Aprendizagem cooperativa: práticas inclusivas da educação infantil ao ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/150585 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo, verificar o impacto e analisar uma proposta de intervenção com base na aprendizagem cooperativa na transição da educação infantil e Ensino Fundamental, atendendo às expectativas de desenvolvimento da faixa etária. A partir da observação do contexto escolar, compreender as implicações provocadas pela modificação da metodologia de ensino utilizada para minimizar a ruptura existente na transição deste período escolar, embasada sobre as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), Parâmetros, Propostas e Referenciais curriculares, que norteiam o período da infância. Diante dos pressupostos das práticas inclusivas, busca-se a excelência na inclusão escolar, resultante das adequações em sala de aula e políticas públicas que viabilizem esse processo. Na perspectiva da aprendizagem cooperativa possibilita-se um trabalho significativo, capaz de garantir os direitos de aprendizagens que estejam contemplados no Projeto Político Pedagógico. Desse modo práticas significativas em colaboratividade entre educadores das classes comuns e educadores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), contribuem para o processo de desenvolvimento do aluno. Como instrumentos de coleta foi utilizada a observação da aplicação de atividades na perspectiva da aprendizagem cooperativa pela constituição de grupos formais, informais e de base, em contínua observação da interdependência positiva, a responsabilidade individual e grupal, na interação estimuladora face a face e nas competências sociais, a fim de verificar o impacto e analisar uma proposta de intervenção com base na aprendizagem cooperativa na transição da educação infantil e ensino fundamental. Os dados coletados foram registrados em diário de campo, com auxílio de recursos fotográficos mediante roteiro de registro de observação, com apontamentos e focos da interação entre as crianças sob as dimensões e fundamentos da perspectiva da aprendizagem cooperativa. A partir da aplicação e resultados obtidos foi elaborado como produto um e-book gratuito e de livre acesso. Os resultados finais apontam que é possível haver uma transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental dispondo de práticas inclusivas, que contribuem para o avanço qualitativo no alcance de uma efetiva aprendizagem, atrativa, motivadora, desafiante e de interesse às necessidades atuais das crianças. |
id |
UNSP_38d82811636551c2a3adf744a863f911 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/150585 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aprendizagem cooperativa: práticas inclusivas da educação infantil ao ensino fundamentalCooperative learning: inclusive practices of child education to fundamental educationEducação infantilEnsino fundamentalAprendizagem cooperativaPráticas inclusivasEsta pesquisa tem como objetivo, verificar o impacto e analisar uma proposta de intervenção com base na aprendizagem cooperativa na transição da educação infantil e Ensino Fundamental, atendendo às expectativas de desenvolvimento da faixa etária. A partir da observação do contexto escolar, compreender as implicações provocadas pela modificação da metodologia de ensino utilizada para minimizar a ruptura existente na transição deste período escolar, embasada sobre as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), Parâmetros, Propostas e Referenciais curriculares, que norteiam o período da infância. Diante dos pressupostos das práticas inclusivas, busca-se a excelência na inclusão escolar, resultante das adequações em sala de aula e políticas públicas que viabilizem esse processo. Na perspectiva da aprendizagem cooperativa possibilita-se um trabalho significativo, capaz de garantir os direitos de aprendizagens que estejam contemplados no Projeto Político Pedagógico. Desse modo práticas significativas em colaboratividade entre educadores das classes comuns e educadores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), contribuem para o processo de desenvolvimento do aluno. Como instrumentos de coleta foi utilizada a observação da aplicação de atividades na perspectiva da aprendizagem cooperativa pela constituição de grupos formais, informais e de base, em contínua observação da interdependência positiva, a responsabilidade individual e grupal, na interação estimuladora face a face e nas competências sociais, a fim de verificar o impacto e analisar uma proposta de intervenção com base na aprendizagem cooperativa na transição da educação infantil e ensino fundamental. Os dados coletados foram registrados em diário de campo, com auxílio de recursos fotográficos mediante roteiro de registro de observação, com apontamentos e focos da interação entre as crianças sob as dimensões e fundamentos da perspectiva da aprendizagem cooperativa. A partir da aplicação e resultados obtidos foi elaborado como produto um e-book gratuito e de livre acesso. Os resultados finais apontam que é possível haver uma transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental dispondo de práticas inclusivas, que contribuem para o avanço qualitativo no alcance de uma efetiva aprendizagem, atrativa, motivadora, desafiante e de interesse às necessidades atuais das crianças.This research aims to verify the impact and to analyze an intervention proposal based on cooperative learning focusing on the transition from Early childhood education to Elementary school, meeting the expectations of the age group development. From observation of the school context, this work intends to understand the implications caused by modifying the teaching methodology used to minimize the disruption in this transition period, based on the National Basic Guidelines Educational Law (LDBEN), Parameters, Proposals and Curricular References, which guides the period of childhood. In the face of assumptions of inclusive practices, it seeks the excellence in school inclusion, resulting from the adjustments in classroom and public policies that enable this process. In the context of cooperative learning it is possible to enable a meaningful work, able to guarantee the learning rights that are covered in the Pedagogical Political