Ensino de geografia: utilização de recursos computacionais (Google Earth) no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonini, André Marciel [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104374
Resumo: O aluno da atualidade convive com a massificação do uso da Internet e a perspectiva da participação cada vez mais maciça dos micro computadores no ambiente doméstico. Com isso, verifica-se que a Internet, o micro e os softwares educacionais, combinados, abrem para milhares de estudantes possibilidades inesgotáveis de aprendizado. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver abordagens metodologias para o ensino de Geografia com a utilização de recursos computacionais, além de proporcionar aos alunos de nível médio a aprendizagem de conceitos geográficos visando uma educação de maior qualidade. Desenvolver habilidades de utilização de sistemas computacionais de modo a incluir tecnologias no cotidiano do aluno, com o intuito do estudo; Avaliar o uso de novas tecnologias na educação como recurso didático, tendo como o exemplo o sistema Google Earth. O desenvolvimento deste trabalho baseou-se em uma Análise Comparativa de Caráter Experimental e Indutivo, uma vez que os resultados podem ser generalizados. O Ensino foi fundamentado no Construtivismo, buscando uma aprendizagem centrada no aluno, significativa e em alguns casos baseada em problemas do cotidiano local, regional ou global. A avaliação pautou-se no modelo somativo e formativo, com os dados da pesquisa sendo coletados de forma qualitativa (Observação dos Participantes com a elaboração de relatórios com a avaliação pessoal do professor acerca da evolução do processo de ensino aprendizagem dos alunos) e quantitativa. Analisando-se os resultados obtidos pode-se considerar que a utilização de novas tecnologias pode colaborar com o processo de ensino aprendizagem, com ressalvas abordadas no caso especifico deste trabalho.
id UNSP_37a7b6ff8037b6a8ff51c4013b3d19a5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104374
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de geografia: utilização de recursos computacionais (Google Earth) no ensino médioGeografia - Estudo e ensinoEducaçãoEnsino médioAprendizagemSistemas multimidiaInternet na educaçãoGoogle Earth (Recurso eletrônico)Tecnologia educacionalCartografiaProcesso de ensino e aprendizagemGeographyEducationMultimediaO aluno da atualidade convive com a massificação do uso da Internet e a perspectiva da participação cada vez mais maciça dos micro computadores no ambiente doméstico. Com isso, verifica-se que a Internet, o micro e os softwares educacionais, combinados, abrem para milhares de estudantes possibilidades inesgotáveis de aprendizado. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver abordagens metodologias para o ensino de Geografia com a utilização de recursos computacionais, além de proporcionar aos alunos de nível médio a aprendizagem de conceitos geográficos visando uma educação de maior qualidade. Desenvolver habilidades de utilização de sistemas computacionais de modo a incluir tecnologias no cotidiano do aluno, com o intuito do estudo; Avaliar o uso de novas tecnologias na educação como recurso didático, tendo como o exemplo o sistema Google Earth. O desenvolvimento deste trabalho baseou-se em uma Análise Comparativa de Caráter Experimental e Indutivo, uma vez que os resultados podem ser generalizados. O Ensino foi fundamentado no Construtivismo, buscando uma aprendizagem centrada no aluno, significativa e em alguns casos baseada em problemas do cotidiano local, regional ou global. A avaliação pautou-se no modelo somativo e formativo, com os dados da pesquisa sendo coletados de forma qualitativa (Observação dos Participantes com a elaboração de relatórios com a avaliação pessoal do professor acerca da evolução do processo de ensino aprendizagem dos alunos) e quantitativa. Analisando-se os resultados obtidos pode-se considerar que a utilização de novas tecnologias pode colaborar com o processo de ensino aprendizagem, com ressalvas abordadas no caso especifico deste trabalho.The pupil of the present time coexists with the massification of the use of the Internet and the perspective of the participation each more massive time of the micron computers in the domestic environment. With this, he verifies yourself that the educational Internet, micron and softwares, agreed, open for thousand of students inexhaustible possibilities of learning. The general objective of this work is to develop boardings methodologies for the education of Geography with the use of computational resources, beyond providing to the pupils of average level the learning of geographic concepts aiming at an education of bigger quality. To develop abilities of use of computational systems in order to include technologies in the daily one of the pupil, with the intention of the study; To evaluate the use of new technologies in the education as didactic resource, having as the example the Google Earth system. The development of this work was based on a Comparative Analysis of Experimental and Inductive Character, a time that the results can be generalized. Ensino was based on the Construtivismo, having searched a learning centered in the pupil, significant and in some cases based in problems of the daily place, regional or global. The evaluation was pautou in the somativo and formative model, with the collected data of the research being of qualitative form (Comment of the Participants with the elaboration of reports with the personal evaluation of the professor concerning the evolution of the education process learning of the pupils) and quantitative. Analyzing the gotten results it can be considered that the use of new technologies can collaborate with the education process learning, with boarded exceptions in the case I specify of this workCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lombardo, Magda Adelaide [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bonini, André Marciel [UNESP]2014-06-11T19:33:20Z2014-06-11T19:33:20Z2009-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis178 f. : il., tabs., fots., mapas + 2 DVDsapplication/pdfBONINI, André Marciel. Ensino de geografia: utilização de recursos computacionais (Google Earth) no ensino médio. 