O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional de uma nova empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Isabelle Marcato Enier de [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156477
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898309.pdf
Resumo: The following study intends to provide reflexions about how the internal communication impacts on the dissemination of the organizational culture in a new company. For this analysis, it was considered a new franchising company, in wich the culture was not disseminated yet between all the employees. Based on a research study, it brings knowledge about culture, organizational culture, organizational communication and internal communication, as well it was apllied social surveys technics, as participant observation, interviews and questionnaires, to be able to reach the necessary data. This data was relevant to subsidize the reflexion about internal communication and how it relates with the organizational culture, ending in a serie of purposals for the organization. As a result, 8 strategic points were assigned in which internal communication can help in the propagation of the organizational culture, in order to strengthen it and achieve the objectives expected by the organization
id UNSP_37150088861aa85c402c370cb6831480
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156477
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional de uma nova empresaComunicação nas organizaçõesCultura organizacionalEmpresasCommunicationThe following study intends to provide reflexions about how the internal communication impacts on the dissemination of the organizational culture in a new company. For this analysis, it was considered a new franchising company, in wich the culture was not disseminated yet between all the employees. Based on a research study, it brings knowledge about culture, organizational culture, organizational communication and internal communication, as well it was apllied social surveys technics, as participant observation, interviews and questionnaires, to be able to reach the necessary data. This data was relevant to subsidize the reflexion about internal communication and how it relates with the organizational culture, ending in a serie of purposals for the organization. As a result, 8 strategic points were assigned in which internal communication can help in the propagation of the organizational culture, in order to strengthen it and achieve the objectives expected by the organizationO estudo que se segue tem como objetivo refletir sobre como a comunicação interna impacta na disseminação da cultura organizacional de uma nova empresa. Para tal análise, foi considerada uma nova empresa do ramo de franquias, em que a cultura organizacional ainda não havia sido disseminada entre todos os funcionários. Utilizou-se bases teóricas de cultura, cultura organizacional, comunicação organizacional e comunicação interna, bem como foram utilizadas técnicas de pesquisa social, como observação participante, entrevistas e questionários, para a obtenção de dados. Os dados foram utilizados para subsidiar uma reflexão em torno da comunicação interna e seu papel na disseminação da cultura, culminando em direcionamentos e propostas para a organização. Como resultado, foram atribuídos oito pontos estratégicos em que a comunicação interna pode auxiliar na propagação da cultura organizacional, de forma a fortalecê-la e a alcançar os objetivos esperados pela organizaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Andrelo, Roseane [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Isabelle Marcato Enier de [UNESP]2018-09-19T17:27:31Z2018-09-19T17:27:31Z2018-01-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67 f.application/pdfOLIVEIRA, Isabelle Marcato Enier de. O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional de uma nova empresa. 2018. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018.http://hdl.handle.net/11449/156477000898309http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898309.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T19:14:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156477Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-19T19:14:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional de uma nova empresa
title O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional de uma nova empresa
spellingShingle O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional de uma nova empresa
Oliveira, Isabelle Marcato Enier de [UNESP]
Comunicação nas organizações
Cultura organizacional
Empresas
Communication
title_short O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional de uma nova empresa
title_full O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional de uma nova empresa
title_fullStr O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional de uma nova empresa
title_full_unstemmed O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional de uma nova empresa
title_sort O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional de uma nova empresa
author Oliveira, Isabelle Marcato Enier de [UNESP]
author_facet Oliveira, Isabelle Marcato Enier de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrelo, Roseane [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Isabelle Marcato Enier de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação nas organizações
Cultura organizacional
Empresas
Communication
topic Comunicação nas organizações
Cultura organizacional
Empresas
Communication
description The following study intends to provide reflexions about how the internal communication impacts on the dissemination of the organizational culture in a new company. For this analysis, it was considered a new franchising company, in wich the culture was not disseminated yet between all the employees. Based on a research study, it brings knowledge about culture, organizational culture, organizational communication and internal communication, as well it was apllied social surveys technics, as participant observation, interviews and questionnaires, to be able to reach the necessary data. This data was relevant to subsidize the reflexion about internal communication and how it relates with the organizational culture, ending in a serie of purposals for the organization. As a result, 8 strategic points were assigned in which internal communication can help in the propagation of the organizational culture, in order to strengthen it and achieve the objectives expected by the organization
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-19T17:27:31Z
2018-09-19T17:27:31Z
2018-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Isabelle Marcato Enier de. O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional de uma nova empresa. 2018. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018.
http://hdl.handle.net/11449/156477
000898309
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898309.pdf
identifier_str_mv OLIVEIRA, Isabelle Marcato Enier de. O papel da comunicação interna na disseminação da cultura organizacional de uma nova empresa. 2018. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018.
000898309
url http://hdl.handle.net/11449/156477
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898309.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649495109468160