Project. Thereby significant and collaborative practices among educators of the common classes and educators who work in Specialized Educational Service (AEE), contribute to the development process of the student. As instruments of collection was used the observation of the implementation activities in the context of cooperative learning through formal, informal and base groups, in continuous observation of positive interdependence, individual and group responsibility, stimulating interaction face-to-face and social skills, in order to verify the impact and to analyse an intervention proposal based on cooperative learning, especially in the transition from Early childhood education to Elementary education. The collected data were recorded in a field journal, with photographic resources support through observation registry script, with notes and focus on interaction between the children under the dimensions and fundamentals of perspective of cooperative learning. From the implementation and results obtained from this study was produced a free e-book with free access. The final results indicate that it is possible to have a transition from Early Childhood to Elementary School with inclusive practices, that contributes to the qualitative advance in range of an effective learning, attractive, motivating, challenging for interests to the current needs of children.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanata, Eliana Marques [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fusco, Janaina Fernanda Gasparoto [UNESP]2017-05-10T16:10:08Z2017-05-10T16:10:08Z2017-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15058500088541133004056091P059405757684631680000-0003-2345-1827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:04:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150585Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:18:50.338451Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa: práticas inclusivas da educação infantil ao ensino fundamental Cooperative learning: inclusive practices of child education to fundamental education |
title |
Aprendizagem cooperativa: práticas inclusivas da educação infantil ao ensino fundamental |
spellingShingle |
Aprendizagem cooperativa: práticas inclusivas da educação infantil ao ensino fundamental Fusco, Janaina Fernanda Gasparoto [UNESP] Educação infantil Ensino fundamental Aprendizagem cooperativa Práticas inclusivas |
title_short |
Aprendizagem cooperativa: práticas inclusivas da educação infantil ao ensino fundamental |
title_full |
Aprendizagem cooperativa: práticas inclusivas da educação infantil ao ensino fundamental |
title_fullStr |
Aprendizagem cooperativa: práticas inclusivas da educação infantil ao ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem cooperativa: práticas inclusivas da educação infantil ao ensino fundamental |
title_sort |
Aprendizagem cooperativa: práticas inclusivas da educação infantil ao ensino fundamental |
author |
Fusco, Janaina Fernanda Gasparoto [UNESP] |
author_facet |
Fusco, Janaina Fernanda Gasparoto [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zanata, Eliana Marques [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fusco, Janaina Fernanda Gasparoto [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Ensino fundamental Aprendizagem cooperativa Práticas inclusivas |
topic |
Educação infantil Ensino fundamental Aprendizagem cooperativa Práticas inclusivas |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo, verificar o impacto e analisar uma proposta de intervenção com base na aprendizagem cooperativa na transição da educação infantil e Ensino Fundamental, atendendo às expectativas de desenvolvimento da faixa etária. A partir da observação do contexto escolar, compreender as implicações provocadas pela modificação da metodologia de ensino utilizada para minimizar a ruptura existente na transição deste período escolar, embasada sobre as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), Parâmetros, Propostas e Referenciais curriculares, que norteiam o período da infância. Diante dos pressupostos das práticas inclusivas, busca-se a excelência na inclusão escolar, resultante das adequações em sala de aula e políticas públicas que viabilizem esse processo. Na perspectiva da aprendizagem cooperativa possibilita-se um trabalho significativo, capaz de garantir os direitos de aprendizagens que estejam contemplados no Projeto Político Pedagógico. Desse modo práticas significativas em colaboratividade entre educadores das classes comuns e educadores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), contribuem para o processo de desenvolvimento do aluno. Como instrumentos de coleta foi utilizada a observação da aplicação de atividades na perspectiva da aprendizagem cooperativa pela constituição de grupos formais, informais e de base, em contínua observação da interdependência positiva, a responsabilidade individual e grupal, na interação estimuladora face a face e nas competências sociais, a fim de verificar o impacto e analisar uma proposta de intervenção com base na aprendizagem cooperativa na transição da educação infantil e ensino fundamental. Os dados coletados foram registrados em diário de campo, com auxílio de recursos fotográficos mediante roteiro de registro de observação, com apontamentos e focos da interação entre as crianças sob as dimensões e fundamentos da perspectiva da aprendizagem cooperativa. A partir da aplicação e resultados obtidos foi elaborado como produto um e-book gratuito e de livre acesso. Os resultados finais apontam que é possível haver uma transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental dispondo de práticas inclusivas, que contribuem para o avanço qualitativo no alcance de uma efetiva aprendizagem, atrativa, motivadora, desafiante e de interesse às necessidades atuais das crianças. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-10T16:10:08Z 2017-05-10T16:10:08Z 2017-03-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/150585 000885411 33004056091P0 5940575768463168 0000-0003-2345-1827 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/150585 |
identifier_str_mv |
000885411 33004056091P0 5940575768463168 0000-0003-2345-1827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128496200843264 |