2009. 178 f. : 2 DVDs. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.http://hdl.handle.net/11449/104374000591962bonini_am_dr_rcla.pdf33004137004P06188864471881525Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-07T06:03:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104374Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:13:35.279792Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de geografia: utilização de recursos computacionais (Google Earth) no ensino médio
title Ensino de geografia: utilização de recursos computacionais (Google Earth) no ensino médio
spellingShingle Ensino de geografia: utilização de recursos computacionais (Google Earth) no ensino médio
Bonini, André Marciel [UNESP]
Geografia - Estudo e ensino
Educação
Ensino médio
Aprendizagem
Sistemas multimidia
Internet na educação
Google Earth (Recurso eletrônico)
Tecnologia educacional
Cartografia
Processo de ensino e aprendizagem
Geography
Education
Multimedia
title_short Ensino de geografia: utilização de recursos computacionais (Google Earth) no ensino médio
title_full Ensino de geografia: utilização de recursos computacionais (Google Earth) no ensino médio
title_fullStr Ensino de geografia: utilização de recursos computacionais (Google Earth) no ensino médio
title_full_unstemmed Ensino de geografia: utilização de recursos computacionais (Google Earth) no ensino médio
title_sort Ensino de geografia: utilização de recursos computacionais (Google Earth) no ensino médio
author Bonini, André Marciel [UNESP]
author_facet Bonini, André Marciel [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lombardo, Magda Adelaide [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonini, André Marciel [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Educação
Ensino médio
Aprendizagem
Sistemas multimidia
Internet na educação
Google Earth (Recurso eletrônico)
Tecnologia educacional
Cartografia
Processo de ensino e aprendizagem
Geography
Education
Multimedia
topic Geografia - Estudo e ensino
Educação
Ensino médio
Aprendizagem
Sistemas multimidia
Internet na educação
Google Earth (Recurso eletrônico)
Tecnologia educacional
Cartografia
Processo de ensino e aprendizagem
Geography
Education
Multimedia
description O aluno da atualidade convive com a massificação do uso da Internet e a perspectiva da participação cada vez mais maciça dos micro computadores no ambiente doméstico. Com isso, verifica-se que a Internet, o micro e os softwares educacionais, combinados, abrem para milhares de estudantes possibilidades inesgotáveis de aprendizado. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver abordagens metodologias para o ensino de Geografia com a utilização de recursos computacionais, além de proporcionar aos alunos de nível médio a aprendizagem de conceitos geográficos visando uma educação de maior qualidade. Desenvolver habilidades de utilização de sistemas computacionais de modo a incluir tecnologias no cotidiano do aluno, com o intuito do estudo; Avaliar o uso de novas tecnologias na educação como recurso didático, tendo como o exemplo o sistema Google Earth. O desenvolvimento deste trabalho baseou-se em uma Análise Comparativa de Caráter Experimental e Indutivo, uma vez que os resultados podem ser generalizados. O Ensino foi fundamentado no Construtivismo, buscando uma aprendizagem centrada no aluno, significativa e em alguns casos baseada em problemas do cotidiano local, regional ou global. A avaliação pautou-se no modelo somativo e formativo, com os dados da pesquisa sendo coletados de forma qualitativa (Observação dos Participantes com a elaboração de relatórios com a avaliação pessoal do professor acerca da evolução do processo de ensino aprendizagem dos alunos) e quantitativa. Analisando-se os resultados obtidos pode-se considerar que a utilização de novas tecnologias pode colaborar com o processo de ensino aprendizagem, com ressalvas abordadas no caso especifico deste trabalho.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-30
2014-06-11T19:33:20Z
2014-06-11T19:33:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BONINI, André Marciel. Ensino de geografia: utilização de recursos computacionais (Google Earth) no ensino médio. 2009. 178 f. : 2 DVDs. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/104374
000591962
bonini_am_dr_rcla.pdf
33004137004P0
6188864471881525
identifier_str_mv BONINI, André Marciel. Ensino de geografia: utilização de recursos computacionais (Google Earth) no ensino médio. 2009. 178 f. : 2 DVDs. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.
000591962
bonini_am_dr_rcla.pdf
33004137004P0
6188864471881525
url http://hdl.handle.net/11449/104374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 178 f. : il., tabs., fots., mapas + 2 DVDs
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128334042759168