O Ensino coletivo de contrabaixo acústico: a vivência de processos criativos com alunos do Projeto Guri/Ribeirão Preto e a ideia de experiência de Jorge Larrosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paziani, Danilo Ribeiro [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151995
Resumo: Na presente pesquisa procura-se refletir a respeito da renovação de práticas pedagógicas no campo do ensino coletivo de contrabaixo acústico, comtemplando, porém, os outros membros da família das cordas friccionadas. Levantam-se as práticas coletivas de ensino de cordas no Brasil, apresenta-se o lócus em que a pesquisa foi desenvolvida, o Polo do Projeto Guri em Ribeirão Preto e mostra-se de que modo as práticas criativas foram introduzidas aos alunos do instrumento. O objetivo geral da pesquisa é incentivar a participação dos estudantes em posturas criativas e mostrar a relação entre esses procedimentos e o aprendizado do instrumento. Os objetivos específicos estão ligados à abertura, à escuta e prática de músicas populares e a sonoridades contemporâneas, na procura de ampliação de repertório dos estudantes. Em relação aos aspectos metodológicos, adota-se a abordagem qualitativa na modalidade “observação participante”. A pesquisa se fundamenta, em Keith Swanwick e John Paynter, educadores musicais, e na ideia de experiência do filósofo da educação, Jorge Larrosa. Os resultados alcançados materializaram-se na vivência, pelos estudantes, de três processos inventivos que os próprios participantes consideraram de suma importância no seu processo de aprendizagem.
id UNSP_37d4db550b0c9b9265b1941882326600
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151995
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Ensino coletivo de contrabaixo acústico: a vivência de processos criativos com alunos do Projeto Guri/Ribeirão Preto e a ideia de experiência de Jorge LarrosaThe collective teaching of acoustic double bass: the experience of creative process with Guri/Ribeirão Preto Project students and Jorge Larrosa`s idea of experienceContrabaixoMúsica - Instrução e estudoCriatividade (Educação)ExperiênciaDouble bassMusic - Instruction and studyCreativity (Education)ExperienceNa presente pesquisa procura-se refletir a respeito da renovação de práticas pedagógicas no campo do ensino coletivo de contrabaixo acústico, comtemplando, porém, os outros membros da família das cordas friccionadas. Levantam-se as práticas coletivas de ensino de cordas no Brasil, apresenta-se o lócus em que a pesquisa foi desenvolvida, o Polo do Projeto Guri em Ribeirão Preto e mostra-se de que modo as práticas criativas foram introduzidas aos alunos do instrumento. O objetivo geral da pesquisa é incentivar a participação dos estudantes em posturas criativas e mostrar a relação entre esses procedimentos e o aprendizado do instrumento. Os objetivos específicos estão ligados à abertura, à escuta e prática de músicas populares e a sonoridades contemporâneas, na procura de ampliação de repertório dos estudantes. Em relação aos aspectos metodológicos, adota-se a abordagem qualitativa na modalidade “observação participante”. A pesquisa se fundamenta, em Keith Swanwick e John Paynter, educadores musicais, e na ideia de experiência do filósofo da educação, Jorge Larrosa. Os resultados alcançados materializaram-se na vivência, pelos estudantes, de três processos inventivos que os próprios participantes consideraram de suma importância no seu processo de aprendizagem.In the present research we try to reflect on the renewal of pedagogical practices in the field of collective teaching of acoustic bass, contemplating, however, the other members of the family of the frictioned strings. The collective practices of string teaching are raised in Brazil, the locus in which the research was developed, the Guri Project Pole in Ribeirão Preto and the way in which the creative practices were introduced to the students of the instrument. The overall objective of the research is to encourage student participation in creative positions and to show the relationship between these procedures and the learning of the instrument. The specific objectives are related to the open listening and practice of popular songs and contemporary sonorities, in the search of amplification of the repertoire of the students. Regarding the methodological aspects, the qualitative approach is adopted in the participant observation modality. The research is based, in Keith Swanwick and John Paynter, musical educators and in the idea of experience of the philosopher