UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100203 http://hdl.handle.net/11449/213319 |
Resumo: | In a previous paper we justified the possibility of preparing students for rational debates of rival theories and/or conceptions and proposed an alternative teaching strategy based on Didactic Rational Reconstruction (DRR). This paper presents an analysis of some outcomes resulting from the application of that strategy in the teaching of heat and temperature concepts to High School students. |
id |
UNSP_7a882ca27700f74d984bbd119cf1ef32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/213319 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOSA STUDY OF STUDENTS' PREPARATION FOR RATIONAL DEBATES OF RIVAL THEORIES AND/OR CONCEPTIONS IN A PHYSICS TEACHING STRATEGY INSPIRED BY LAKATOSphysics teachingheat and temperature concepts teachinghistory and philosophy of science in science educationdidactic rational reconstruction.estratégia de ensinoreconstrução racional didáticahistória e filosofia da ciência no ensinoensino de calor e temperatura.In a previous paper we justified the possibility of preparing students for rational debates of rival theories and/or conceptions and proposed an alternative teaching strategy based on Didactic Rational Reconstruction (DRR). This paper presents an analysis of some outcomes resulting from the application of that strategy in the teaching of heat and temperature concepts to High School students.Um trabalho anterior justificou a necessidade de preparar os estudantes para debates racionais entre concepções e/ou teorias rivais e propôs a Reconstrução Racional Didática (RRD) como uma alternativa nesse sentido, seguindo uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos. O presente estudo apresenta análises de alguns resultados obtidos a partir de uma aplicação dessa estratégia no ensino formal dos conceitos de calor e temperatura em alunos do ensino médio.Universidade Estadual de Londrina, Departamento de FísicaUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de CiênciasFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Estadual de LondrinaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Osmar Henrique Moura DaNardi, Roberto [UNESP]Laburú, Carlos Eduardo2021-07-14T10:53:27Z2021-07-14T10:53:27Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article201-216application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100203Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 2, p. 201-216, 2008.1983-2117http://hdl.handle.net/11449/21331910.1590/1983-21172008100203S1983-21172008000200201S1983-21172008000200201.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213319Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:07:19.425908Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS A STUDY OF STUDENTS' PREPARATION FOR RATIONAL DEBATES OF RIVAL THEORIES AND/OR CONCEPTIONS IN A PHYSICS TEACHING STRATEGY INSPIRED BY LAKATOS |
title |
UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS |
spellingShingle |
UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS Silva, Osmar Henrique Moura Da physics teaching heat and temperature concepts teaching history and philosophy of science in science education didactic rational reconstruction. estratégia de ensino reconstrução racional didática história e filosofia da ciência no ensino ensino de calor e temperatura. |
title_short |
UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS |
title_full |
UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS |
title_fullStr |
UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS |
title_sort |
UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS |
author |
Silva, Osmar Henrique Moura Da |
author_facet |
Silva, Osmar Henrique Moura Da Nardi, Roberto [UNESP] Laburú, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Nardi, Roberto [UNESP] Laburú, Carlos Eduardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Osmar Henrique Moura Da Nardi, Roberto [UNESP] Laburú, Carlos Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
physics teaching heat and temperature concepts teaching history and philosophy of science in science education didactic rational reconstruction. estratégia de ensino reconstrução racional didática história e filosofia da ciência no ensino ensino de calor e temperatura. |
topic |
physics teaching heat and temperature concepts teaching history and philosophy of science in science education didactic rational reconstruction. estratégia de ensino reconstrução racional didática história e filosofia da ciência no ensino ensino de calor e temperatura. |
description |
In a previous paper we justified the possibility of preparing students for rational debates of rival theories and/or conceptions and proposed an alternative teaching strategy based on Didactic Rational Reconstruction (DRR). This paper presents an analysis of some outcomes resulting from the application of that strategy in the teaching of heat and temperature concepts to High School students. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2021-07-14T10:53:27Z 2021-07-14T10:53:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100203 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 2, p. 201-216, 2008. 1983-2117 http://hdl.handle.net/11449/213319 10.1590/1983-21172008100203 S1983-21172008000200201 S1983-21172008000200201.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100203 http://hdl.handle.net/11449/213319 |
identifier_str_mv |
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 2, p. 201-216, 2008. 1983-2117 10.1590/1983-21172008100203 S1983-21172008000200201 S1983-21172008000200201.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
201-216 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128318232330240 |