Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Osmar Henrique Moura Da [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Nardi, Roberto [UNESP], Laburú, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100102
http://hdl.handle.net/11449/213318
Resumo: The development of scientific concepts teaching strategies inspirited in the philosophy of science has been object of various studies in Science Education. Based on some of these studies, this research structures a physics teaching strategy proposal which includes a Didactical Rational Reconstruction (DRR) with a implicit philosophical view inspired in the Lakatos' epistemology and rational reconstruction. The inclusion of the DRR as a specific step of a Lakatosian teaching strategy has the intention to exemplify rational situations comparing rival theories and, with that, preparing the student for further debates between alternative and scientific rival theories in order to help the learning of the last ones.
id UNSP_387d2a0fb478c033bc936e6e71c38bcd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/213318
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didáticaA teaching strategy inspired in Lakatos with rationality instruction trough a rational didactical reconstructionphysics teachingteaching rational strategiesanalogyhistory and philosophy of science.ensino de físicaestratégias racionais de ensinoanalogiahistória e filosofia da ciência.The development of scientific concepts teaching strategies inspirited in the philosophy of science has been object of various studies in Science Education. Based on some of these studies, this research structures a physics teaching strategy proposal which includes a Didactical Rational Reconstruction (DRR) with a implicit philosophical view inspired in the Lakatos' epistemology and rational reconstruction. The inclusion of the DRR as a specific step of a Lakatosian teaching strategy has the intention to exemplify rational situations comparing rival theories and, with that, preparing the student for further debates between alternative and scientific rival theories in order to help the learning of the last ones.O desenvolvimento de estratégias para o ensino de conceitos científicos por inspiração na filosofia da ciência tem sido objeto de vários estudos na área de Educação em Ciências. Com base em alguns desses trabalhos, esta pesquisa estrutura uma proposta de estratégia para o ensino de Física que inclui a Reconstrução Racional Didática (RRD) com visão filosófica implícita inspirada na epistemologia e reconstrução racional de Lakatos. A inclusão da RRD como um passo específico de uma estratégia de ensino lakatosiana tem a intenção de exemplificar situações racionais de comparação de teorias rivais e, com isso, preparar o aluno para posteriores debates entre concepções rivais alternativas e científicas de modo a auxiliar o aprendizado destas últimas.Universidade Estadual Paulista, Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual de Londrina, Departamento de FísicaUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de CiênciasFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de LondrinaSilva, Osmar Henrique Moura Da [UNESP]Nardi, Roberto [UNESP]Laburú, Carlos Eduardo2021-07-14T10:53:27Z2021-07-14T10:53:27Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article09-26application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100102Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 01, p. 09-26, 2008.1983-2117http://hdl.handle.net/11449/21331810.1590/1983-21172008100102S1983-21172008000100009S1983-21172008000100009.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213318Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:07:48.510075Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática
A teaching strategy inspired in Lakatos with rationality instruction trough a rational didactical reconstruction
title Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática
spellingShingle Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática
Silva, Osmar Henrique Moura Da [UNESP]
physics teaching
teaching rational strategies
analogy
history and philosophy of science.
ensino de física
estratégias racionais de ensino
analogia
história e filosofia da ciência.
title_short Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática
title_full Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática
title_fullStr Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática
title_full_unstemmed Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática
title_sort Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática
author Silva, Osmar Henrique Moura Da [UNESP]
author_facet Silva, Osmar Henrique Moura Da [UNESP]
Nardi, Roberto [UNESP]
Laburú, Carlos Eduardo
author_role author
author2 Nardi, Roberto [UNESP]
Laburú, Carlos Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual de Londrina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Osmar Henrique Moura Da [UNESP]
Nardi, Roberto [UNESP]
Laburú, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv physics teaching
teaching rational strategies
analogy
history and philosophy of science.
ensino de física
estratégias racionais de ensino
analogia
história e filosofia da ciência.
topic physics teaching
teaching rational strategies
analogy
history and philosophy of science.
ensino de física
estratégias racionais de ensino
analogia
história e filosofia da ciência.
description The development of scientific concepts teaching strategies inspirited in the philosophy of science has been object of various studies in Science Education. Based on some of these studies, this research structures a physics teaching strategy proposal which includes a Didactical Rational Reconstruction (DRR) with a implicit philosophical view inspired in the Lakatos' epistemology and rational reconstruction. The inclusion of the DRR as a specific step of a Lakatosian teaching strategy has the intention to exemplify rational situations comparing rival theories and, with that, preparing the student for further debates between alternative and scientific rival theories in order to help the learning of the last ones.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2021-07-14T10:53:27Z
2021-07-14T10:53:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100102
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 01, p. 09-26, 2008.
1983-2117
http://hdl.handle.net/11449/213318
10.1590/1983-21172008100102
S1983-21172008000100009
S1983-21172008000100009.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100102
http://hdl.handle.net/11449/213318
identifier_str_mv Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 01, p. 09-26, 2008.
1983-2117
10.1590/1983-21172008100102
S1983-21172008000100009
S1983-21172008000100009.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09-26
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129587986563072