A plataforma Khan Academy para o ensino de matemática do 4º ano do ensino fundamental: aspectos teóricos e práticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/151185 |
Resumo: | As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) tiveram um grande avanço nos últimos anos e tem estado em constante evolução, ganhando cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas, facilitando a troca de informações e conhecimentos. Na educação isso não deve ser diferente, pois tais recursos oferecem ferramentas que podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem. Paralelamente, a abordagem da matemática praticada em sala de aula, vem gerando conflitos no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos de hoje, os chamados nativos digitais, convivem diariamente com a rapidez e interatividade da tecnologia. Com o objetivo de investigar a experiência do uso da Plataforma Khan Academy em sala de aula, de modo a analisar sua colaboração no processo de ensino e aprendizagem da matemática do 4º ano do ensino fundamental, a pesquisa de abordagem qualitativa-quantitativa, de caráter participante, foi realizada com 32 alunos do Ensino Fundamental I e a professora da turma, de uma escola pública municipal numa cidade de pequeno porte localizada no interior do estado de São Paulo. Quanto aos procedimentos, optamos pela pesquisa de campo, na qual por meio da observação e registros do uso da ferramenta, pudemos analisar e construir hipóteses a respeito de seu desempenho no ensino da matemática. A turma substituiu semanalmente 2 horas/aulas de matemática por 2 horas/aulas com a utilização da plataforma Khan Academy no laboratório de informática no ano de 2016. As dificuldades encontradas durante as aulas e as estratégias que utilizamos para superá-las, transformaram-se no produto deste estudo de Mestrado Profissional. Elaboramos um guia didático em formato digital com orientações e sugestões para o trabalho com a plataforma Khan Academy em ambiente escolar. Verificamos com esse estudo, que o uso da plataforma adaptativa em sala de aula, desde que feito de forma intencional e planejada, é benéfico para o processo de ensino e aprendizagem da matemática, levando o aluno a se interessar pela disciplina e se tornar ativo nesse processo, sendo assim autor de seu próprio conhecimento. |
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A plataforma Khan Academy para o ensino de matemática do 4º ano do ensino fundamental: aspectos teóricos e práticosThe Khan Academy platform for the teaching of mathematics of the fourth year of fundamental education: theoretical and practical aspectsTecnologias digitaisMatemática no ensino fundamentalPlataforma Khan AcademyDigital technologiesMathematics in elementary schoolKhan Academy platformAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) tiveram um grande avanço nos últimos anos e tem estado em constante evolução, ganhando cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas, facilitando a troca de informações e conhecimentos. Na educação isso não deve ser diferente, pois tais recursos oferecem ferramentas que podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem. Paralelamente, a abordagem da matemática praticada em sala de aula, vem gerando conflitos no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos de hoje, os chamados nativos digitais, convivem diariamente com a rapidez e interatividade da tecnologia. Com o objetivo de investigar a experiência do uso da Plataforma Khan Academy em sala de aula, de modo a analisar sua colaboração no processo de ensino e aprendizagem da matemática do 4º ano do ensino fundamental, a pesquisa de abordagem qualitativa-quantitativa, de caráter participante, foi realizada com 32 alunos do Ensino Fundamental I e a professora da turma, de uma escola pública municipal numa cidade de pequeno porte localizada no interior do estado de São Paulo. Quanto aos procedimentos, optamos pela pesquisa de campo, na qual por meio da observação e registros do uso da ferramenta, pudemos analisar e construir hipóteses a respeito de seu desempenho no ensino da matemática. A turma substituiu semanalmente 2 horas/aulas de matemática por 2 horas/aulas com a utilização da plataforma Khan Academy no laboratório de informática no ano de 2016. As dificuldades encontradas durante as aulas e as estratégias que utilizamos para superá-las, transformaram-se no produto deste estudo de Mestrado Profissional. Elaboramos um guia didático em formato digital com orientações e sugestões para o trabalho com a plataforma Khan Academy em ambiente escolar. Verificamos com esse estudo, que o uso da plataforma adaptativa em sala de aula, desde que feito de forma intencional e planejada, é benéfico para o processo de ensino e aprendizagem da matemática, levando o aluno a se interessar pela disciplina e se tornar ativo nesse processo, sendo assim autor de seu próprio conhecimento.Digital Information and Communication Technologies (TDIC) has made great progress in recent years and has been constantly evolving, gaining more and more space in people's daily lives, facilitating the exchange of information and knowledge. In education this should not be different, since such resources offer tools that can collaborate in the process of teaching and learning. At the same time, the approach to mathematics practiced in the classroom has generated conflicts in the teaching and learning process, since today's students, the so-called digital natives, coexist daily with the speed and interactivity of technology. With the objective of investigating the experience of using the Khan Academy Platform in the classroom, in order to analyze its collaboration in the teaching and learning process of the 4th year of elementary school mathematics, the qualitative-quantitative approach, , Was carried out with 32 students from Elementary School I and the class teacher from a municipal public school in a small city located in the interior of the state of São Paulo. As for the procedures, we opted for the field research, in which through the observation and records of the use of the tool, we were able to analyze and construct hypotheses about its performance in the teaching of mathematics.The class replaced weekly 2 hours / math classes for 2 hours / lessons with the use of the Khan Academy platform in the computer lab in the year 2016. The difficulties encountered during the classes and the strategies that we used to overcome them, In the product of this study of Professional Masters. We developed a didactic guide in digital format with guidelines and suggestions for working with the Khan Academy platform in a school environment. We verified with this study that the use of the adaptive platform in the classroom, since done in an intentional and planned way, is beneficial to the process of teaching and learning of mathematics, causing the student to become interested in the discipline and become active in this Process, thus being the author of his own knowledge.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tezani, Thais Cristina Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tomazi, Débora Regina [UNESP]2017-07-26T12:57:36Z2017-07-26T12:57:36Z2017-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15118500088948633004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-22T06:20:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151185Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:38:10.081933Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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