O material apostilado no ensino de ciências da natureza nos anos iniciais do ensino fundamental: o que pensam os professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Denise Fernanda de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181403
Resumo: Historicamente, o material apostilado no Brasil surgiu para atender cursos preparatórios e vestibulares, inicialmente, era proposto somente pelo ensino privado. Com a municipalização do ensino fundamental, que se consolidou nos primeiros anos do século XXI, o material teve maior adesão pelas redes municipais paulistas. Considerando que ensinar ciências é dar acesso aos alunos a uma educação científica que contribui para o desenvolvimento intelectual, na construção da cidadania, na aprendizagem de outras áreas do conhecimento e é um direito de todos os alunos, é necessário o compromisso do professor com o progresso dos alunos e o ensino de ciências com qualidade. Nosso problema de pesquisa é: “O que pensam os professores do Ensino Fundamental I sobre o material apostilado para o ensino de ciências?.” O objetivo deste trabalho foi verificar as percepções de um grupo de professoras sobre o material apostilado no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental I. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram sete professoras que participaram de uma entrevista semiestruturada, organizada a partir de um roteiro de questões e o recurso metodológico utilizado para análise das respostas foi a análise de conteúdo. As percepções das professoras sobre o material para o ensino de ciências foram divididas em nove categorias - e, no âmbito de cada uma delas, em aspectos positivos e negativos. Dentre todos os pontos levantados sobre o material apostilado, a percepção das professoras é de que o material é o instrumento de trabalho da rede municipal que possui características que afetam de forma positiva, mas também negativa o trabalho do professor e a aprendizagem do aluno, e consideram que o trabalho pedagógico deve ser construído, ainda que não consigam desenvolvê-lo dessa forma a partir das orientações do material. Portanto, a percepção das professoras sobre o ensino de ciências com o material apostilado é de que ele não atende totalmente as necessidades dos alunos na sala de aula. Nessa relação da apostila e o ensino de ciências as professoras apontam mais reprovação em relação ao seu uso para esse componente do que aprovação, visto que indicam outros materiais propostos pelo Ministério da Educação como referencia para o ensino.
id UNSP_3627ed0ab078fde44e0bc5ab76826223
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181403
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O material apostilado no ensino de ciências da natureza nos anos iniciais do ensino fundamental: o que pensam os professoresThe apostilled material in the teaching of natural sciences in the initial years of elementary education: what teachers thinkApostilaEnsino de ciênciasPercepção docenteLectureScience teachingTeacher perceptionHistoricamente, o material apostilado no Brasil surgiu para atender cursos preparatórios e vestibulares, inicialmente, era proposto somente pelo ensino privado. Com a municipalização do ensino fundamental, que se consolidou nos primeiros anos do século XXI, o material teve maior adesão pelas redes municipais paulistas. Considerando que ensinar ciências é dar acesso aos alunos a uma educação científica que contribui para o desenvolvimento intelectual, na construção da cidadania, na aprendizagem de outras áreas do conhecimento e é um direito de todos os alunos, é necessário o compromisso do professor com o progresso dos alunos e o ensino de ciências com qualidade. Nosso problema de pesquisa é: “O que pensam os professores do Ensino Fundamental I sobre o material apostilado para o ensino de ciências?.” O objetivo deste trabalho foi verificar as percepções de um grupo de professoras sobre o material apostilado no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental I. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram sete professoras que participaram de uma entrevista semiestruturada, organizada a partir de um roteiro de questões e o recurso metodológico utilizado para análise das respostas foi a análise de conteúdo. As percepções das professoras sobre o material para o ensino de ciências foram divididas em nove categorias - e, no âmbito de cada uma delas, em aspectos positivos e negativos. Dentre todos os pontos levantados sobre o material apostilado, a percepção das professoras é de que o material é o instrumento de trabalho da rede municipal que possui características que afetam de forma positiva, mas também negativa o trabalho do professor e a aprendizagem do aluno, e consideram que o trabalho pedagógico deve ser construído, ainda que não consigam desenvolvê-lo dessa forma a partir das orientações do material. Portanto, a percepção das professoras sobre o ensino de ciências com o material apostilado é de que ele não atende totalmente as necessidades dos alunos na sala de aula. Nessa relação da apostila e o ensino de ciências as professoras apontam mais reprovação em relação ao seu uso para esse componente do que aprovação, visto que indicam outros materiais propostos pelo Ministério da Educação como referencia para o ensino.Historically, the apostille material in Brazil appeared to attend preparatory and vestibular courses; initially, it was proposed only by private education. With the municipalization of elementary education, which was consolidated in the first years of the 21st century, the material had greater adhesion by the municipal networks of São Paulo. Considering that teaching science is giving students access to a scientific education that contributes to intellectual development, the construction of citizenship, learning in other areas of knowledge and is a right of all students, it is necessary the teacher's commitment to progress of the students and the teaching of sciences with quality. Our research problem is: "What do the teachers of Elementary School I think about the apostilled material for science teaching ?." The objective of this work was to verify the perceptions of a group of teachers