Características da base de conhecimentos de professores no ensino de biologia celular a partir de um curso de formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/116066 |
Resumo: | Ao considerar as dificuldades do processo de ensino e aprendizagem de Ciências, apresentamos uma discussão acerca dos modelos dos conhecimentos base dos professores, com foco principal no conhecimento pedagógico do conteúdo. Este trabalho teve como objetivo analisar os conhecimentos do professor com referência aos saberes inerentes à profissão, transformadora da sociedade e compreender de que forma se refletem na prática docente. Para embasar esta análise, foi oferecido um curso a professores da Rede Pública de Ensino, atuantes na disciplina de Biologia, qual abordou o uso dad Metodologia Investigativa, a História e Filosofia da Ciência e a aplicação de atividades alternativas com materiais de baixo custo no ensino dos conteúdos. Neste curso foram elaborados planos de aula produzidos pelos professores, a serem aplicados em suas salas de aula, dando origem a relatórios elaborados pelos docentes, que juntamente à observação desta aplicação, geraram os Relatórios de Observação. Este documento, juntamente aos CoRes iniciais e finais de cada professor, compuseram os instrumentos de coleta de dados para esta pesquisa. As investigações dos dados, realizadas através de análise do conteúdo, nos levam às seguintes conclusões: apesar dos professores demonstrarem conhecimentos relativos a quase todas as categorias de conhecimentos utilizadas nesta análise, tais conhecimentos apresentaram-se de forma simples, revelando um conhecimento parcial acerca dos saberes fundamentais aos professores para exercer sua profissão. Apesarde demonstrarem conhecimento acerca de diversas estratégias de ensino, estas não estão presentes em sua prática. Durante o curso, os professores se mostraram abertos para novas experiências e demonstraram interesse pelas metodologias apresentadas, porém, não fizeram uso das mesmas com a profundidade desejada, demonstrando dificuldades em romper com a tradição e interiorizar novas propostas. Para... |
id |
UNSP_36b8a7f34fcf36e9b65644641eed6d77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/116066 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Características da base de conhecimentos de professores no ensino de biologia celular a partir de um curso de formação continuadaTeachers's knowledge base on cell biology from a continued formation course characteristicsBiologiaCelulasProfessores - FormaçãoConhecimento e aprendizagemBiologyAo considerar as dificuldades do processo de ensino e aprendizagem de Ciências, apresentamos uma discussão acerca dos modelos dos conhecimentos base dos professores, com foco principal no conhecimento pedagógico do conteúdo. Este trabalho teve como objetivo analisar os conhecimentos do professor com referência aos saberes inerentes à profissão, transformadora da sociedade e compreender de que forma se refletem na prática docente. Para embasar esta análise, foi oferecido um curso a professores da Rede Pública de Ensino, atuantes na disciplina de Biologia, qual abordou o uso dad Metodologia Investigativa, a História e Filosofia da Ciência e a aplicação de atividades alternativas com materiais de baixo custo no ensino dos conteúdos. Neste curso foram elaborados planos de aula produzidos pelos professores, a serem aplicados em suas salas de aula, dando origem a relatórios elaborados pelos docentes, que juntamente à observação desta aplicação, geraram os Relatórios de Observação. Este documento, juntamente aos CoRes iniciais e finais de cada professor, compuseram os instrumentos de coleta de dados para esta pesquisa. As investigações dos dados, realizadas através de análise do conteúdo, nos levam às seguintes conclusões: apesar dos professores demonstrarem conhecimentos relativos a quase todas as categorias de conhecimentos utilizadas nesta análise, tais conhecimentos apresentaram-se de forma simples, revelando um conhecimento parcial acerca dos saberes fundamentais aos professores para exercer sua profissão. Apesarde demonstrarem conhecimento acerca de diversas estratégias de ensino, estas não estão presentes em sua prática. Durante o curso, os professores se mostraram abertos para novas experiências e demonstraram interesse pelas metodologias apresentadas, porém, não fizeram uso das mesmas com a profundidade desejada, demonstrando dificuldades em romper com a tradição e interiorizar novas propostas. Para...Upon considering the difficulties of Sciences' learning and teaching process, we present a discussion regarding the teachers' base knowledge, mainly focusing on pedagogical content knowledge. This study aimed to analyze the knowledge of the teacher with reference to the knowledge inherent to the profession, capable of transforming society, and understnding in what way it reflects to the teaching practice. To support this analysis, a course was offered to Public School Teachers, acting on the Biology field, addressing the use of Investigate Methodology, History and Philosophy of Science, and the application of alternative activities using low cost materials while teaching. On this course, lesson plans were elaborated by the teachers, destined to be used in their classes, originating reports created by the instructors, that along with the observation of this application, generated the Observation Reports. This document, along with each teacher's initial and final CoRes, composed the data collection instruments for this research. The data investigation, performed by content analysis, led us to the following conclusions: although all teachers demonstrated possessing knowledge relative to all knowledge categories used on this anlysis, such knowledge present itself in a simple way, revealing a partial knowledge regarding the fundamental knowledge for teachers to practice their profession. Despite showing skills for the many teaching strategies, those were not present practically. During the course teachers showed themselves open to new experiences and showed interest in the presented methodologies, however, they did not used them with the desired depth, showing difficulty in breaking with tradition and internalize new proposals. To promote a real change in teaching and learning, it is a necessary that the initial formation course for teachers begin to promote training, and to use a curriculum based on the knowledge of the teacher it wants...Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]Bombonato, Maria Terezinha Siqueira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ballerini, Júlia Katzaroff [UNESP]2015-03-03T11:53:00Z2015-03-03T11:53:00Z2014-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis252 f.application/pdfBALLERINI, Júlia Katzaroff. Características da base de conhecimentos de professores no ensino de biologia celular a partir de um curso de formação continuada. 2014. 252 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2014.http://hdl.handle.net/11449/116066000811648000811648.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-13T06:11:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/116066Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:34:19.892189Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Características da base de conhecimentos de professores no ensino de biologia celular a partir de um curso de formação continuada Teachers's knowledge base on cell biology from a continued formation course characteristics |
title |
Características da base de conhecimentos de professores no ensino de biologia celular a partir de um curso de formação continuada |
spellingShingle |
Características da base de conhecimentos de professores no ensino de biologia celular a partir de um curso de formação continuada Ballerini, Júlia Katzaroff [UNESP] Biologia Celulas Professores - Formação Conhecimento e aprendizagem Biology |
title_short |
Características da base de conhecimentos de professores no ensino de biologia celular a partir de um curso de formação continuada |
title_full |
Características da base de conhecimentos de professores no ensino de biologia celular a partir de um curso de formação continuada |
title_fullStr |
Características da base de conhecimentos de professores no ensino de biologia celular a partir de um curso de formação continuada |
title_full_unstemmed |
Características da base de conhecimentos de professores no ensino de biologia celular a partir de um curso de formação continuada |
title_sort |
Características da base de conhecimentos de professores no ensino de biologia celular a partir de um curso de formação continuada |
author |
Ballerini, Júlia Katzaroff [UNESP] |
author_facet |
Ballerini, Júlia Katzaroff [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP] Bombonato, Maria Terezinha Siqueira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ballerini, Júlia Katzaroff [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Celulas Professores - Formação Conhecimento e aprendizagem Biology |
topic |
Biologia Celulas Professores - Formação Conhecimento e aprendizagem Biology |
description |
Ao considerar as dificuldades do processo de ensino e aprendizagem de Ciências, apresentamos uma discussão acerca dos modelos dos conhecimentos base dos professores, com foco principal no conhecimento pedagógico do conteúdo. Este trabalho teve como objetivo analisar os conhecimentos do professor com referência aos saberes inerentes à profissão, transformadora da sociedade e compreender de que forma se refletem na prática docente. Para embasar esta análise, foi oferecido um curso a professores da Rede Pública de Ensino, atuantes na disciplina de Biologia, qual abordou o uso dad Metodologia Investigativa, a História e Filosofia da Ciência e a aplicação de atividades alternativas com materiais de baixo custo no ensino dos conteúdos. Neste curso foram elaborados planos de aula produzidos pelos professores, a serem aplicados em suas salas de aula, dando origem a relatórios elaborados pelos docentes, que juntamente à observação desta aplicação, geraram os Relatórios de Observação. Este documento, juntamente aos CoRes iniciais e finais de cada professor, compuseram os instrumentos de coleta de dados para esta pesquisa. As investigações dos dados, realizadas através de análise do conteúdo, nos levam às seguintes conclusões: apesar dos professores demonstrarem conhecimentos relativos a quase todas as categorias de conhecimentos utilizadas nesta análise, tais conhecimentos apresentaram-se de forma simples, revelando um conhecimento parcial acerca dos saberes fundamentais aos professores para exercer sua profissão. Apesarde demonstrarem conhecimento acerca de diversas estratégias de ensino, estas não estão presentes em sua prática. Durante o curso, os professores se mostraram abertos para novas experiências e demonstraram interesse pelas metodologias apresentadas, porém, não fizeram uso das mesmas com a profundidade desejada, demonstrando dificuldades em romper com a tradição e interiorizar novas propostas. Para... |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-03 2015-03-03T11:53:00Z 2015-03-03T11:53:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BALLERINI, Júlia Katzaroff. Características da base de conhecimentos de professores no ensino de biologia celular a partir de um curso de formação continuada. 2014. 252 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2014. http://hdl.handle.net/11449/116066 000811648 000811648.pdf 33004056079P0 |
identifier_str_mv |
BALLERINI, Júlia Katzaroff. Características da base de conhecimentos de professores no ensino de biologia celular a partir de um curso de formação continuada. 2014. 252 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2014. 000811648 000811648.pdf 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/116066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
252 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128828185247744 |