O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832013000200025 http://hdl.handle.net/11449/27294 |
Resumo: | O uso de recursos audiovisuais no ensino de solos, como estímulo para os alunos, pode auxiliar na construção de um conhecimento crítico e reflexivo. Este trabalho objetivou analisar a contribuição do vídeo Conhecendo o Solo no ensino e na aprendizagem dessa temática no nível fundamental. Com o intuito de estimular os alunos a perceber a importância dos solos nos ambientes, esse vídeo foi aplicado como conteúdo de ensino. em seguida, foi aplicado um questionário, em que os alunos descreveram as principais ideias transmitidas por esse, especificando os pontos positivos e negativos do recurso utilizado. A análise do questionário revelou que o uso do vídeo foi um facilitador da aprendizagem. Porém, as respostas dos estudantes indicaram que alguns aspectos necessitam de adequações, como o dinamismo, a interatividade, a quantidade de informações e a narração. Mesmo assim, o recurso foi classificado pela maioria dos alunos como adequado, e o repertório de conteúdos apresentou similaridade com o exposto no vídeo, caracterizando-o como um recurso de influência positiva no processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UNSP_35bbe00e4b5bc4b4d65f524dc7729c1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/27294 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamentalDidactic video Knowing the Soil and its contribution to learning process in elementary schoolmídias na educaçãotecnologias educacionaiseducação em solosmedia in educationeducational technologiessoil educationO uso de recursos audiovisuais no ensino de solos, como estímulo para os alunos, pode auxiliar na construção de um conhecimento crítico e reflexivo. Este trabalho objetivou analisar a contribuição do vídeo Conhecendo o Solo no ensino e na aprendizagem dessa temática no nível fundamental. Com o intuito de estimular os alunos a perceber a importância dos solos nos ambientes, esse vídeo foi aplicado como conteúdo de ensino. em seguida, foi aplicado um questionário, em que os alunos descreveram as principais ideias transmitidas por esse, especificando os pontos positivos e negativos do recurso utilizado. A análise do questionário revelou que o uso do vídeo foi um facilitador da aprendizagem. Porém, as respostas dos estudantes indicaram que alguns aspectos necessitam de adequações, como o dinamismo, a interatividade, a quantidade de informações e a narração. Mesmo assim, o recurso foi classificado pela maioria dos alunos como adequado, e o repertório de conteúdos apresentou similaridade com o exposto no vídeo, caracterizando-o como um recurso de influência positiva no processo de ensino e aprendizagem.The use of audiovisual resources in soil teaching, as a stimulus for students, can be useful to develop students' critical and reflexive knowledge. This study aimed to analyze the contribution of the video Conhecendo o Solo (Knowing the Soil) in teaching and learning about this subject in elementary school. In order to stimulate students to realize the importance of soils in the environment, the video was used as teaching content. Then, some questions were applied in which the students described the main ideas it conveyed and specified the positive and negative points of this resource. An analysis of the questions showed that the use of the video was considered a facilitator of learning. However, the students' responses indicated that some aspects need to be adjusted, such as dynamism, interactivity, the amount of information, and the narration. Nevertheless, most students rated the application as appropriate, and the content's list was similar to that shown in the video, characterizing it as a feature of positive influence on the teaching and learning process.Rede Estadual de Educação do Paraná Ciência do SoloUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Educação para Ciência Ciência do SoloColégio Adventista Centenário Ciências e Biologia Ciência do SoloRede Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul Ciência do SoloUniversidade Federal de Uberlândia (UFU) Departamento de Solos e Engenharia AgrícolaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Educação para Ciência Ciência do SoloSociedade Brasileira de Ciência do SoloRede Estadual de Educação do Paraná Ciência do SoloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Colégio Adventista Centenário Ciências e Biologia Ciência do SoloRede Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul Ciência do SoloUniversidade Federal de Uberlândia (UFU)Jesus, Olinda Soares Fernandes deMendonça, Thiago [UNESP]Araújo, Izabel Cristina LeinigCantelli, Katy BonizaLima, Marcelo Ricardo de2014-05-20T15:09:36Z2014-05-20T15:09:36Z2013-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article548-553application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832013000200025Revista Brasileira de Ciência do Solo. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, v. 37, n. 2, p. 548-553, 2013.0100-0683http://hdl.handle.net/11449/2729410.1590/S0100-06832013000200025S0100-06832013000200025WOS:000320035700025S0100-06832013000200025.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Ciência do Solo0.7990,679info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T06:03:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27294Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:34:15.499868Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental Didactic video Knowing the Soil and its contribution to learning process in elementary school |
title |
O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental |
spellingShingle |
O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental Jesus, Olinda Soares Fernandes de mídias na educação tecnologias educacionais educação em solos media in education educational technologies soil education |
title_short |
O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental |
title_full |
O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental |
title_fullStr |
O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental |
title_sort |
O vídeo didático Conhecendo o Solo e a contribuição desse recurso audiovisual no processo de aprendizagem no ensino fundamental |
author |
Jesus, Olinda Soares Fernandes de |
author_facet |
Jesus, Olinda Soares Fernandes de Mendonça, Thiago [UNESP] Araújo, Izabel Cristina Leinig Cantelli, Katy Boniza Lima, Marcelo Ricardo de |
author_role |
author |
author2 |
Mendonça, Thiago [UNESP] Araújo, Izabel Cristina Leinig Cantelli, Katy Boniza Lima, Marcelo Ricardo de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rede Estadual de Educação do Paraná Ciência do Solo Universidade Estadual Paulista (Unesp) Colégio Adventista Centenário Ciências e Biologia Ciência do Solo Rede Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul Ciência do Solo Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Olinda Soares Fernandes de Mendonça, Thiago [UNESP] Araújo, Izabel Cristina Leinig Cantelli, Katy Boniza Lima, Marcelo Ricardo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mídias na educação tecnologias educacionais educação em solos media in education educational technologies soil education |
topic |
mídias na educação tecnologias educacionais educação em solos media in education educational technologies soil education |
description |
O uso de recursos audiovisuais no ensino de solos, como estímulo para os alunos, pode auxiliar na construção de um conhecimento crítico e reflexivo. Este trabalho objetivou analisar a contribuição do vídeo Conhecendo o Solo no ensino e na aprendizagem dessa temática no nível fundamental. Com o intuito de estimular os alunos a perceber a importância dos solos nos ambientes, esse vídeo foi aplicado como conteúdo de ensino. em seguida, foi aplicado um questionário, em que os alunos descreveram as principais ideias transmitidas por esse, especificando os pontos positivos e negativos do recurso utilizado. A análise do questionário revelou que o uso do vídeo foi um facilitador da aprendizagem. Porém, as respostas dos estudantes indicaram que alguns aspectos necessitam de adequações, como o dinamismo, a interatividade, a quantidade de informações e a narração. Mesmo assim, o recurso foi classificado pela maioria dos alunos como adequado, e o repertório de conteúdos apresentou similaridade com o exposto no vídeo, caracterizando-o como um recurso de influência positiva no processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-01 2014-05-20T15:09:36Z 2014-05-20T15:09:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832013000200025 Revista Brasileira de Ciência do Solo. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, v. 37, n. 2, p. 548-553, 2013. 0100-0683 http://hdl.handle.net/11449/27294 10.1590/S0100-06832013000200025 S0100-06832013000200025 WOS:000320035700025 S0100-06832013000200025.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832013000200025 http://hdl.handle.net/11449/27294 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência do Solo. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, v. 37, n. 2, p. 548-553, 2013. 0100-0683 10.1590/S0100-06832013000200025 S0100-06832013000200025 WOS:000320035700025 S0100-06832013000200025.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência do Solo 0.799 0,679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
548-553 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Ciência do Solo |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Ciência do Solo |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128534076456960 |