Trabalho infantil e desenvolvimento na perspectiva de profissionais da educação e famílias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92259 |
Resumo: | O presente estudo está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente, mais especificamente à linha de pesquisa Processos Formativos, Diferença e Valores. Nosso objeto de estudo se refere às representações sociais construídas e compartilhadas entre sujeitos que experienciaram o trabalho infantil na infância e/ou dão aulas para crianças e adolescentes trabalhadores. Nesse sentido, o objetivo é compreender as representações sociais de profissionais da educação e famílias acerca do trabalho e do trabalho infantil e sua avaliação quanto ao(s) impacto(s) sobre a vida de crianças e adolescentes trabalhadore(a)s, principalmente nas áreas de educação e desenvolvimento. Adotamos como perspectiva teórica entender o trabalho infantil para além de análises generalizantes sobre seus prejuízos e/ou benefícios, utilizadas para justificar a inserção precoce em trabalho. A pesquisa foi dividida em duas fases e contou com a participação de profissionais da educação e famílias oriundos de duas escolas públicas estaduais do município de Presidente Prudente/SP. Na fase I, procedemos à aplicação de um questionário, em ambas as escolas, o qual foi respondido por 45 profissionais da educação e 72 famílias, cujo objetivo foi traçar o perfil dos participantes, sua opinião quanto ao impacto/interferência do trabalho na vida de quem o exerce e questões de evocação... |
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Trabalho infantil e desenvolvimento na perspectiva de profissionais da educação e famíliasEducaçãoMenores - EmpregoChild laborO presente estudo está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente, mais especificamente à linha de pesquisa Processos Formativos, Diferença e Valores. Nosso objeto de estudo se refere às representações sociais construídas e compartilhadas entre sujeitos que experienciaram o trabalho infantil na infância e/ou dão aulas para crianças e adolescentes trabalhadores. Nesse sentido, o objetivo é compreender as representações sociais de profissionais da educação e famílias acerca do trabalho e do trabalho infantil e sua avaliação quanto ao(s) impacto(s) sobre a vida de crianças e adolescentes trabalhadore(a)s, principalmente nas áreas de educação e desenvolvimento. Adotamos como perspectiva teórica entender o trabalho infantil para além de análises generalizantes sobre seus prejuízos e/ou benefícios, utilizadas para justificar a inserção precoce em trabalho. A pesquisa foi dividida em duas fases e contou com a participação de profissionais da educação e famílias oriundos de duas escolas públicas estaduais do município de Presidente Prudente/SP. Na fase I, procedemos à aplicação de um questionário, em ambas as escolas, o qual foi respondido por 45 profissionais da educação e 72 famílias, cujo objetivo foi traçar o perfil dos participantes, sua opinião quanto ao impacto/interferência do trabalho na vida de quem o exerce e questões de evocação...This study is linked to the Graduate Program in Education, at São Paulo State University, Campus of Presidente Prudente/SP, more specifically to the Research Line Formative Processes, Difference and Values. The focus of our study refers to the social representations built and shared among individuals who had the experience of child labor in the past or that teaches for working children. In this sense, the aim of our study is to understand the social representations of education professionals and families about work and child labor and its assessment o f the (s) impact (s) on the lives of working children and adolescents, especially in areas of education and development. We adopt as a theoretical perspective the comprehension of child labor as a phenomenon that must be understood through the lens of a broader conception of child work and labor, that do not make general assertions about the losses and / or benefits used in order to justify the early inclusion of children in work. The research was conducted in two phases and it encompasses the participation of professionals of education and families from two public schools in the city of Presidente Prudente/SP. In phase I, the 45 professionals of education and 72 families, participants of the research answered to a questionnaire whose goal was to obtain the profile of participants, their opinion about the impact and interference of the work in children and adolescents's lives and it has questions with free evocation words. In phase II, we conducted semistructured into reviews with eight professionals of education indicated by the principal and with... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Libório., Renata Maria Coimbra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mantovani, Aline Madia [UNESP]2014-06-11T19:25:38Z2014-06-11T19:25:38Z2012-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis155 f. : il.application/pdfMANTOVANI, Aline Madia. Trabalho infantil e desenvolvimento na perspectiva de profissionais da educação e famílias. 2012. 155 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.http://hdl.handle.net/11449/92259000691535mantovani_am_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92259Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:44:10.215164Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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