Os elementos satíricos nas obras de Antônio da Fonseca Soares e Gregório de Matos
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.revistaglauks.ufv.br/artigo/73 http://hdl.handle.net/11449/126813 |
Resumo: | In this paper we will deal with the satirical elements found in the works of the Portuguese Antonio da Fonseca Soares and Brazilian Gregorio de Matos e Guerra, seventeenth-century poets who have common features, such as the fetus and cultism, features originated from Spanish masters Quevedo and Góngora. The two poets studied here use satire as a form of denunciation of the people and the Portuguese and Brazilian society of that time, because they both lived in both the metropolis and in the colony. Other aspects in common between them is that they both experienced religion at some point in their lives. |
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Os elementos satíricos nas obras de Antônio da Fonseca Soares e Gregório de MatosThe satirical elements in the works of Antônio da Fonseca Soares and Gregório de MatosAntonio da Fonseca SoaresGregorio de MatosSatireXVII centuryPoetryLiteratura brasileira e portuguesaPrescriçãoIn this paper we will deal with the satirical elements found in the works of the Portuguese Antonio da Fonseca Soares and Brazilian Gregorio de Matos e Guerra, seventeenth-century poets who have common features, such as the fetus and cultism, features originated from Spanish masters Quevedo and Góngora. The two poets studied here use satire as a form of denunciation of the people and the Portuguese and Brazilian society of that time, because they both lived in both the metropolis and in the colony. Other aspects in common between them is that they both experienced religion at some point in their lives.Neste trabalho trataremos dos elementos satíricos encontrados nas obras do português Antônio da Fonseca Soares e do brasileiro Gregório de Matos e Guerra, poetas seiscentistas que apresentam aspectos em comum, como o conceptismo e o cultismo, características provindas dos mestres espanhóis Quevedo e Góngora. Os dois poetas aqui estudados utilizam a sátira como uma forma de denúncia das pessoas e da sociedade portuguesa e brasileira da época, pois ambos viveram tanto na metrópole quanto na colônia. Outros aspectos em comum entre eles é que ambos vivenciaram a religiosidade em algum momento de suas vidas.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Lingüística, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Lingüística, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Granjeiro, Heloiza Brambatti [UNESP]Moraes, Carlos Eduardo Mendes de [UNESP]2015-08-21T17:53:14Z2015-08-21T17:53:14Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article65-83http://www.revistaglauks.ufv.br/artigo/73Glauks, v. 10, n. 2, p. 65-83, 2010.1415-9015http://hdl.handle.net/11449/1268135427667370309683Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporGlauksinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T14:47:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126813Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:47:10.853180Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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