of the education, Jorge Larrosa. The results obtained were materialized in the students' experience of three inventive processes that the participants themselves considered of paramount importance in their learning process.OutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paziani, Danilo Ribeiro [UNESP]2017-10-26T17:31:35Z2017-10-26T17:31:35Z2017-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15199500089360833004013066P33530066753313245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:11:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151995Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:43:13.151214Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino coletivo de contrabaixo acústico: a vivência de processos criativos com alunos do Projeto Guri/Ribeirão Preto e a ideia de experiência de Jorge Larrosa
The collective teaching of acoustic double bass: the experience of creative process with Guri/Ribeirão Preto Project students and Jorge Larrosa`s idea of experience
title O Ensino coletivo de contrabaixo acústico: a vivência de processos criativos com alunos do Projeto Guri/Ribeirão Preto e a ideia de experiência de Jorge Larrosa
spellingShingle O Ensino coletivo de contrabaixo acústico: a vivência de processos criativos com alunos do Projeto Guri/Ribeirão Preto e a ideia de experiência de Jorge Larrosa
Paziani, Danilo Ribeiro [UNESP]
Contrabaixo
Música - Instrução e estudo
Criatividade (Educação)
Experiência
Double bass
Music - Instruction and study
Creativity (Education)
Experience
title_short O Ensino coletivo de contrabaixo acústico: a vivência de processos criativos com alunos do Projeto Guri/Ribeirão Preto e a ideia de experiência de Jorge Larrosa
title_full O Ensino coletivo de contrabaixo acústico: a vivência de processos criativos com alunos do Projeto Guri/Ribeirão Preto e a ideia de experiência de Jorge Larrosa
title_fullStr O Ensino coletivo de contrabaixo acústico: a vivência de processos criativos com alunos do Projeto Guri/Ribeirão Preto e a ideia de experiência de Jorge Larrosa
title_full_unstemmed O Ensino coletivo de contrabaixo acústico: a vivência de processos criativos com alunos do Projeto Guri/Ribeirão Preto e a ideia de experiência de Jorge Larrosa
title_sort O Ensino coletivo de contrabaixo acústico: a vivência de processos criativos com alunos do Projeto Guri/Ribeirão Preto e a ideia de experiência de Jorge Larrosa
author Paziani, Danilo Ribeiro [UNESP]
author_facet Paziani, Danilo Ribeiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Paziani, Danilo Ribeiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Contrabaixo
Música - Instrução e estudo
Criatividade (Educação)
Experiência
Double bass
Music - Instruction and study
Creativity (Education)
Experience
topic Contrabaixo
Música - Instrução e estudo
Criatividade (Educação)
Experiência
Double bass
Music - Instruction and study
Creativity (Education)
Experience
description Na presente pesquisa procura-se refletir a respeito da renovação de práticas pedagógicas no campo do ensino coletivo de contrabaixo acústico, comtemplando, porém, os outros membros da família das cordas friccionadas. Levantam-se as práticas coletivas de ensino de cordas no Brasil, apresenta-se o lócus em que a pesquisa foi desenvolvida, o Polo do Projeto Guri em Ribeirão Preto e mostra-se de que modo as práticas criativas foram introduzidas aos alunos do instrumento. O objetivo geral da pesquisa é incentivar a participação dos estudantes em posturas criativas e mostrar a relação entre esses procedimentos e o aprendizado do instrumento. Os objetivos específicos estão ligados à abertura, à escuta e prática de músicas populares e a sonoridades contemporâneas, na procura de ampliação de repertório dos estudantes. Em relação aos aspectos metodológicos, adota-se a abordagem qualitativa na modalidade “observação participante”. A pesquisa se fundamenta, em Keith Swanwick e John Paynter, educadores musicais, e na ideia de experiência do filósofo da educação, Jorge Larrosa. Os resultados alcançados materializaram-se na vivência, pelos estudantes, de três processos inventivos que os próprios participantes consideraram de suma importância no seu processo de aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-26T17:31:35Z
2017-10-26T17:31:35Z
2017-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151995
000893608
33004013066P3
3530066753313245
url http://hdl.handle.net/11449/151995
identifier_str_mv 000893608
33004013066P3
3530066753313245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128849607655424