Da tecnoburocracia à desburocratização: a trajetória das reformas da administração pública no regime militar brasileiro (1964-1985)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Caio César Vioto de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/210943
Resumo: A proposta deste trabalho é analisar os projetos e medidas para a reforma da administração pública no Brasil durante a vigência do regime militar (1964-1985). A primeira reforma administrativa do período foi instituída pelo Decreto-Lei nº 200/1967 (DL200), que dividiu a administração pública em administração direta e indireta (fundações, autarquias, empresas de economia mista etc.) e visava descentralizar, racionalizar e modernizar a burocracia, na esteira do projeto de saneamento do Estado (governo Castello Branco) e, posteriormente, do projeto de desenvolvimento nacional, também sob a égide estatal. Após mais ou menos cinco anos do chamado “milagre econômico”, o choque do petróleo evidenciou os limites do modelo econômico adotado, no entanto, o projeto desenvolvimentista foi mantido, porém, redimensionado no governo Geisel, através do II PND (Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento) e da ação do CDE (Conselho de Desenvolvimento Econômico). Concomitantemente, o modelo de administração instituído pelo DL200 passou a ser questionado, por gerar grande fragmentação e falta de coordenação. Diante disso, e da persistência e aprofundamento da crise econômica, teve origem o PrND (Programa Nacional de Desburocratização). Dessa forma, será observado como o problema da administração pública foi concebido e diagnosticado pelos principais atores políticos incumbidos da realização das medidas reformadoras, numa perspectiva que procura destacar suas crenças e suas ações enquanto empreendedores de políticas públicas, ao fazerem com que o tema da reforma administrativa chegasse à agenda governamental.
id UNSP_38d5e8680da4f30988b0111efdc6ecd3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/210943
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Da tecnoburocracia à desburocratização: a trajetória das reformas da administração pública no regime militar brasileiro (1964-1985)From technobureaucracy to debureaucratization: the path of public administration reforms in the Brazilian military regime (1964-1985)Reforma administrativaRegime militarTecnoburocraciaDesburocratizaçãoHistória PolíticaAdministrative reformMilitary regimeTechnobureaucracyDebureaucratizationPolitical HistoryRégimen militarTecnoburocraciaDesburocratizaciónA proposta deste trabalho é analisar os projetos e medidas para a reforma da administração pública no Brasil durante a vigência do regime militar (1964-1985). A primeira reforma administrativa do período foi instituída pelo Decreto-Lei nº 200/1967 (DL200), que dividiu a administração pública em administração direta e indireta (fundações, autarquias, empresas de economia mista etc.) e visava descentralizar, racionalizar e modernizar a burocracia, na esteira do projeto de saneamento do Estado (governo Castello Branco) e, posteriormente, do projeto de desenvolvimento nacional, também sob a égide estatal. Após mais ou menos cinco anos do chamado “milagre econômico”, o choque do petróleo evidenciou os limites do modelo econômico adotado, no entanto, o projeto desenvolvimentista foi mantido, porém, redimensionado no governo Geisel, através do II PND (Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento) e da ação do CDE (Conselho de Desenvolvimento Econômico). Concomitantemente, o modelo de administração instituído pelo DL200 passou a ser questionado, por gerar grande fragmentação e falta de coordenação. Diante disso, e da persistência e aprofundamento da crise econômica, teve origem o PrND (Programa Nacional de Desburocratização). Dessa forma, será observado como o problema da administração pública foi concebido e diagnosticado pelos principais atores políticos incumbidos da realização das medidas reformadoras, numa perspectiva que procura destacar suas crenças e suas ações enquanto empreendedores de políticas públicas, ao fazerem com que o tema da reforma administrativa chegasse à agenda governamental.The purpose of this work is to analyze the projects and measures for the reform of public administration in Brazil during the military regime (1964-1985). The first administrative reform of the period was instituted by Decree-Law No. 200/1967 (DL200), which divided public administration into direct and indirect administration (foundations, autarchies, mixed-capital companies etc.) and aimed to decentralize, rationalize and modernize the bureaucracy, in the wake of the state sanitation project (Castello Branco government) and, subsequently, the national development project, also under state aegis. After more or less five years of the so-called “economic miracle”, the oil shock showed the limits of the adopted economic model, however, the developmental project was maintained, but resized in the Geisel government, through the II PND (Second National Development Plan) and the action of the CDE (Economic Development Council). Concomitantly, the administration model instituted by DL200 started to be questioned, as it generates great fragmentation and lack of coordination. In view of this, with the persistence and deepening of the economic crisis, the PrND (National Debureaucratization Program) was created. In this way, it will be observed how the problem of public administration was conceived and diagnosed by the main political actors charged with carrying out the reform measures, in a perspective that seeks to highlight their beliefs and their actions as policy entrepreneurs, by making the theme of reform to reach the governmental agenda.El propósito de este trabajo es analizar los proyectos y medidas para la reforma de la administración pública en Brasil durante el régimen militar (1964-1985). La primera reforma administrativa del período fue instituida por el Decreto-Ley No 200/1967 (DL200), que dividió la administración pública en administración directa