Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Pedro Wagner
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sicca, Natalina Aparecida Laguna, Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan, Alves, Maurilio Antonio Ribeiro, Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141548
Resumo: Este trabalho investiga como professores de ensino médio modificam currículos e programas a partir de pesquisa e reflexão sobre seu trabalho em um grupo de pesquisa colaborativa que busca integração curricular a partir do conhecimento da Ciência do Sistema Terra. Procura identificar a partir do significado do discurso empregado pelos professores como ocorrem essas mudanças no modo de contextualizar o ensino a partir do ambiente. Há um eixo que orienta os diferentes projetos de pesquisa pelo grupo: que mudanças são observadas no contexto do grupo de estudos? Como mudanças observadas nos professores associam prática docente e conteúdos específicos? Como se dá o desenvolvimento profissional a partir de um novo traçado para o processo curricular? O grupo de pesquisa forneceu elementos práticos e teóricos para tratar de modo integrado o ensino e os professores construíram relações do saber escolar com o que ocorre fora da escola. Professores observaram, avaliaram e tomaram decisões curriculares considerando a aprendizagem de seus alunos. A pesquisa mostrou que é essencial registrar os passos e etapas do trabalho, bem como examinar as mudanças de programas desenvolvidos ao longo dos anos. Reuniões do grupo de pesquisa caracterizam um espaço cultural decisivo para mudanças de atitude diante do ensino, da preocupação com aprendizagem e a consciência diante da política curricular. Há muitos indícios do intercâmbio cultural: fontes de informação são compartilhadas e constroem perspectivas interdependentes, há aprendizagem recíproca de professores e pesquisadores, integrantes do grupo acreditam na capacidade coletiva de resolver problemas e inovar o currículo do ensino médio.
id UNSP_37f4e1e9a423497fe1431731b3c66370
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141548
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médioEste trabalho investiga como professores de ensino médio modificam currículos e programas a partir de pesquisa e reflexão sobre seu trabalho em um grupo de pesquisa colaborativa que busca integração curricular a partir do conhecimento da Ciência do Sistema Terra. Procura identificar a partir do significado do discurso empregado pelos professores como ocorrem essas mudanças no modo de contextualizar o ensino a partir do ambiente. Há um eixo que orienta os diferentes projetos de pesquisa pelo grupo: que mudanças são observadas no contexto do grupo de estudos? Como mudanças observadas nos professores associam prática docente e conteúdos específicos? Como se dá o desenvolvimento profissional a partir de um novo traçado para o processo curricular? O grupo de pesquisa forneceu elementos práticos e teóricos para tratar de modo integrado o ensino e os professores construíram relações do saber escolar com o que ocorre fora da escola. Professores observaram, avaliaram e tomaram decisões curriculares considerando a aprendizagem de seus alunos. A pesquisa mostrou que é essencial registrar os passos e etapas do trabalho, bem como examinar as mudanças de programas desenvolvidos ao longo dos anos. Reuniões do grupo de pesquisa caracterizam um espaço cultural decisivo para mudanças de atitude diante do ensino, da preocupação com aprendizagem e a consciência diante da política curricular. Há muitos indícios do intercâmbio cultural: fontes de informação são compartilhadas e constroem perspectivas interdependentes, há aprendizagem recíproca de professores e pesquisadores, integrantes do grupo acreditam na capacidade coletiva de resolver problemas e inovar o currículo do ensino médio.Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, BrasilCentro Universitário Moura Lacerda (CUML), Ribeirão Preto, SP, BrasilUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, BrasilUniversidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Ciências Políticas e Econômicas, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Ciências Políticas e Econômicas, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Centro Universitário Moura Lacerda (CUML)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Pedro WagnerSicca, Natalina Aparecida LagunaFernandes, Maria Cristina da Silveira GalanAlves, Maurilio Antonio RibeiroFernandes, Silvia Aparecida de Sousa [UNESP]2016-07-19T12:59:25Z2016-07-19T12:59:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5676-5688application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5676-56882357-7819http://hdl.handle.net/11449/141548ISSN2357-7819-2014-5676-7688.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T19:02:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141548Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:02:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio
title Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio
spellingShingle Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio
Gonçalves, Pedro Wagner
title_short Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio
title_full Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio
title_fullStr Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio
title_full_unstemmed Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio
title_sort Interconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médio
author Gonçalves, Pedro Wagner
author_facet Gonçalves, Pedro Wagner
Sicca, Natalina Aparecida Laguna
Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
Alves, Maurilio Antonio Ribeiro
Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa [UNESP]
author_role author
author2 Sicca, Natalina Aparecida Laguna
Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
Alves, Maurilio Antonio Ribeiro
Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Centro Universitário Moura Lacerda (CUML)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Pedro Wagner
Sicca, Natalina Aparecida Laguna
Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
Alves, Maurilio Antonio Ribeiro
Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa [UNESP]
description Este trabalho investiga como professores de ensino médio modificam currículos e programas a partir de pesquisa e reflexão sobre seu trabalho em um grupo de pesquisa colaborativa que busca integração curricular a partir do conhecimento da Ciência do Sistema Terra. Procura identificar a partir do significado do discurso empregado pelos professores como ocorrem essas mudanças no modo de contextualizar o ensino a partir do ambiente. Há um eixo que orienta os diferentes projetos de pesquisa pelo grupo: que mudanças são observadas no contexto do grupo de estudos? Como mudanças observadas nos professores associam prática docente e conteúdos específicos? Como se dá o desenvolvimento profissional a partir de um novo traçado para o processo curricular? O grupo de pesquisa forneceu elementos práticos e teóricos para tratar de modo integrado o ensino e os professores construíram relações do saber escolar com o que ocorre fora da escola. Professores observaram, avaliaram e tomaram decisões curriculares considerando a aprendizagem de seus alunos. A pesquisa mostrou que é essencial registrar os passos e etapas do trabalho, bem como examinar as mudanças de programas desenvolvidos ao longo dos anos. Reuniões do grupo de pesquisa caracterizam um espaço cultural decisivo para mudanças de atitude diante do ensino, da preocupação com aprendizagem e a consciência diante da política curricular. Há muitos indícios do intercâmbio cultural: fontes de informação são compartilhadas e constroem perspectivas interdependentes, há aprendizagem recíproca de professores e pesquisadores, integrantes do grupo acreditam na capacidade coletiva de resolver problemas e inovar o currículo do ensino médio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:25Z
2016-07-19T12:59:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5676-5688
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141548
ISSN2357-7819-2014-5676-7688.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141548
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5676-5688
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-5676-7688.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5676-5688
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128189548986368