caracterizando-o como um recurso de influência positiva no processo de ensino e aprendizagem.The use of audiovisual resources in soil teaching, as a stimulus for students, can be useful to develop students' critical and reflexive knowledge. This study aimed to analyze the contribution of the video Conhecendo o Solo (Knowing the Soil) in teaching and learning about this subject in elementary school. In order to stimulate students to realize the importance of soils in the environment, the video was used as teaching content. Then, some questions were applied in which the students described the main ideas it conveyed and specified the positive and negative points of this resource. An analysis of the questions showed that the use of the video was considered a facilitator of learning. However, the students' responses indicated that some aspects need to be adjusted, such as dynamism, interactivity, the amount of information, and the narration. Nevertheless, most students rated the application as appropriate, and the content's list was similar to that shown in the video, characterizing it as a feature of positive influence on the teaching and learning process.Rede Estadual de Educação do Paraná Ciência do SoloUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Educação para Ciência Ciência do SoloColégio Adventista Centenário Ciências e Biologia Ciência do SoloRede Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul Ciência do SoloUniversidade Federal de Uberlândia (UFU) Departamento de Solos e Engenharia AgrícolaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Educação para Ciência Ciência do SoloSociedade Brasileira de Ciência do SoloRede Estadual de Educação do Paraná Ciência do SoloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Colégio Adventista Centenário Ciências e Biologia Ciência do SoloRede Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul Ciência do SoloUniversidade Federal de Uberlândia (UFU)Jesus, Olinda Soares Fernandes deMendonça, Thiago [UNESP]Araújo, Izabel Cristina LeinigCantelli, Katy BonizaLima, Marcelo Ricardo de2014-05-20T15:09:36Z2014-05-20T15:09:36Z2013-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article548-553application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832013000200025Revista Brasileira de Ciência do Solo. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, v. 37, n. 2, p. 548-553, 2013.0100-0683http://hdl.handle.net/11449/2729410.1590/S0100-06832013000200025S0100-06832013000200025WOS:000320035700025S0100-06832013000200025.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Ciência do Solo0.7990,679info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T06:03:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27294Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-22T06:03:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental
Didactic video Knowing the Soil and its contribution to learning process in elementary school
title O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental
spellingShingle O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental
Jesus, Olinda Soares Fernandes de
mídias na educação
tecnologias educacionais
educação em solos
media in education
educational technologies
soil education
title_short O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental
title_full O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental
title_fullStr O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental
title_full_unstemmed O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental
title_sort O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental
author Jesus, Olinda Soares Fernandes de
author_facet Jesus, Olinda Soares Fernandes de
Mendonça, Thiago [UNESP]
Araújo, Izabel Cristina Leinig
Cantelli, Katy Boniza
Lima, Marcelo Ricardo de
author_role author
author2 Mendonça, Thiago [UNESP]
Araújo, Izabel Cristina Leinig
Cantelli, Katy Boniza
Lima, Marcelo Ricardo de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rede Estadual de Educação do Paraná Ciência do Solo
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Colégio Adventista Centenário Ciências e Biologia Ciência do Solo
Rede Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul Ciência do Solo
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Olinda Soares Fernandes de
Mendonça, Thiago [UNESP]
Araújo, Izabel Cristina Leinig
Cantelli, Katy Boniza
Lima, Marcelo Ricardo de
dc.subject.por.fl_str_mv mídias na educação
tecnologias educacionais
educação em solos
media in education
educational technologies
soil education
topic mídias na educação
tecnologias educacionais
educação em solos
media in education
educational technologies
soil education
description O uso de recursos audiovisuais no ensino de solos, como estímulo para os alunos, pode auxiliar na construção de um conhecimento crítico e reflexivo. Este trabalho objetivou analisar a contribuição do vídeo Conhecendo o Solo no ensino e na aprendizagem dessa temática no nível fundamental. Com o intuito de estimular os alunos a perceber a importância dos solos nos ambientes, esse vídeo foi aplicado como conteúdo de ensino. em seguida, foi aplicado um questionário, em que os alunos descreveram as principais ideias transmitidas por esse, especificando os pontos positivos e negativos do recurso utilizado. A análise do questionário revelou que o uso do vídeo foi um facilitador da aprendizagem. Porém, as respostas dos estudantes indicaram que alguns aspectos necessitam de adequações, como o dinamismo, a interatividade, a quantidade de informações e a narração. Mesmo assim, o recurso foi classificado pela maioria dos alunos como adequado, e o repertório de conteúdos apresentou similaridade com o exposto no vídeo, caracterizando-o como um recurso de influência positiva no processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-01
2014-05-20T15:09:36Z
2014-05-20T15:09:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832013000200025
Revista Brasileira de Ciência do Solo. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, v. 37, n. 2, p. 548-553, 2013.
0100-0683
http://hdl.handle.net/11449/27294
10.1590/S0100-06832013000200025
S0100-06832013000200025
WOS:000320035700025
S0100-06832013000200025.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832013000200025
http://hdl.handle.net/11449/27294
identifier_str_mv Revista Brasileira de Ciência do Solo. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, v. 37, n. 2, p. 548-553, 2013.
0100-0683
10.1590/S0100-06832013000200025
S0100-06832013000200025
WOS:000320035700025
S0100-06832013000200025.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência do Solo
0.799
0,679
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 548-553
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência do Solo
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência do Solo
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964649721954304