Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141548 |
Resumo: | Este trabalho investiga como professores de ensino médio modificam currículos e programas a partir de pesquisa e reflexão sobre seu trabalho em um grupo de pesquisa colaborativa que busca integração curricular a partir do conhecimento da Ciência do Sistema Terra. Procura identificar a partir do significado do discurso empregado pelos professores como ocorrem essas mudanças no modo de contextualizar o ensino a partir do ambiente. Há um eixo que orienta os diferentes projetos de pesquisa pelo grupo: que mudanças são observadas no contexto do grupo de estudos? Como mudanças observadas nos professores associam prática docente e conteúdos específicos? Como se dá o desenvolvimento profissional a partir de um novo traçado para o processo curricular? O grupo de pesquisa forneceu elementos práticos e teóricos para tratar de modo integrado o ensino e os professores construíram relações do saber escolar com o que ocorre fora da escola. Professores observaram, avaliaram e tomaram decisões curriculares considerando a aprendizagem de seus alunos. A pesquisa mostrou que é essencial registrar os passos e etapas do trabalho, bem como examinar as mudanças de programas desenvolvidos ao longo dos anos. Reuniões do grupo de pesquisa caracterizam um espaço cultural decisivo para mudanças de atitude diante do ensino, da preocupação com aprendizagem e a consciência diante da política curricular. Há muitos indícios do intercâmbio cultural: fontes de informação são compartilhadas e constroem perspectivas interdependentes, há aprendizagem recíproca de professores e pesquisadores, integrantes do grupo acreditam na capacidade coletiva de resolver problemas e inovar o currículo do ensino médio. |
id |
UNSP_37f4e1e9a423497fe1431731b3c66370 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141548 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médioEste trabalho investiga como professores de ensino médio modificam currículos e programas a partir de pesquisa e reflexão sobre seu trabalho em um grupo de pesquisa colaborativa que busca integração curricular a partir do conhecimento da Ciência do Sistema Terra. Procura identificar a partir do significado do discurso empregado pelos professores como ocorrem essas mudanças no modo de contextualizar o ensino a partir do ambiente. Há um eixo que orienta os diferentes projetos de pesquisa pelo grupo: que mudanças são observadas no contexto do grupo de estudos? Como mudanças observadas nos professores associam prática docente e conteúdos específicos? Como se dá o desenvolvimento profissional a partir de um novo traçado para o processo curricular? O grupo de pesquisa forneceu elementos práticos e teóricos para tratar de modo integrado o ensino e os professores construíram relações do saber escolar com o que ocorre fora da escola. Professores observaram, avaliaram e tomaram decisões curriculares considerando a aprendizagem de seus alunos. A pesquisa mostrou que é essencial registrar os passos e etapas do trabalho, bem como examinar as mudanças de programas desenvolvidos ao longo dos anos. Reuniões do grupo de pesquisa caracterizam um espaço cultural decisivo para mudanças de atitude diante do ensino, da preocupação com aprendizagem e a consciência diante da política curricular. Há muitos indícios do intercâmbio cultural: fontes de informação são compartilhadas e constroem perspectivas interdependentes, há aprendizagem recíproca de professores e pesquisadores, integrantes do grupo acreditam na capacidade coletiva de resolver problemas e inovar o currículo do ensino médio.Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, BrasilCentro Universitário Moura Lacerda (CUML), Ribeirão Preto, SP, BrasilUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, BrasilUniversidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Ciências Políticas e Econômicas, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Ciências Políticas e Econômicas, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Centro Universitário Moura Lacerda (CUML)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Pedro WagnerSicca, Natalina Aparecida LagunaFernandes, Maria Cristina da Silveira GalanAlves, Maurilio Antonio RibeiroFernandes, Silvia Aparecida de Sousa [UNESP]2016-07-19T12:59:25Z2016-07-19T12:59:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5676-5688application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5676-56882357-7819http://hdl.handle.net/11449/141548ISSN2357-7819-2014-5676-7688.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T19:02:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141548Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:02:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio |
title |
Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio |
spellingShingle |
Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio Gonçalves, Pedro Wagner |
title_short |
Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio |
title_full |
Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio |
title_fullStr |
Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio |
title_sort |
Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio |
author |
Gonçalves, Pedro Wagner |
author_facet |
Gonçalves, Pedro Wagner Sicca, Natalina Aparecida Laguna Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan Alves, Maurilio Antonio Ribeiro Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Sicca, Natalina Aparecida Laguna Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan Alves, Maurilio Antonio Ribeiro Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Universidade de São Paulo (USP) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Pedro Wagner Sicca, Natalina Aparecida Laguna Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan Alves, Maurilio Antonio Ribeiro Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa [UNESP] |
description |
Este trabalho investiga como professores de ensino médio modificam currículos e programas a partir de pesquisa e reflexão sobre seu trabalho em um grupo de pesquisa colaborativa que busca integração curricular a partir do conhecimento da Ciência do Sistema Terra. Procura identificar a partir do significado do discurso empregado pelos professores como ocorrem essas mudanças no modo de contextualizar o ensino a partir do ambiente. Há um eixo que orienta os diferentes projetos de pesquisa pelo grupo: que mudanças são observadas no contexto do grupo de estudos? Como mudanças observadas nos professores associam prática docente e conteúdos específicos? Como se dá o desenvolvimento profissional a partir de um novo traçado para o processo curricular? O grupo de pesquisa forneceu elementos práticos e teóricos para tratar de modo integrado o ensino e os professores construíram relações do saber escolar com o que ocorre fora da escola. Professores observaram, avaliaram e tomaram decisões curriculares considerando a aprendizagem de seus alunos. A pesquisa mostrou que é essencial registrar os passos e etapas do trabalho, bem como examinar as mudanças de programas desenvolvidos ao longo dos anos. Reuniões do grupo de pesquisa caracterizam um espaço cultural decisivo para mudanças de atitude diante do ensino, da preocupação com aprendizagem e a consciência diante da política curricular. Há muitos indícios do intercâmbio cultural: fontes de informação são compartilhadas e constroem perspectivas interdependentes, há aprendizagem recíproca de professores e pesquisadores, integrantes do grupo acreditam na capacidade coletiva de resolver problemas e inovar o currículo do ensino médio. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:25Z 2016-07-19T12:59:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5676-5688 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141548 ISSN2357-7819-2014-5676-7688.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141548 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5676-5688 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-5676-7688.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
5676-5688 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128189548986368 |