e indirecta (fundaciones, autarquías, sociedades de capital mixto, etc.) y tuvo como objetivo descentralizar, racionalizar y modernizar la burocracia, a raíz del proyecto de saneamiento estatal (gobierno de Castello Branco) y, posteriormente, el proyecto de desarrollo nacional, también bajo la égida estatal. Luego de más o menos cinco años del llamado “milagro económico”, la crisis del petróleo mostró los límites del modelo económico adoptado, sin embargo, el proyecto de desarrollo se mantuvo, pero redimensionado en el gobierno de Geisel, a través del II PND (Segunda Plan Nacional de Desarrollo) y la acción del CDE (Consejo de Desarrollo Económico). Concomitantemente, el modelo de administración instituido por DL200 comenzó a cuestionarse, ya que genera una gran fragmentación y descoordinación. Ante esto, y ante la persistencia y profundización de la crisis económica, se originó el PrND (Programa Nacional de Desburocratización). De esta forma, se observará cómo la problemática de la gestión pública fue concebida y diagnosticada por los principales actores políticos encargados de llevar a cabo las medidas de reforma, en una perspectiva que busca resaltar sus creencias y sus acciones como emprendedores de políticas públicas, al hacer el tema de la reforma para llegar a la agenda gubernamental.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Biason, Rita de Cássia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Caio César Vioto de2021-07-05T18:08:38Z2021-07-05T18:08:38Z2021-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21094333004072013P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T18:54:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/210943Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:35:22.613669Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da tecnoburocracia à desburocratização: a trajetória das reformas da administração pública no regime militar brasileiro (1964-1985)
From technobureaucracy to debureaucratization: the path of public administration reforms in the Brazilian military regime (1964-1985)
title Da tecnoburocracia à desburocratização: a trajetória das reformas da administração pública no regime militar brasileiro (1964-1985)
spellingShingle Da tecnoburocracia à desburocratização: a trajetória das reformas da administração pública no regime militar brasileiro (1964-1985)
Andrade, Caio César Vioto de
Reforma administrativa
Regime militar
Tecnoburocracia
Desburocratização
História Política
Administrative reform
Military regime
Technobureaucracy
Debureaucratization
Political History
Régimen militar
Tecnoburocracia
Desburocratización
title_short Da tecnoburocracia à desburocratização: a trajetória das reformas da administração pública no regime militar brasileiro (1964-1985)
title_full Da tecnoburocracia à desburocratização: a trajetória das reformas da administração pública no regime militar brasileiro (1964-1985)
title_fullStr Da tecnoburocracia à desburocratização: a trajetória das reformas da administração pública no regime militar brasileiro (1964-1985)
title_full_unstemmed Da tecnoburocracia à desburocratização: a trajetória das reformas da administração pública no regime militar brasileiro (1964-1985)
title_sort Da tecnoburocracia à desburocratização: a trajetória das reformas da administração pública no regime militar brasileiro (1964-1985)
author Andrade, Caio César Vioto de
author_facet Andrade, Caio César Vioto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biason, Rita de Cássia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Caio César Vioto de
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma administrativa
Regime militar
Tecnoburocracia
Desburocratização
História Política
Administrative reform
Military regime
Technobureaucracy
Debureaucratization
Political History
Régimen militar
Tecnoburocracia
Desburocratización
topic Reforma administrativa
Regime militar
Tecnoburocracia
Desburocratização
História Política
Administrative reform
Military regime
Technobureaucracy
Debureaucratization
Political History
Régimen militar
Tecnoburocracia
Desburocratización
description A proposta deste trabalho é analisar os projetos e medidas para a reforma da administração pública no Brasil durante a vigência do regime militar (1964-1985). A primeira reforma administrativa do período foi instituída pelo Decreto-Lei nº 200/1967 (DL200), que dividiu a administração pública em administração direta e indireta (fundações, autarquias, empresas de economia mista etc.) e visava descentralizar, racionalizar e modernizar a burocracia, na esteira do projeto de saneamento do Estado (governo Castello Branco) e, posteriormente, do projeto de desenvolvimento nacional, também sob a égide estatal. Após mais ou menos cinco anos do chamado “milagre econômico”, o choque do petróleo evidenciou os limites do modelo econômico adotado, no entanto, o projeto desenvolvimentista foi mantido, porém, redimensionado no governo Geisel, através do II PND (Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento) e da ação do CDE (Conselho de Desenvolvimento Econômico). Concomitantemente, o modelo de administração instituído pelo DL200 passou a ser questionado, por gerar grande fragmentação e falta de coordenação. Diante disso, e da persistência e aprofundamento da crise econômica, teve origem o PrND (Programa Nacional de Desburocratização). Dessa forma, será observado como o problema da administração pública foi concebido e diagnosticado pelos principais atores políticos incumbidos da realização das medidas reformadoras, numa perspectiva que procura destacar suas crenças e suas ações enquanto empreendedores de políticas públicas, ao fazerem com que o tema da reforma administrativa chegasse à agenda governamental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-05T18:08:38Z
2021-07-05T18:08:38Z
2021-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/210943
33004072013P0
url http://hdl.handle.net/11449/210943
identifier_str_mv 33004072013P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129440925876224