Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000100006 http://hdl.handle.net/11449/10789 |
Resumo: | OBJETIVO: Verificar a eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem. MÉTODOS: Participaram 40 escolares, de 2ª a 4ª séries do município de Marília (SP), de ambos os gêneros, faixa etária de oito anos e um mês a 12 anos, que foram distribuídos em dois grupos: Grupo 1 (G1), composto por 20 escolares com dificuldades de aprendizagem; e Grupo 2 (G2), composto por 20 escolares sem dificuldades de aprendizagem. Foram aplicados o Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico e a prova de leitura oral e compreensão de textos em todos os escolares, pré e pós testagem. Os participantes do Grupo 1 foram submetidos ao programa de remediação fonológica após a pré-testagem. RESULTADOS: Ao final do programa de remediação fonológica o Grupo 1 apresentou diferença para as habilidades de leitura, processamento auditivo, visual e velocidade de processamento, evidenciada por desempenho superior na pós-testagem. CONCLUSÃO: Houve eficácia do programa de remediação fonológica para o desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas e de leitura e compreensão de texto para escolares com dificuldade de aprendizagem |
id |
UNSP_38608842f05cf18ba89bc5769ba191ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/10789 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagemPhonological remediation program in students with learning difficultiesTranstornos de aprendizagemEstudantesAvaliaçãoReabilitaçãoLeituraLearning disordersStudentsEvaluationRehabilitationReadingOBJETIVO: Verificar a eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem. MÉTODOS: Participaram 40 escolares, de 2ª a 4ª séries do município de Marília (SP), de ambos os gêneros, faixa etária de oito anos e um mês a 12 anos, que foram distribuídos em dois grupos: Grupo 1 (G1), composto por 20 escolares com dificuldades de aprendizagem; e Grupo 2 (G2), composto por 20 escolares sem dificuldades de aprendizagem. Foram aplicados o Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico e a prova de leitura oral e compreensão de textos em todos os escolares, pré e pós testagem. Os participantes do Grupo 1 foram submetidos ao programa de remediação fonológica após a pré-testagem. RESULTADOS: Ao final do programa de remediação fonológica o Grupo 1 apresentou diferença para as habilidades de leitura, processamento auditivo, visual e velocidade de processamento, evidenciada por desempenho superior na pós-testagem. CONCLUSÃO: Houve eficácia do programa de remediação fonológica para o desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas e de leitura e compreensão de texto para escolares com dificuldade de aprendizagemPURPOSE: To verify the effectiveness of a phonological remediation program in students with learning difficulties. METHODS: Forty students from 2nd to 4th grades, from both genders, ranging from eight years and one month to 12 years old, were divided into two groups: Group 1 (G1), composed by 20 students with learning disabilities; and Group 2 (G2), composed by 20 students without learning disabilities. The Cognitive-Linguistic Performance Test and the oral reading and comprehension were applied in pre-test and post-test situations in all students. After the pre-test, only the students from Group 1 were submitted to the phonological remediation program. RESULTS: After the phonological remediation program, Group 1 presented differences for reading abilities, auditory and visual processing, and processing speed, evidenced by superior performance in the post-testing situation. CONCLUSION: The phonological remediation program was efficient to the development of cognitive-linguistic skills and reading and text comprehension of students with learning difficultiesConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaSociedade Brasileira de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ana Paula de CastroCapellini, Simone Aparecida [UNESP]2014-05-20T13:31:40Z2014-05-20T13:31:40Z2011-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article13-20application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000100006Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 1, p. 13-20, 2011.2179-6491http://hdl.handle.net/11449/1078910.1590/S2179-64912011000100006S2179-64912011000100006S2179-64912011000100006.pdf9057316530389548SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporJornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-02T06:16:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10789Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-02T06:16:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem Phonological remediation program in students with learning difficulties |
title |
Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem |
spellingShingle |
Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem Silva, Ana Paula de Castro Transtornos de aprendizagem Estudantes Avaliação Reabilitação Leitura Learning disorders Students Evaluation Rehabilitation Reading |
title_short |
Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem |
title_full |
Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem |
title_fullStr |
Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem |
title_sort |
Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem |
author |
Silva, Ana Paula de Castro |
author_facet |
Silva, Ana Paula de Castro Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Paula de Castro Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtornos de aprendizagem Estudantes Avaliação Reabilitação Leitura Learning disorders Students Evaluation Rehabilitation Reading |
topic |
Transtornos de aprendizagem Estudantes Avaliação Reabilitação Leitura Learning disorders Students Evaluation Rehabilitation Reading |
description |
OBJETIVO: Verificar a eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem. MÉTODOS: Participaram 40 escolares, de 2ª a 4ª séries do município de Marília (SP), de ambos os gêneros, faixa etária de oito anos e um mês a 12 anos, que foram distribuídos em dois grupos: Grupo 1 (G1), composto por 20 escolares com dificuldades de aprendizagem; e Grupo 2 (G2), composto por 20 escolares sem dificuldades de aprendizagem. Foram aplicados o Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico e a prova de leitura oral e compreensão de textos em todos os escolares, pré e pós testagem. Os participantes do Grupo 1 foram submetidos ao programa de remediação fonológica após a pré-testagem. RESULTADOS: Ao final do programa de remediação fonológica o Grupo 1 apresentou diferença para as habilidades de leitura, processamento auditivo, visual e velocidade de processamento, evidenciada por desempenho superior na pós-testagem. CONCLUSÃO: Houve eficácia do programa de remediação fonológica para o desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas e de leitura e compreensão de texto para escolares com dificuldade de aprendizagem |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01 2014-05-20T13:31:40Z 2014-05-20T13:31:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000100006 Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 1, p. 13-20, 2011. 2179-6491 http://hdl.handle.net/11449/10789 10.1590/S2179-64912011000100006 S2179-64912011000100006 S2179-64912011000100006.pdf 9057316530389548 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000100006 http://hdl.handle.net/11449/10789 |
identifier_str_mv |
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 1, p. 13-20, 2011. 2179-6491 10.1590/S2179-64912011000100006 S2179-64912011000100006 S2179-64912011000100006.pdf 9057316530389548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
13-20 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799965147958083584 |