about the atilled material in science teaching in the years of elementary education I. The research approach was qualitative. The subjects of the research were seven teachers who participated in a semistructured interview, organized from a questionnaire and the methodological resource used to analyze the answers was content analysis. The teachers' perceptions of the material for science teaching were divided into nine categories - and within each of them, in both positive and negative aspects. Among all the points raised about the apostilled material, the teachers' perception is that the material is the working tool of the municipal network that has characteristics that positively affect, but also negative the work of the teacher and the student's learning, and consider that the pedagogical work must be built, even if they can not develop it in this way, based on the guidelines of the material.Therefore, the teachers' perception about the teaching of science in apostille material is that it does not fully meet the needs of students in the classroom. In this relation of the handbook and the teaching of science teachers show more disapproval regarding their use for this component than approval, since they indicate other materials proposed by the Ministry of Education as a reference for teaching.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Galindo, Monica Abrantes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aguiar, Denise Fernanda de2019-04-05T16:55:07Z2019-04-05T16:55:07Z2019-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18140300091471233004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-24T06:22:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181403Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:11:58.761344Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O material apostilado no ensino de ciências da natureza nos anos iniciais do ensino fundamental: o que pensam os professores
The apostilled material in the teaching of natural sciences in the initial years of elementary education: what teachers think
title O material apostilado no ensino de ciências da natureza nos anos iniciais do ensino fundamental: o que pensam os professores
spellingShingle O material apostilado no ensino de ciências da natureza nos anos iniciais do ensino fundamental: o que pensam os professores
Aguiar, Denise Fernanda de
Apostila
Ensino de ciências
Percepção docente
Lecture
Science teaching
Teacher perception
title_short O material apostilado no ensino de ciências da natureza nos anos iniciais do ensino fundamental: o que pensam os professores
title_full O material apostilado no ensino de ciências da natureza nos anos iniciais do ensino fundamental: o que pensam os professores
title_fullStr O material apostilado no ensino de ciências da natureza nos anos iniciais do ensino fundamental: o que pensam os professores
title_full_unstemmed O material apostilado no ensino de ciências da natureza nos anos iniciais do ensino fundamental: o que pensam os professores
title_sort O material apostilado no ensino de ciências da natureza nos anos iniciais do ensino fundamental: o que pensam os professores
author Aguiar, Denise Fernanda de
author_facet Aguiar, Denise Fernanda de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galindo, Monica Abrantes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Denise Fernanda de
dc.subject.por.fl_str_mv Apostila
Ensino de ciências
Percepção docente
Lecture
Science teaching
Teacher perception
topic Apostila
Ensino de ciências
Percepção docente
Lecture
Science teaching
Teacher perception
description Historicamente, o material apostilado no Brasil surgiu para atender cursos preparatórios e vestibulares, inicialmente, era proposto somente pelo ensino privado. Com a municipalização do ensino fundamental, que se consolidou nos primeiros anos do século XXI, o material teve maior adesão pelas redes municipais paulistas. Considerando que ensinar ciências é dar acesso aos alunos a uma educação científica que contribui para o desenvolvimento intelectual, na construção da cidadania, na aprendizagem de outras áreas do conhecimento e é um direito de todos os alunos, é necessário o compromisso do professor com o progresso dos alunos e o ensino de ciências com qualidade. Nosso problema de pesquisa é: “O que pensam os professores do Ensino Fundamental I sobre o material apostilado para o ensino de ciências?.” O objetivo deste trabalho foi verificar as percepções de um grupo de professoras sobre o material apostilado no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental I. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram sete professoras que participaram de uma entrevista semiestruturada, organizada a partir de um roteiro de questões e o recurso metodológico utilizado para análise das respostas foi a análise de conteúdo. As percepções das professoras sobre o material para o ensino de ciências foram divididas em nove categorias - e, no âmbito de cada uma delas, em aspectos positivos e negativos. Dentre todos os pontos levantados sobre o material apostilado, a percepção das professoras é de que o material é o instrumento de trabalho da rede municipal que possui características que afetam de forma positiva, mas também negativa o trabalho do professor e a aprendizagem do aluno, e consideram que o trabalho pedagógico deve ser construído, ainda que não consigam desenvolvê-lo dessa forma a partir das orientações do material. Portanto, a percepção das professoras sobre o ensino de ciências com o material apostilado é de que ele não atende totalmente as necessidades dos alunos na sala de aula. Nessa relação da apostila e o ensino de ciências as professoras apontam mais reprovação em relação ao seu uso para esse componente do que aprovação, visto que indicam outros materiais propostos pelo Ministério da Educação como referencia para o ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-05T16:55:07Z
2019-04-05T16:55:07Z
2019-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181403
000914712
33004153078P4
url http://hdl.handle.net/11449/181403
identifier_str_mv 000914712
33004153078P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129297647403008