O discurso do MEC: um estudo analítico dos vídeos institucionais sobre o novo ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ariely Natália
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236396
Resumo: Dentre as reformas previstas por Temer em seu governo, tem-se a reforma no ensino médio, sancionada pela Presidência da República em 16 de fevereiro de 2017. A proposta de reformulação da estrutura curricular contemplou duas grandes mudanças: a flexibilização do currículo escolar de acordo com o interesse do aluno e o aumento do número de escolas em tempo integral com a ampliação gradual da jornada escolar. Para a divulgação do Novo Ensino Médio, o Ministério da Educação (MEC) produziu uma campanha composta por uma série de peças publicitárias, veiculadas em jornais e revistas de circulação nacional, e vídeos, veiculados na rede de televisão, no canal no YouTube e página no Facebook do Ministério. Para nosso córpus de pesquisa, foram selecionados sete vídeos, com o propósito de analisar, com base nos preceitos da Análise do Discurso Francesa, a discursividade e, com esta, as formulações ideológicas apresentadas pela campanha. Por se tratar de peças audiovisuais narrativas, a análise explora também dispositivos teóricos narrativos e audiovisuais, tornando-se assim, um modelo de análise conjugada por essas três teorias. O dispositivo analítico deste trabalho é dividido em três áreas: análise verbal e audiovisual; análise das condições de produção e do contexto político e análise das formações discursivas e ideológicas. Na primeira fase, verbal e audiovisual, se concentrará o uso das teorias audiovisual e narrativa. Nas duas fases seguintes, é destacado o uso da análise do discurso. No entanto, em todas fases analíticas do projeto são retomados os fundamentos teóricos apresentados. Os resultados apresentados sugerem que as propagandas sobre o Novo Ensino Médio recuperam estereótipos cristalizados em nossa cultura sobre a educação pública na sociedade brasileira; e que a partir de um novo cenário político constituído após maio de 2016, compreende-se os vídeos institucionais da campanha “Novo Ensino Médio” como formas representativas de um novo governo vigente, com seus valores e ideologias.
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