Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100102 http://hdl.handle.net/11449/213318 |
Resumo: | The development of scientific concepts teaching strategies inspirited in the philosophy of science has been object of various studies in Science Education. Based on some of these studies, this research structures a physics teaching strategy proposal which includes a Didactical Rational Reconstruction (DRR) with a implicit philosophical view inspired in the Lakatos' epistemology and rational reconstruction. The inclusion of the DRR as a specific step of a Lakatosian teaching strategy has the intention to exemplify rational situations comparing rival theories and, with that, preparing the student for further debates between alternative and scientific rival theories in order to help the learning of the last ones. |
id |
UNSP_387d2a0fb478c033bc936e6e71c38bcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/213318 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didáticaA teaching strategy inspired in Lakatos with rationality instruction trough a rational didactical reconstructionphysics teachingteaching rational strategiesanalogyhistory and philosophy of science.ensino de físicaestratégias racionais de ensinoanalogiahistória e filosofia da ciência.The development of scientific concepts teaching strategies inspirited in the philosophy of science has been object of various studies in Science Education. Based on some of these studies, this research structures a physics teaching strategy proposal which includes a Didactical Rational Reconstruction (DRR) with a implicit philosophical view inspired in the Lakatos' epistemology and rational reconstruction. The inclusion of the DRR as a specific step of a Lakatosian teaching strategy has the intention to exemplify rational situations comparing rival theories and, with that, preparing the student for further debates between alternative and scientific rival theories in order to help the learning of the last ones.O desenvolvimento de estratégias para o ensino de conceitos científicos por inspiração na filosofia da ciência tem sido objeto de vários estudos na área de Educação em Ciências. Com base em alguns desses trabalhos, esta pesquisa estrutura uma proposta de estratégia para o ensino de Física que inclui a Reconstrução Racional Didática (RRD) com visão filosófica implícita inspirada na epistemologia e reconstrução racional de Lakatos. A inclusão da RRD como um passo específico de uma estratégia de ensino lakatosiana tem a intenção de exemplificar situações racionais de comparação de teorias rivais e, com isso, preparar o aluno para posteriores debates entre concepções rivais alternativas e científicas de modo a auxiliar o aprendizado destas últimas.Universidade Estadual Paulista, Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual de Londrina, Departamento de FísicaUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de CiênciasFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de LondrinaSilva, Osmar Henrique Moura Da [UNESP]Nardi, Roberto [UNESP]Laburú, Carlos Eduardo2021-07-14T10:53:27Z2021-07-14T10:53:27Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article09-26application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100102Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 01, p. 09-26, 2008.1983-2117http://hdl.handle.net/11449/21331810.1590/1983-21172008100102S1983-21172008000100009S1983-21172008000100009.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213318Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:07:48.510075Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática A teaching strategy inspired in Lakatos with rationality instruction trough a rational didactical reconstruction |
title |
Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática |
spellingShingle |
Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática Silva, Osmar Henrique Moura Da [UNESP] physics teaching teaching rational strategies analogy history and philosophy of science. ensino de física estratégias racionais de ensino analogia história e filosofia da ciência. |
title_short |
Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática |
title_full |
Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática |
title_fullStr |
Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática |
title_full_unstemmed |
Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática |
title_sort |
Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática |
author |
Silva, Osmar Henrique Moura Da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Osmar Henrique Moura Da [UNESP] Nardi, Roberto [UNESP] Laburú, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Nardi, Roberto [UNESP] Laburú, Carlos Eduardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Estadual de Londrina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Osmar Henrique Moura Da [UNESP] Nardi, Roberto [UNESP] Laburú, Carlos Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
physics teaching teaching rational strategies analogy history and philosophy of science. ensino de física estratégias racionais de ensino analogia história e filosofia da ciência. |
topic |
physics teaching teaching rational strategies analogy history and philosophy of science. ensino de física estratégias racionais de ensino analogia história e filosofia da ciência. |
description |
The development of scientific concepts teaching strategies inspirited in the philosophy of science has been object of various studies in Science Education. Based on some of these studies, this research structures a physics teaching strategy proposal which includes a Didactical Rational Reconstruction (DRR) with a implicit philosophical view inspired in the Lakatos' epistemology and rational reconstruction. The inclusion of the DRR as a specific step of a Lakatosian teaching strategy has the intention to exemplify rational situations comparing rival theories and, with that, preparing the student for further debates between alternative and scientific rival theories in order to help the learning of the last ones. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2021-07-14T10:53:27Z 2021-07-14T10:53:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100102 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 01, p. 09-26, 2008. 1983-2117 http://hdl.handle.net/11449/213318 10.1590/1983-21172008100102 S1983-21172008000100009 S1983-21172008000100009.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100102 http://hdl.handle.net/11449/213318 |
identifier_str_mv |
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 01, p. 09-26, 2008. 1983-2117 10.1590/1983-21172008100102 S1983-21172008000100009 S1983-21172008000100009.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09-26 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129587986563072 |