UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Osmar Henrique Moura Da
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Nardi, Roberto [UNESP], Laburú, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100203
http://hdl.handle.net/11449/213319
Resumo: In a previous paper we justified the possibility of preparing students for rational debates of rival theories and/or conceptions and proposed an alternative teaching strategy based on Didactic Rational Reconstruction (DRR). This paper presents an analysis of some outcomes resulting from the application of that strategy in the teaching of heat and temperature concepts to High School students.
id UNSP_7a882ca27700f74d984bbd119cf1ef32
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/213319
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOSA STUDY OF STUDENTS' PREPARATION FOR RATIONAL DEBATES OF RIVAL THEORIES AND/OR CONCEPTIONS IN A PHYSICS TEACHING STRATEGY INSPIRED BY LAKATOSphysics teachingheat and temperature concepts teachinghistory and philosophy of science in science educationdidactic rational reconstruction.estratégia de ensinoreconstrução racional didáticahistória e filosofia da ciência no ensinoensino de calor e temperatura.In a previous paper we justified the possibility of preparing students for rational debates of rival theories and/or conceptions and proposed an alternative teaching strategy based on Didactic Rational Reconstruction (DRR). This paper presents an analysis of some outcomes resulting from the application of that strategy in the teaching of heat and temperature concepts to High School students.Um trabalho anterior justificou a necessidade de preparar os estudantes para debates racionais entre concepções e/ou teorias rivais e propôs a Reconstrução Racional Didática (RRD) como uma alternativa nesse sentido, seguindo uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos. O presente estudo apresenta análises de alguns resultados obtidos a partir de uma aplicação dessa estratégia no ensino formal dos conceitos de calor e temperatura em alunos do ensino médio.Universidade Estadual de Londrina, Departamento de FísicaUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de CiênciasFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Estadual de LondrinaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Osmar Henrique Moura DaNardi, Roberto [UNESP]Laburú, Carlos Eduardo2021-07-14T10:53:27Z2021-07-14T10:53:27Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article201-216application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100203Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 2, p. 201-216, 2008.1983-2117http://hdl.handle.net/11449/21331910.1590/1983-21172008100203S1983-21172008000200201S1983-21172008000200201.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213319Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:07:19.425908Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS
A STUDY OF STUDENTS' PREPARATION FOR RATIONAL DEBATES OF RIVAL THEORIES AND/OR CONCEPTIONS IN A PHYSICS TEACHING STRATEGY INSPIRED BY LAKATOS
title UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS
spellingShingle UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS
Silva, Osmar Henrique Moura Da
physics teaching
heat and temperature concepts teaching
history and philosophy of science in science education
didactic rational reconstruction.
estratégia de ensino
reconstrução racional didática
história e filosofia da ciência no ensino
ensino de calor e temperatura.
title_short UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS
title_full UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS
title_fullStr UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS
title_full_unstemmed UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS
title_sort UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS
author Silva, Osmar Henrique Moura Da
author_facet Silva, Osmar Henrique Moura Da
Nardi, Roberto [UNESP]
Laburú, Carlos Eduardo
author_role author
author2 Nardi, Roberto [UNESP]
Laburú, Carlos Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Osmar Henrique Moura Da
Nardi, Roberto [UNESP]
Laburú, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv physics teaching
heat and temperature concepts teaching
history and philosophy of science in science education
didactic rational reconstruction.
estratégia de ensino
reconstrução racional didática
história e filosofia da ciência no ensino
ensino de calor e temperatura.
topic physics teaching
heat and temperature concepts teaching
history and philosophy of science in science education
didactic rational reconstruction.
estratégia de ensino
reconstrução racional didática
história e filosofia da ciência no ensino
ensino de calor e temperatura.
description In a previous paper we justified the possibility of preparing students for rational debates of rival theories and/or conceptions and proposed an alternative teaching strategy based on Didactic Rational Reconstruction (DRR). This paper presents an analysis of some outcomes resulting from the application of that strategy in the teaching of heat and temperature concepts to High School students.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2021-07-14T10:53:27Z
2021-07-14T10:53:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100203
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 2, p. 201-216, 2008.
1983-2117
http://hdl.handle.net/11449/213319
10.1590/1983-21172008100203
S1983-21172008000200201
S1983-21172008000200201.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100203
http://hdl.handle.net/11449/213319
identifier_str_mv Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 2, p. 201-216, 2008.
1983-2117
10.1590/1983-21172008100203
S1983-21172008000200201
S1983-21172008000200201.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 201-216
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128318232330240